Homem usando o Facebook no celular ao lado de um notebook

As últimas semanas de dezembro são uma boa época para refletir sobre os acontecimentos do ano que passou e usar esse aprendizado para começar o novo período com o pé direito.

Nessa pegada, a Meta compartilhou uma retrospectiva que traz os principais eventos em que as pessoas usaram o Facebook e o Instagram para se conectar em 2021.

Ah, e também tem um resumo das principais mudanças e testes conduzidos sobre o feed do Facebook, cuja “curadoria” de conteúdo levantou debates sobre a autonomia dos usuários e a influência política das redes sociais.

Momentos mais comentados de 2021

Estes são os eventos que mais geraram posts no Facebook e Instagram no ano que passou.

  • Casamento entre pessoas do mesmo sexo: dois terços da população suíça votaram para garantir direitos de casamento universal para a população. A medida entra em vigor a partir do dia 1º de julho de 2022.
  • UEFA EURO 2020: o Campeonato Europeu de Futebol foi um dos tópicos mais comentados do ano na Espanha, Portugal, Turquia, Alemanha, Suíça e Itália, sendo que a vencedora foi a seleção italiana.
  • Tokyo 2020: a 32ª edição dos Jogos Olímpicos movimentou o público no mundo inteiro, mas foram os quenianos e italianos que mais utilizaram as redes sociais para torcer.
  • Desastres naturais: durante as inundações na Europa Central, a Tempestade Filomena na Espanha e a erupção do vulcão Cumbre Vieja, as pessoas usaram o Facebook para se manter em contato com amigos e familiares e ajudar as vítimas através de doações.

Mudanças no feed em 2021

Neste ano, o Facebook conduziu experimentos para implementar otimizações no feed de notícias. Estes são os principais.

  • Fevereiro:redução de conteúdo político no feed foi testada e gerou feedback positivo. Agora, os testes também serão expandidos para o Facebook Watch.
  • Março: usuários passaram a definir quem pode comentar em seus posts, e agora também é possível silenciar determinadas pessoas do feed de notícias. Ou seja, mais controle e contexto para os usuários nas ações realizadas no Facebook.
  • Abril: o Facebook passou a pedir feedback direto sobre como usuários se sentem visualizando determinados tipos de conteúdo. O objetivo é priorizar tipos de postagem que as pessoas efetivamente querem ver em seus feeds de notícias.
  • Maio: primeiro, o Instagram escondeu a contagem de curtidas como padrão, e depois voltou atrás. Agora, os próprios usuários podem escolher se querem ver a quantidade de curtidas dos posts dos outros no seu feed.
  • Agosto: o Facebook lançou um relatório sobre os tipos de conteúdo mais visualizados na plataforma. Infelizmente, ele foca apenas nos Estados Unidos, e não está disponível para outros países.
  • Setembro: diretrizes oficiais explicam quais tipos de postagens podem ter seu alcance intencionalmente reduzido por serem considerados problemáticos ou de baixa qualidade.
  • Novembro: foi lançado outro relatório sobre o conteúdo mais visualizado entre usuários estadunidenses. O Facebook também forneceu controles mais evidentes e efetivos para a customização do feed de notícias, tanto para usuários quanto para anunciantes.

Em meio a polêmicas sobre como o Facebook trabalha para viciar as pessoas no aplicativo, o artigo é fechado com a seguinte nota:

O feed de notícias usa um ranking personalizado que considera milhares de sinais únicos para entender o que é mais significativo para você. Nosso objetivo não é manter você no Facebook por horas seguidas, mas fornecer uma experiência agradável para a qual você quer retornar. […] Nós entendemos as preocupações que as pessoas têm sobre a falta de transparência em relação a como nosso sistema algorítmico de ranqueamento funciona, então lançamos novas medidas para que os usuários tenham mais controle sobre como o conteúdo aparece no seu feed de notícias, e que entendam isso melhor também. Durante o novo ano, nós vamos continuar compartilhando atualizações sobre nossos testes e funcionalidades que visam dar mais controle a você e conectá-lo com conteúdo significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso