Homem visualizando o perfil do Instagram na rede social

Na última quarta-feira (5), Adam Mosseri, Head do Instagram, lançou um vídeo curto para compartilhar informações sobre a retomada do feed cronológico na rede social.

Os planos para essa iniciativa já haviam sido noticiados em dezembro de 2021. Entretanto, não se sabia muita coisa sobre o funcionamento na prática.

Sobre os objetivos do Instagram com a inclusão do recurso, Mosseri declarou:

É importante para mim que as pessoas se sintam bem sobre o tempo que elas passam no app. E eu acredito que fornecer maneiras com que as pessoas possam moldar sua experiência no Instagram para o que for melhor para elas é um dos melhores jeitos de perseguir esse objetivo.

Instagram terá 3 opções distintas de feed

Mosseri compartilhou que os usuários poderão escolher entre três configurações para visualizar o feed do Instagram:

  • Home: o feed do Instagram como se conhece hoje, mas com mais recomendações de conteúdo ao longo do tempo.
  • Favorites (Favoritos): mostra apenas posts de uma lista de contas específicas que o usuário pode criar. Similar à função de Listas do Twitter.
  • Following (Seguindo): apenas posts de quem você segue, em ordem de postagem. Finalmente, o feed cronológico que todos querem de volta.

A seleção do feed desejado pode ser feita no canto superior esquerdo da tela, onde está o logo do Instagram e os Stories atualmente.

Print do app do Instagram que mostra a opção de selecionar o tipo de feed desejado
Fonte: Social Media Today/Reprodução

A imagem de exemplo não mostra os Stories acima do feed, como é de praxe desde a criação dessa funcionalidade. Isso foi suficiente para levantar especulações sobre o posicionamento do recurso com a chegada da seleção de feeds.

Feed regular trará mais recomendações

Mosseri sinalizou que a adição de dois novos formatos para o feed implica em uma maior quantidade de recomendações de conteúdo no feed regular.

Ou seja, a seleção de posts para os usuários contará com mais conteúdo de pessoas que eles não seguem.

Tudo baseado nas preferências do usuário, frequência de postagem das contas e inúmeros outros fatores que compõem o algoritmo do feed do Instagram.

Ao que parece, o Instagram segue na tendência de se aproximar cada vez mais do TikTok. Afinal, o formato da rede social chinesa atraiu milhões de usuários em um curto período de tempo.

Vale lembrar que o TikTok possui dois modelos de feed, que podem ser selecionados pelo usuário na parte superior da tela:

  • Following (Seguindo): apenas vídeos de contas que o usuário segue.
  • For You (Para Você): vídeos recomendados de acordo com as preferências do usuário.

Outros esforços do Instagram que parecem espelhar os recursos do TikTok foram os teste dos Stories de 60 segundos e a criação do Reels.

Objetivo é dar autonomia, mas nem tanto

Na teoria, a opção de visualizar o feed do Instagram em ordem cronológica transfere bastante controle para as mãos do usuário. Afinal, a troca pode ser feita com apenas dois toques.

Entretanto, parece haver uma ressalva por trás da impossibilidade de deixar a opção como padrão. É preciso trocar para o feed cronológico toda vez que você acessa o app.

Nessa linha, é bom lembrar que grande parte dos usuários usa o Instagram mais de uma vez por dia.

A rede social também é bastante povoada pelo público mais velho, que não tem facilidade para compreender as mudanças de funcionamento do app.

Ou seja, o fato é: a opção estará disponível, mas posicionada de uma maneira que favorece o desuso. A maior parte das pessoas continuará utilizando o feed regular, o que é benéfico para o Instagram.

Afinal, o objetivo do Instagram é favorecer a distribuição de conteúdo em seus próprios termos.

E, cada vez mais, a rede social será utilizada para venda de produtos, o que tende a maximizar a receita provinda dos negócios na plataforma para a Meta.

Assista o comunicado de Adam Mosseri na íntegra

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Adam Mosseri (@mosseri)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso