Letreiro do Google, que anunciou a tag indexifembedded como a mais nova adição para as tags Robots
Fonte: Freepik

Na última sexta-feira (21), o Google anunciou a criação de uma nova tag Robots.

A tag indexifembedded sinaliza que um determinado conteúdo pode ser indexado quando embedado em outras páginas através de tags iframe e similares, mesmo quando a página do conteúdo possui a tag noindex.

Sendo assim, a tag indexifembeddeddeve ser utilizada em conjunto com a  tag noindex. Sem a combinação, ela perde seu propósito.

Frente a possíveis questionamentos sobre a aplicação da funcionalidade, o Google afirmou que a tag tem um propósito específico para publicadores de mídia:

Ao mesmo tempo em que eles podem querer que seu conteúdo seja indexado quando ele é embedado em uma página de terceiros, eles não necessariamente querem que as páginas de mídia sejam indexadas no seu próprio site. Porque eles não querem que as páginas de mídia sejam indexadas, eles atualmente usam uma tag noindex em tais páginas. Entretanto, a tag noindex também previne que o conteúdo embedado em outras páginas sejam reconhecido durante a indexação.

Exemplos de aplicação: podcasts, vídeos, e outras mídias

O exemplo fornecido no artigo da Central de Pesquisa Google diz respeito a um episódio de podcast, que pode ser incorporado em outras páginas.

Digamos que o episódio esteja hospedada na página podcast.host.example/playpage?podcast=12345. Essa URL tem a tag noindex, então não aparece nos resultados de busca por si só.

No entanto, também é inserida a tag indexifembedded.

Depois, através de uma tag iframe, essa mídia é embedada em outra página: recipe.site.example/my-recipes.html. Sem a tagindexifembedded, o rastreador não teria acesso ao conteúdo do episódio do podcast.

Portanto, o uso da tagindexifembeddedpermite que o conteúdo seja indexado somente quando é incorporado em outra página.

Vale lembrar que utilizar uma tag follow,noindex não surtiria o mesmo efeito. Afinal, o Google já confirmou que, no longo prazo, essa configuração passa a equivaler às diretivas nofollow,noindex.

Como aplicar a tag indexifembedded

Assim como outras Meta Tags relevantes para SEO, a tag indexifembedded pode ser implementada na tag head da sua página.

Exemplo de aplicação da indexifembedded em uma tag Meta Robots na tag Head da página
Fonte: Central de Pesquisa Google

Similarmente, há outro método de implementação um pouco mais incomum, mas igualmente válido: no cabeçalho HTTP da página.

Exemplo de aplicação da indexifembedded no cabeçalho HTTP da página
Fonte: Central de Pesquisa Google

Até agora, somente o Google utiliza a tag indexifembedded.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso