Celular mostrando o logo do Google, que lançou uma nova atualização anti-spam no algoritmo de pesquisa

Na última quarta-feira (3), o Google anunciou uma nova melhoria no algoritmo de pesquisa. Chamado de “atualização de spam de novembro de 2021”, esse update visa adequar os resultados de busca às diretrizes para webmasters relativas à conteúdo de spam.

Anúncio veio sem maiores detalhes ou informações

A atualização foi comunicada no perfil do Twitter @SearchLiaison, comandada por Danny Sullivan, embaixador da pesquisa Google para o público.

Como parte do nosso trabalho rotineiro de melhorar os resultados de busca, nós lançamos um spam update para nossos sistemas. Esse spam update de novembro de 2021 deve ser totalmente posto em prática dentro de uma semana. Nós encorajamos sites a seguir nossas boas práticas de pesquisa.

Como é comum entre os anúncios de atualizações de menor calibre, o Google fornece poucos detalhes sobre quais aspectos da pesquisa serão afetados.

Não há como saber se essa atualização exerce efeito direto sobre links, conteúdo, ou outros tipos de spam.

Ferramentas parecem identificar a volatilidade na SERP

Algumas ferramentas identificaram volatilidade nas páginas de resultado de busca, o que é comum após atualizações do algoritmo.

Gráfico da ferramenta Mozcast que mostra alta volatilidade da SERP em 3 de novembro de 2021
Volatilidade da SERP em alta na ferramenta Mozcast (Fonte: Mozcast/Reprodução)

Entretanto, como sinalizado pelo portal Search Engine Roundtable, os últimos spam updates não geraram tanta inconsistência, o que significa que essa volatilidade pode ter outros motivos.

O que profissionais de SEO podem esperar

Não há como saber ao certo quais sites serão afetados pela atualização de spam de novembro de 2021. Entretanto, profissionais de SEO podem se deparar com flutuações na aquisição de tráfego orgânico, sejam intensas ou discretas.

Caso os resultados sejam negativos, a recomendação padrão do Google é revisar as diretrizes de pesquisa para webmasters para garantir que o site está de acordo, e fazer ajustes para melhorar o conteúdo e a experiência do usuário se necessário.

Spam update e core update: qual é a diferença?

Quem acompanha as atualizações do algoritmo de busca do Google se depara com nomenclaturas específicas para cada tipo de melhoria.

Nesse caso, o aprimoramento da vez é chamado de spam update, ao contrário dos core updates (“atualizações centrais”, em tradução livre) que aconteceram por último em junho e julho de 2021. Mas o que diferencia as duas atualizações?

Danny Sullivan, embaixador da pesquisa Google para o público, respondeu essa pergunta no Twitter:

Spam updates lidam com conteúdo que não segue nossas diretrizes. Core updates são simplesmente um ajuste na maneira da qual avaliamos conteúdo como um todo.

Ou seja, core updates dizem respeito a mudanças em fatores de rankeamento que podem melhorar ou piorar a performance de conteúdos com características específicas.

Por sua vez, spam updates são pequenas melhorias que visam reforçar a atuação do algoritmo perante as diretrizes de qualidade que definem quais tipos de conteúdo devem aparecer na pesquisa, e quais não são apropriados ou relevantes para o usuário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso