Ilustração dos personagens Googlebot e Crawler comemorando o primeiro aniversário da Central de Pesquisa Google

Há um ano atrás, o Google dava adeus ao Google Webmasters para saudar a Central de Pesquisa. O novo site passou a centralizar os blogs e documentações relacionadas à Pesquisa Google, facilitando a navegação por todo o conteúdo disponibilizado.

Na última semana, o projeto completou um ano com uma novidade.

Há uma nova página inicial, que traz um checklist de SEO interativo e personalizado para diferentes tipos de profissionais.

Até agora, o conteúdo só está disponível em inglês. Se estiver vendo a versão simplificada em português, troque a língua da Central de Pesquisa Google no canto superior direito (ao lado da foto da sua conta)!

Curadoria de conteúdo com foco no usuário

A principal funcionalidade do checklist é recomendar artigos e documentações com base em algumas informações fornecidas pelo usuário:

  • Tipo de profissional: administrador de um negócio, desenvolvedor ou profissional de SEO.
  • Funcionalidades do site: conteúdo em múltiplas línguas ou JavaScript.
  • Propósito do site: vender produtos ou divulgar uma marca/pessoa famosa.
Screenshot do checklist interativo de SEO da Central de Pesquisa Google
Opções que devem ser selecionadas pelo usuário do checklist interativo de SEO para obter a curadoria dos conteúdos (Foto: Central de Pesquisa Google/Reprodução)

O objetivo é indicar um caminho inicial para profissionais que buscam aprender mais sobre SEO básico ou avançado. Sobre isso, o Google declarou:

Para construir os caminhos de aprendizado, nós analisamos nosso público e percebemos que os usuários que caem na página inicial da Central de Pesquisa buscam iniciar os estudos ou aprender mais em geral (ao contrário de usuários que acessam URLs mais profundas com perguntas específicas). Com esse caminho de aprendizado interativo, nós esperamos que novos usuários — sejam SEOs, profissionais de marketing digital ou donos do seu próprio negócio — agora possam explorar conteúdo na Central de Pesquisa Google de uma maneira mais simples e estruturada.

Compartilhe ideias com a equipe da Central de Pesquisa

Agora que a wishlist da Central de Pesquisa Google para 2021 foi esgotada, a equipe por trás do site quer saber: que tipo de conteúdo os usuários querem ver por lá?

A caixinha também está aberta para a sugestão de novas funcionalidades, como foi o caso do checklist interativo. Para participar, é só tuitar usando a hashtag #SearchCentral2022 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso