Na última sexta-feira (12), o Google divulgou que expandiu o suporte do feed de produtos para mais campanhas de vídeo mobile.

Agora, anúncios que objetivam consideração de produto e marca e alcance e reconhecimento da marca podem exibir uma listagem de produtos que leva diretamente para a loja do anunciante.

O que profissionais de mídia paga precisam saber? A funcionalidade pode otimizar o custo de aquisição. Segundo uma pesquisa interna do Google que analisou 941 campanhas, anunciantes que utilizaram o feed de produtos em campanhas de ação em vídeo geraram 60% mais conversões e tiveram menos gastos.

Para relembrar: o que é feed de produtos?

O feed de produtos é um arquivo XML enviado para o Google Merchant Center por administradores de lojas virtuais. Ele traz uma listagem completa dos produtos à venda na loja, com detalhes como:

  • nome do produto;
  • preço;
  • imagens;
  • descrição;
  • disponibilidade em estoque, entre outros.

Essas informações servem para alimentar anúncios do Google Shopping. Nos Estados Unidos, a plataforma já inclui listagens orgânicas.

Como ficam os anúncios de vídeo com feed de produtos na prática?

A nova funcionalidade de suporte ao feed de produtos em campanhas de vídeo traz uma experiência de compra mais imersiva para dentro do YouTube. Quando visualizamos publicidade em vídeo em dispositivos móveis, a tela fica dividida em duas partes:

  • o anúncio em si, que ocupa o espaço onde o vídeo será reproduzido em seguida;
  • e o painel de complementos, que age como uma extensão e permite realizar alguma ação, de acordo com a natureza do anúncio.

Trouxe um exemplo de um anúncio da campanha de Black Friday da Shopee. Abaixo do vídeo, o complemento chama o usuário para fazer o download do app.

Infográfico mostrando as seções de anúncio em vídeo e painel de complementos de uma propaganda da Shopee no YouTube
Anúncio de Black Friday da Shopee no YouTube (Foto: YouTube/Reprodução)

Com o suporte ao feed do Google Merchant Center, o complemento da campanha se transforma em uma listagem que mostra 4 produtos, no mínimo. O Google não especificou se há uma quantidade máxima.

GIF mostrando como funciona o complemento de produtos em anúncios de vídeo no YouTube
Feed de produtos em campanhas de vídeo no YouTube (Fonte: Google/Reprodução)

Até agora, os produtos são mostrados somente em dispositivos móveis, se o usuário está usando o celular em modo retrato.

O que fazer para mostrar meus produtos em campanhas de vídeo?

O Google já liberou um artigo na Ajuda do Google Ads que ensina a adicionar feeds de produtos a campanhas de vídeo. Resumidamente, o processo é o seguinte:

  1. Acesse a seção de criação de campanhas na conta do Google Ads.
  2. Selecione uma meta (Vendas, Leads ou Tráfego) para a campanha. No tipo, selecione Vídeo.
  3. Encontre a seção Feed de produtos e selecione o feed desejado. Ele já precisa existir na conta do Google Merchant Center. Verifique se o arquivo está correto, pois ele não poderá ser alterado depois de salvar a campanha.
  4. Role até a seção Filtro de produtos do grupo de anúncios e selecione a opção desejada (se quer exibir todos os produtos, apenas alguns produtos específicos, ou apenas produtos que atendam a uma determinada característica).
  5. Verifique se o ícone de aviso aparece ao lado dos produtos. Se aparecer, corrija os erros antes de salvar a campanha. Você precisa de, no mínimo, 4 produtos válidos.

O processo é similar para campanhas já existentes. É só acessar a interface de edição da campanha e encontrar a seção Feed de produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso