O Google acaba de lançar, através do Google Search Central, uma série de recomendações para escrever tags <title>. O guia vem apenas alguns meses após o update que passou a reescrever o conteúdo da tag para aparição na SERP.

As recomendações, portanto, visam justamente evitar a reescrita do algoritmo através da produção de tags <title> descritivas, concisas e relevantes. Segundo o próprio Google, essa ação impactou menos de 20% das páginas, e o número pode diminuir ainda mais com o seguimento das boas práticas sinalizadas no Search Central.

Além de sugestões para melhorar o conteúdo das tags, o documento ainda esclarece quais são os principais problemas que levam o <title> a ser reescrito pelo algoritmo.

Veja a tradução do guia na íntegra nos próximos tópicos!

Boas práticas para escrever tags <title>

As tags <title> são essenciais para fornecer aos usuários um breve resumo sobre o conteúdo de um resultado na SERP e por que aquela página é relevante para a busca. É frequentemente a primeira informação que as pessoas usam para decidir em qual resultado clicar. Por isso, é importante usar tags <title> de alta qualidade nas suas páginas.

👉 Certifique-se de que todas as páginas do seu site têm conteúdo especificado na tag <title>.

👉 Escreva conteúdos descritivos e concisos para suas tags <title>. Evite descrições vagas como “Home” para sua página inicial, ou “Perfil” para o perfil de uma pessoa específica. Também evite textos longos e prolixos, porque é provável que eles serão cortados quando aparecerem nos resultados de busca.

👉 Evite repetir palavras-chave. Muitas vezes, é útil ter alguns termos descritivos na sua tag <title>, mas não existe razão para repetir as mesmas palavras ou frases múltiplas vezes. Textos como “Foobar, foo bar, foobars, foo bars” não ajudam o usuário, e esse tipo de keyword stuffing pode fazer com que o seu resultado pareça spam para o Google e para os usuários.

👉 Evite textos repetidos ou padrão nas suas tags <title>. É importante ter conteúdos distintos e descritivos na tag <title> de cada página do seu site. Repetir o <title> “Produtos baratos à venda” em todas as páginas de um e-commerce, por exemplo, impossibilita que os usuários saibam a diferença entre duas páginas. Textos longos que possuem apenas algumas variações (<titles> padrão, ou boilerplate) também não são bons; por exemplo, uma tag <title> padrão para todas as páginas com conteúdo como “Nome da banda – Veja vídeos, letras, pôsteres, álbuns, resenhas e shows” contém muito texto que não fornece informação alguma.

Uma boa solução é atualizar a tag <title> dinamicamente para refletir melhor o conteúdo de cada página. Por exemplo, inclua as palavras “vídeo”, “letras”, etc., apenas se aquela página específica contém vídeos ou letras. Outra opção é usar apenas o nome da banda como um texto conciso na tag <title> e usar a meta desription para descrever o conteúdo da página.

👉 Marque suas páginas de maneira concisa. A tag <title> da página inicial do seu site é um bom lugar para incluir informações adicionais sobre o site. Por exemplo:

<title>ExemploDeRedeSocial, um lugar para pessoas se conhecerem e socializarem</title>

Entretanto, mostrar esse conteúdo na tag <title> de todas as páginas do seu site vai ficar repetitivo se várias páginas forem mostradas para o mesmo termo de busca. Nesse caso, considere incluir apenas o nome do seu site no início ou no final de cada tag <title>, separado do resto do texto com um separador como hífen, dois-pontos ou pipe, como no exemplo:

<title>ExemploDeRedeSocial: Crie sua conta</title>

👉 Seja cuidadoso com evitar que os mecanismos de busca rastreiem suas páginas. Usar o arquivo robots.txt no seu site pode impedir o Google de rastrear as suas páginas, mas nem sempre previne que elas sejam indexadas.

Por exemplo, o Google pode indexar a sua página se a descobre seguindo um link no site de outra pessoa. Se ele não tem acesso ao conteúdo da sua página, ele vai usar conteúdo off-page para gerar o texto da tag <title>, como o texto-âncora de outros sites. Para prevenir uma URL de ser indexada, você pode usar a diretiva noindex na tag Meta Robots.

Como as tags <title> da busca Google são criadas

A geração de tags <title> na página de resultados da busca Google é completamente automatizada e utiliza tanto o conteúdo de uma página quanto referências a ela que aparecem na web. O objetivo da tag <title> é descrever e representar cada resultado da melhor forma possível.

A busca Google usa as seguintes fontes para determinar tags <title> automaticamente:

  • Conteúdo na tag <title>
  • Título principal ou manchete mostrada na página
  • Heading tags, como <h1>
  • Outros conteúdos que são grandes e proeminentes através do uso de elementos de estilo
  • Outros textos contidos na página
  • Texto-âncora na página
  • Texto-âncora de links que apontam para aquela página

Apesar de não podermos mudar tags <title> manualmente para sites específicos, estamos sempre trabalhando para torná-los o mais relevantes possível. Você pode ajudar a melhorar a qualidade do <title> que é mostrado para a sua página seguindo as boas práticas descritas no tópico acima.

Evite problemas comuns com tags <title>

Aqui estão os problemas mais comuns que vemos em tags <title> de páginas da web. Para evitar esses problemas, siga as boas práticas para escrever <titles> descritivos.

Tags <title> meio vazias

Quando parte do conteúdo da tag <title> não aparece. Por exemplo:

<title>| Nome do Site</title>

A busca Google olha a informação em heading tags ou outros textos grandes e proeminentes para produzir um <title>:

<title>Nome do Produto | Nome do Site</title>

Tags <title> obsoletas

Quando a mesma página é usada ano após ano para informações recorrentes, mas o <title> não foi atualizado para refletir a data mais recente. Por exemplo:

<title>Critérios de admissão de 2020 - University of Awesome</title>

Nesse exemplo, a página tem um título grande e visível que diz “Critérios de admissão de 2021”, e o <title> não foi atualizado para incluir a data atual. A busca Google pode detectar essa inconsistência e usar a data do título no <title>:

<title>Critérios de admissão de 2021 - University of Awesome</title>

Tags <title> imprecisas

Quando a tag <title> não reflete com precisão sobre o que a página trata. Por exemplo, a página pode ter conteúdo dinâmico com a tag <title> a seguir:

<title>Bichos de pelúcia gigantes, ursinhos de pelúcia, ursos polares - Nome do Site</title>

A busca Google tenta determinar se o <title> não está mostrando com exatidão sobre o que a página trata. Ela pode tentar modificar o conteúdo da tag para ajudar os usuários se ela determina que o <title> não reflete o conteúdo da página. Por exemplo:

<title>Bichos de pelúcia gigantes - Nome do Site</title>

Textos padrão repetidos na tag <title>

Quando existem textos padrão repetidos na tag <title> para uma série de páginas no mesmo site. Por exemplo, um site sobre televisão tem múltiplas páginas que compartilham a mesma tag <title> que omite o número da temporada, e não está claro qual página fala sobre qual temporada. Isso produz <titles> duplicados, como:

<title>Meu ótimo programa de TV</title>

<title>Meu ótimo programa de TV</title>

<title>Meu ótimo programa de TV</title>

A busca Google pode terminar o número da temporada que é usado em um título grande e proeminente e inseri-lo no <title>:

<title>Temporada 1 - Meu ótimo programa de TV</title>

<title>Temporada 2 - Meu ótimo programa de TV</title>

<title>Temporada 3 - Meu ótimo programa de TV</title>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso