Imagem que mostra os canais que comportam campanhas Performance Max: YouTube, Display, Search, Discover, Gmail e Maps
Fonte: Google

O Google anunciou um calendário para a implementação de campanhas com o Performance Max, também chamadas de campanhas de maior desempenho.

Agora, em janeiro de 2022, novas campanhas já podem ser criadas com o recurso. A partir de abril de 2022, será possível atualizar campanhas de Busca e YouTube para utilizar novos inventários e formatos de anúncio.

Ainda há dois outros eventos programados para julho e setembro de 2022, que você pode conferir no calendário completo a seguir.

O Google originalmente divulgou as campanhas de maior desempenho em outubro de 2020, durante a Advertising Week.

Após um período beta, o recurso começou a ser implementado mundialmente em novembro de 2021.

Performance Max impulsiona desempenho de campanhas

De acordo com testes produzidos com o próprio Google, campanhas de maior desempenho geraram um crescimento de 12% no valor da conversão.

Ao mesmo tempo, o retorno do investimento em publicidade (ROAS) se manteve o mesmo ou melhorou.

E como funciona na prática? No YouTube, por exemplo, os anúncios em vídeo podem assumir o formato de uma vitrine digital.

Assim, o inventário do feed de produtos é exibido abaixo do anúncio em vídeo. Ao clicar em um produto, o usuário pode ver mais informações sobre ele e adicioná-lo ao carrinho, facilitando o processo de compra.

GIF mostrando o inventário de produtos abaixo de um anúncio de vídeo no YouTube
Fonte: Blog Google Brasil

Calendário completo de implementação do Performance Max

Essas são as datas anunciadas pelo Google para a implementação de diferentes estágios das campanhas de maior desempenho no Google Ads:

GIF com as datas do calendário de implementação para campanhas de maior desempenho no Google Ads
Fonte: Blog Google Brasil
  • Janeiro de 2022: é possível criar novas campanhas com o Performance Max, incluindo campanhas Locais, Smart Shopping, YouTube, Busca e Descoberta. As campanhas existentes continuam as mesmas.
  • Abril de 2022: é possível atualizar campanhas existentes de Google Shopping para campanhas de Performance Max com apenas um clique, selecionando todas ou apenas campanhas específicas. Os aprendizados retidos pelas campanhas de formato antigo serão transferidos para as novas campanhas.
  • Junho de 2022: é possível atualizar campanhas Locais existentes para campanhas de Performance Max com apenas um clique.
  • Julho a Setembro de 2022: as campanhas de Shopping serão atualizadas automaticamente para campanhas de maior desempenho.
  • Agosto a Setembro de 2022: as campanhas Locais serão atualizadas automaticamente para campanhas de maior desempenho.

Apoio a profissionais de mídia paga durante a transição

O Google está trabalhando para fornecer uma série de materiais e eventos de apoio para auxiliar os profissionais que lidam com anúncios do Google Ads na transição para campanhas de Performance Max.

Infográfico mostrando como usar campanhas de maior desempenho combinadas com outros tipos de campanhas
Fonte: Blog Google Brasil

Um webinar de perguntas e respostas (em inglês) vai acontecer no dia 22 de fevereiro, das 17h às 17h30 (horário de Brasília).

Também há um guia de boas práticas na Ajuda do Google Ads que traz um passo a passo para criação e gerenciamento de campanhas de maior desempenho.

Por fim, é possível compartilhar perguntas e feedbacks em um formulário exclusivo sobre as campanhas de Performance Max.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso