Pessoa usando o preenchimento automático da busca Google

Na última quarta-feira (15), um porta-voz do Google confirmou o lançamento de uma nova interface de preenchimento automático na pesquisa.

Agora, além das derivações que se estendem abaixo do termo de busca, há uma segunda coluna. Ela traz uma seção de As pessoas também perguntam em destaque e, também, pesquisas de conceitos relacionados.

Nova interface de preenchimento automático do Google para o termo "O que é SEO"
Preenchimento automático para o termo “O que é SEO” (Fonte: Mateada)

Para testar, acesse o Google de um navegador desktop e faça uma busca. Depois, clique novamente na barra de pesquisa, e você verá a interface. Até agora, parece que o recurso só está disponíveis para termos mais gerais, possivelmente com volume de busca mais alto.

Exemplo de uso do novo preenchimento automático do Google
Siga os passos para ver a nova interface (Fonte: Search Engine Land/Reprodução)

Google ajusta a interface de pesquisa constantemente

Não é novidade para profissionais de SEO que o Google faz ajustes e testes constantes para aprimorar a página de resultados de busca.

O objetivo é fornecer a melhor experiência possível para o usuário, atendendo à intenção de busca e à fácil navegação entre tópicos relacionados.

Sendo assim, outra variação que está sendo testada no momento é a busca de “ponta a ponta”.

Ela traz um visual mais limpo e minimalista para a pesquisa, trocando o logo tradicional do Google por uma inicial multicolorida e integrando o termo de pesquisa à barra superior, sem quaisquer bordas ou separações.

Barra de pesquisa ponta a ponta traz o termo de busca integrado à página de resultados
Barra de pesquisa se integra perfeitamente à SERP (Fonte: Brodie Clark Consulting/Reprodução)

Também há outros pequenos ajustes, como o aumento da fonte do termo de busca, que dá mais destaque à palavra-chave digitada pelo usuário.

Mudanças no comportamento de busca

Não são somente os profissionais de SEO que precisam ficar de olho nas mudanças da SERP!

Quem trabalha com marketing de busca ou marketing de conteúdo também é diretamente afetado pelas alterações do Google. Afinal, elas podem exercer impacto profundo no comportamento de busca do usuário.

Com o preenchimento automático incrementado, a tendência é que haja mais buscas para os termos da seção de As pessoas também perguntam.

Isso é uma mudança significativa da outra localização desse box. Afinal, quando o usuário interage com alguma pergunta, ele não é levado para a SERP do termo, mas recebe um snippet com o conteúdo assinalado para a resposta.

Perguntas relacionadas para o termo "O que é SEO" na SERP
Snippet da resposta tem destaque nessa seção da SERP (Fonte: Mateada)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso