Jornalista escrevendo uma matéria local após entrevista

Na última terça-feira (16), o Google anunciou novas funcionalidades no sistema de busca para impulsionar o jornalismo local nos Estados Unidos.

A novidade vem amparada pela tendência de busca por termos como “notícias perto de mim”. O volume triplicou nos últimos 5 anos e mostra a importância de coberturas locais para comunidades.

Gráfico mostrando tendência crescente de busca pelo termo "news near me" nos EUA ao longo dos últimos 5 anos
Tendência de busca por “news near me” (Fonte: Google The Keyword/Reprodução)

Google quer ajudar comunidades a encontrar notícias locais relevantes

Com as novas funcionalidades de busca, o Google objetiva trazer mais visibilidade para notícias locais.

Em tese, isso ajuda a empoderar comunidades através do conhecimento e, também, ajudar na subsistência de empresas de mídia que se encontram em situações vulneráveis. Afinal, em 2019, o The New York Times já havia reportado que 1 de cada 15 jornais haviam fechado as portas nos últimos 15 anos.

As novidades incluem:

    • Carrossel de notícias locais: quando for relevante para a pesquisa do usuário, o Google vai mostrar um carrossel exclusivo para matérias locais.
    • Carrossel de principais notícias: veículos locais aparecerão com mais frequência do que organizações de mídia nacionais, que geralmente dominam esta seção.
    • Maior compreensão de tópicos complexos: o algoritmo fará conexões mais apuradas entre termos gerais de busca e notícias locais. No exemplo, um usuário que busca por “football” recebe matérias sobre o esporte na comunidade.
Carrossel de notícias locais para o termo "football"
Carrossel de notícias locais (Fonte: Google The Keyword/Reprodução)
    • Popular no Twitter: buscas por termos relacionados a notícias podem trazer um carrossel alimentado por tweets de veículos e autoridades locais. No exemplo, a pesquisa por “Nashville TN news” traz jornais e personalidades da cidade.
Carrossel de tweets mostrado para o termo "Nashville TN news"
Carrossel do Twitter (Fonte: Google The Keyword/Reprodução)

E se notícias locais não vierem de veículos locais?

O Google é claro: são as notícias locais que terão destaque, como declarou Meghann Farnsworth, porta-voz da empresa:

Notícias locais incluem fontes com notícias sobre a localização do usuário, o que frequentemente inclui veículos locais, mas pode incluir organizações de mídia nacionais também.

Ou seja, veículos locais podem se beneficiar dessa premissa, mas não terão espaço garantido nos carrosséis. Sinais de ranqueamento conhecidos pelos profissionais de SEO ainda se sobressaem:

Notícias locais incluem fontes com notícias sobre a localização do usuário, o que frequentemente inclui veículos locais, mas pode incluir organizações de mídia nacionais também. O conteúdo de qualquer veículo é elegível para ranquear no carrossel se for relevante para o que o leitor está buscando. Veículos que tiverem mais Expertise, Authority, and Trustworthiness (EAT) para um determinado tópico ou localização vão ranquear adequadamente.

Ferramentas objetivam empoderar jornalistas locais com dados

Além de maximizar o alcance do jornalismo local, o Google também fornece uma série de ferramentas para auxiliar na produção de notícias relevantes com poucos recursos — o que é uma realidade para muitos veículos de pequeno porte.

Nessa linha, as novidades são:

    • Census Mapper Project: mapa embedável e customizável mostra informações sobre a evolução da população nos Estados Unidos, a nível nacional, estadual, e municipal. Os dados são reunidos e processados pela Associated Press.
Screenshot de ferramenta do Google que permite a jornalistas visualizar e transmitir dados populacionais dos EUA
Census Mapper Project (Fonte: Google The Keyword/Reprodução)
    • The Common Knowledge Project: ferramenta que permite a jornalistas que explorem dados locais e encontrem maneiras visuais de transmitir as histórias por trás deles. O update trouxe novas maneiras de comparar as informações de regiões diferentes.
Screenshot de ferramenta do Google que permite explorar dados e criar dashboards
Common Knowledge Project (Fonte: Google The Keyword/Reprodução)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso