Profissional de social media usando as novas funcionalidades do Twitter Analytics

Na última quarta-feira (17), o Twitter anunciou um update às Tweet Analytics. Essa seção traz dados de visibilidade e engajamento sobre tweets específicos e será expandida com opções adicionais de visualização.

O objetivo é fornecer ainda mais insights de conteúdo para personalidades do Twitter e profissionais de social media. Quem compartilhou a novidade foi Julius Sohn, Product Designer da equipe do Twitter na Alemanha.

O que muda nas Tweet Analytics: métricas adicionais de engajamento

Em geral, o Twitter oferece poucas informações de análise sobre a performance dos conteúdos publicados na plataforma. Abaixo, você vê a plataforma atual de Tweet Analytics, como indicado pelo Social Media Today.

Tweet Analytics em sua interface antiga
Interface antiga de Tweet Analytics (Fonte: Social Media Today/Reprodução)

As únicas informações disponíveis são:

  • impressões do tweet (quantas pessoas visualizaram o tweet);
  • e engajamento total (quantas pessoas interagiram com o tweet).

Clicando em View all engagements, o usuário pode filtrar a quantidade de engajamento por diferentes tipos de interação, como curtidas e cliques para visualizar o perfil. Mas o detalhamento para por aí.

Por sua vez, a interface atualizada traz novas informações. Na imagem abaixo, você pode ver os novos seguidores que foram gerados a partir do conteúdo e a quantidade de visualizações de mídia, por exemplo.

Nova interface de Tweet Analytics
Interface nova de Tweet Analytics (Fonte: Social Media Today/Reprodução)

Também será possível filtrar as impressões para avaliar quais vêm de uma promoção paga, e quais são orgânicas. O painel ainda fornece insights sobre respostas, retweets e curtidas, mostrando a tendência de engajamento ao longo do tempo.

Nova interface de Tweet Analytics chega em breve

Até agora, a nova interface de Tweet Analytics está em processo de implementação.

No Twitter, Julius Sohn indicou que o update estará disponível para todos ainda este ano. Mais aproximadamente, no meio de dezembro de 2021.

Twitter tem histórico de fornecer poucas ferramentas de análise

Entre profissionais de social media, o Twitter é conhecido por oferecer poucos insights sobre a performance de conteúdos. Isso faz com que o uso de ferramentas de terceiros seja muito mais comum do que em outras redes sociais, como o Facebook ou Instagram.

Um exemplo disso é o anúncio feito no começo de 2020, que descontinuou a seção de Audience Insights. Ela fornecia detalhes específicos sobre o público de um determinado perfil, como interesses, gênero, e faixa etária.

Entretanto, o Twitter parece despender esforços para outras iniciativas que não facilitar a vida de profissionais de mídias sociais.

No início deste mês, eles engatiharam funcionalidades extra para o Twitter Blue, seu serviço de assinaturas. Algumas das novidades eram:

  • pastas de favoritos para categorizar tweets salvos;
  • atendimento ao cliente dedicado;
  • opção de “desfazer” tweets até 30 segundos depois da publicação;
  • e temas de cores diferentes para o aplicativo, entre outros.

O anúncio não foi tão bem recebido assim, já que a complexidade das ferramentas ficou abaixo do esperado.

Até agora, a opinião geral sobre a nova interface de Tweet Analytics é positiva. Vamos ver se o Twitter segue na linha de oferecer o que os usuários estão ativamente pedindo!

Conteúdo relacionado: Como ter ideias de conteúdo para redes sociais? 9 dicas para manter a frequência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso