Na última quarta-feira (8), a Meta anunciou novas funcionalidades para ajudar criadores de conteúdo a crescerem sua base de seguidores, gerar engajamento e ganhar dinheiro através do Facebook.

Modo profissional para perfis

A principal atração é o modo profissional para perfis, que traz funcionalidades que antes estavam disponíveis apenas para páginas.

Agora, creators terão acesso a métricas sobre o desempenho de suas publicações, como alcance, interações e novos seguidores.

Screenshot dos perfis profissionais do Facebook
Interface dos perfis profissionais do Facebook (Fonte: Meta/Reprodução)

Vale lembrar que os creators ainda terão gerência sobre quem pode ver cada uma de suas publicações. Apesar da configuração padrão deixar o conteúdo público, é possível alterar a privacidade para “amigos”, “amigos de amigos” ou “somente eu”.

Programas de monetização

Além disso, outra adição de destaque são os diversos caminhos para promover a monetização do conteúdo. Alguns programas de bônus, como o Reels Play, recompensam os creators de acordo com as visualizações de seus vídeos.

Segundo quem está participando do teste, há uma boa margem para ganhar dinheiro com a plataforma. É o que diz Hakim Collins, criador de conteúdo:

Em apenas algumas semanas de teste, o modo profissional tem sido fantástico. Em duas semanas, eu ganhei mais de US$ 10 mil em bônus do Reels Play. Falando como um criador de conteúdo em tempo integral, o potencial de monetizar e crescer a base de seguidores é imenso.

Painel profissional de páginas

Quem usa as páginas para divulgar conteúdo no Facebook também tem acesso a novas funcionalidades.

Agora, há um novo painel profissional que concentra atalhos para as funcionalidades mais importantes para gerentes de páginas.

Screenshot do painel de páginas do Facebook
Painel traz atalhos importantes para páginas do Facebook (Fonte: Meta/Reprodução)

Isso é: métricas gerais sobre o desempenho das publicações e, também, acesso a ferramentas úteis, como a seção de eventos e estrelas, bônus, etc.

Uma seção dedicada às páginas diretamente no feed do usuário também está em testes.

Funcionalidade em teste traz informações sobre a página diretamente no feed de notícias
Informações diretamente no feed de notícias (Fonte: Meta/Reprodução)

De forma condensada, ela traria informações sobre o engajamento dos posts recentes e “dicas para criar conteúdo de alto desempenho”, embora não tenha ficado claro como essas orientações seriam exibidas.

Criação de posts em qualquer plataforma

O movimento de trazer funcionalidades profissionais para perfis também expandiu as possibilidades para criar posts diretamente pelo aplicativo do Facebook.

Antes, creators precisavam do Facebook Business Suite para uma acessar uma série de recursos, como o agendamento de posts. Agora, essa funcionalidade estará disponível de maneira universal, independente da ferramenta utilizada.

Criação e agendamento de post do Facebook no celular
Agora é possível agendar posts de qualquer plataforma (Fonte: Meta/Reprodução)

Novas maneiras de comprar estrelas

As estrelas do Facebook foram apresentadas como recursos de monetização de streams, onde espectadores podem presentear a “moeda” para seus creators preferidos.

Antes, só era possível comprar estrelas se você estava assistindo um vídeo ao vivo. Agora, a tendência é que essa possibilidade esteja disponível também em outros lugares, como:

  • vídeos no feed de notícias;
  • vídeos no feed do Watch;
  • aba de Jogar.

Usuários também poderão comprar estrelas na loja de Estrelas, que oferece menores preços no pagamento através do Facebook Pay.

Reels na Europa, Oriente Médio e África

A funcionalidade do Reels também estará disponível para um novo público a partir do primeiro semestre de 2022.

Usuários da Europa, Oriente Médio e África terão acesso à plataforma, que até então era exclusiva de alguns países das Américas, Ásia e Oceania.

Inicialmente, o Reels foi trazido do Instagram em setembro de 2021, apenas para os Estados Unidos. Com o passar do tempo, a expansão está levando a plataforma para outros lugares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso