Homem utilizando a rolagem contínua na página de resultados de busca mobile do Google

Na última quinta-feira (14), o Google anunciou que está trazendo a funcionalidade de rolagem contínua para a página de resultados de busca mobile. A notícia foi compartilhada por Niru Arand, Product Manager de Search, no blog oficial do buscador, junto com um GIF exemplificando a nova maneira de navegação.

Rolagem contínua implementada na SERP mobile

Esse update tem impacto profundo na área de marketing de busca e é focado em melhorar a experiência do usuário. Afinal, ele não precisará clicar repetidamente no botão de “ver mais” para visualizar uma maior quantidade de resultados, o que facilita encontrar informações que podem estar “escondidas” em posições mais baixas.

Rolagem infinita vs. rolagem contínua

Você pode se perguntar por que não chamar o recurso de “rolagem infinita”, já que esse conceito é comum em sites de e-commerce e notícias, por exemplo. A resposta é simples: porque a “segunda página” continua existindo.

A diferença é que a “primeira página” terá quatro vezes mais resultados do que tinha originalmente. Ou seja, os resultados de primeira página serão equivalentes aos resultados de quatro páginas no modelo antigo. Essa informação foi confirmada no Twitter por Danny Sullivan, embaixador da Pesquisa Google para o público.

O acesso à nova segunda página continua como está hoje: com um botão de “ver mais” que expande os resultados, ao invés de levar para outra página como é tradicional no desktop.

O que muda para profissionais de SEO

Com essa novidade, profissionais de SEO podem esperar um aumento de CTR considerável em páginas que estão nas posições 10+.

Entretanto, quem trabalha com tráfego orgânico gosta de dizer que certas coisas “dependem” de uma série de fatores, e isso não é à toa. Outro cenário possível é a redução da CTR, que pode ser catalisada por um grande aumento de impressões.

A funcionalidade também poderá aumentar o tempo de permanência na SERP e nas páginas dos sites. Isso porque a usabilidade se aproxima ainda mais de aplicativos de redes sociais e, consequentemente, se torna mais atraente.

A análise de dados no Google Search Console continua a mesma, já que a ferramenta trabalha com número de posições, e não páginas. Para ferramentas de terceiros que apontam a paginação como métrica, o cenário é diferente e terá que ser repensado.

Quando esperar a rolagem contínua no Brasil? E no desktop?

Não é novidade que o Google já estava testando a rolagem contínua há algum tempo. De acordo com o portal Search Engine Roundtable, experimentos pontuais já haviam sido identificados pela comunidade de SEO em 2011, 2015, 2019 e 2021, tanto no mobile quanto no desktop.

A rolagem contínua começou a ser liberada gradativamente para a maior parte das buscas em inglês feitas nos Estados Unidos a partir de 14 de outubro, segundo Niru Arand. A implementação completa deve se estender ao longo de duas semanas.

Entretanto, ainda não há previsão de quando a funcionalidade deve chegar a outros países como o Brasil. Também não há nenhuma indicação de que a rolagem contínua será incorporada à página de resultados de busca no desktop no futuro.

Impactos da rolagem contínua no Google Ads

Através da seção de ajuda do Google Ads, o Google também lançou uma série de perguntas e respostas sobre a rolagem contínua focada no impacto que a funcionalidade pode exercer sobre anúncios.

Mohamed Farid, Product Manager do Google Ads, assegura que não haverá mudanças na maneira de calcular a classificação dos anúncios.

O que muda é o posicionamento de anúncios na SERP, já que resultados pagos serão redistribuídos para aparecerem mais no topo de cada página, e menos no fundo. Para anúncios de Google Shopping, tudo continua igual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso