Fonte: Unsplash

Na segunda-feira (7), o WordPress anunciou o lançamento de uma iniciativa própria para ajudar a otimizar a velocidade de carregamento de websites construídos com o CMS. O Performance Lab é um plugin que traz recursos de otimização de imagens, cache, e auditoria de performance.

O desenvolvimento foi realizado pela equipe do Performance Team do WordPress, formada em novembro de 2021, e vai guiar otimizações de carregamento na plataforma base.

Ou seja, os feedbacks e insights fornecidos pelos usuários têm chance de serem incorporados ao CMS no futuro.

Módulos

Até agora, o Performance Lab está em fase beta. O plugin possui diversos módulos, sendo que o estágio de desenvolvimento de cada um é variado.

Isso significa que há recursos mais avançados, que entrarão no WordPress base em breve, e outros que ainda estão em caráter experimental. Ademais, é possível escolher quais módulos usar.

  • WebP Uploads: Cria versões WebP para uploads de imagens JPEG (se suportado pelo servidor).
  • WebP Support: Adiciona uma seção de suporte a WebP na checagem de saúde do site (Site Health).
  • Persistent Object Cache Health Check: Adiciona uma seção de cache de objetos persistentes na checagem de saúde do site (Site Health).
  • Audit Enqueued Assets (experimental): Adiciona uma seção de recursos CSS e JS na checagem de saúde do site (Site Health).

Teste

Como o plugin está em fase beta, o WordPress recomenda ativamente que os usuários façam testes em relação a cada um dos módulos no momento da instalação.

Para testar o módulo de WebP Uploads, é preciso subir algumas imagens JPEG para a biblioteca de mídia. Depois, garanta que as versões redimensionadas também são geradas em WebP e usadas no front do site (como no upload de imagens em um post, por exemplo).

Para testar os outros três módulos, é só acessar a aba de Site Health e verificar se as informações trazidas estão de acordo com a realidade. Lembrando que módulos experimentais precisam ser ativados em Settings > Performance, enquanto módulos regulares são ativados por padrão.

Contribuições

O WordPress criou um canal do Slack dedicado ao acompanhamento dos esforços e prioridades do Performance Team. Qualquer pessoa pode ingressar e interagir com os desenvolvedores, além de participar da construção coletiva do código.

Até agora, mais de 250 pessoas já se juntaram ao canal, e mais de 10 já contribuíram com fragmentos de código para o plugin.

Também é possível compartilhar feedbacks e bugs no GitHub ou no fórum de suporte do WordPress. Por fim, o WordPress encoraja que pessoas do mundo todo contribuam para a tradução do plugin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso