YouTuber fazendo uma transmissão ao vivo
Fonte: Freepik

Mais uma vez, o YouTube usou o canal Creator Insider para dar dicas sobre o que está por vir na plataforma. Katherine Lam, Product Manager de Live, compartilhou alguns recursos de conteúdo ao vivo que estão em desenvolvimento e têm lançamento previsto para 2022.

Inclusive, há algumas funcionalidades que já estarão disponíveis a partir da próxima semana, ou no mês que vem! Veja o resumo de cada uma ou assista o vídeo na íntegra para saber mais.

Go Live Together: vídeos ao vivo colaborativos

A colaboração em vídeos ao vivo já havia sido mencionada quando o YouTube publicou um artigo delineando as previsões para 2022. Agora, há mais detalhes sobre o funcionamento desse recurso tão esperado para criadores de conteúdo.

Usuários poderão convidar até uma pessoa para se juntar à livestream no mobile apenas com um link.

Screenshot da livestream colaborativa do YouTube no celular
Fonte: Creator Insider

O foco está no canal anfitrião, já que as informações dos convidados ficarão escondidas durante a transmissão. Somente o usuário que criou a livestream poderá ver as informações de analytics, como o número de espectadores ou o tempo assistido.

Ademais, o YouTube reserva o direito de exibir anúncios antes ou durante a transmissão. A receita provinda dessa publicidade será fornecida ao canal anfitrião.

Live Rings: sinalização de transmissões ao vivo

Para aumentar o potencial de descoberta de livestreams no YouTube, canais que estiverem transmitindo ao vivo no momento em que o usuário acessou a plataforma ganharão um anel colorido ao redor de sua foto.

Resumo do significado de cada Live Ring do YouTube
Fonte: Creator Insider

Ao tocar na imagem, o espectador será direcionado automaticamente para a livestream.

Em um primeiro momento, esse recurso só estará disponível em certos dispositivos mobile. Há planos para expandir para o YouTube como um todo mais para o final de 2022.

Cross Channel Live Redirects: redirecionamento para outros canais

Este não é um novo recurso, mas uma nova maneira de usar uma funcionalidade já existente.

O YouTube explicou que canais que possuem mais de mil inscritos podem redirecionar os espectadores de uma livestream ou estreia para outras transmissões similares dentro do próprio canal. Agora, eles poderão incluir outros canais nas possibilidades.

A ressalva é que o canal de destino deve adicionar os canais que podem redirecionar para ele manualmente na plataforma, ou permitir que todos os canais dos quais ele é inscrito redirecionem para ele.

Full Screen Mode: livestreams e discussões em tela cheia

Outro recurso focado em dispositivos móveis! O YouTube vai lançar uma nova interface para assistir transmissões ao vivo no celular. O usuário pode navegar entre duas opções: o vídeo em tela cheia ou, então, a tela dividida entre o vídeo e a discussão.

No modo de tela cheia, a livestream fica basicamente igual a qualquer outro vídeo da plataforma. A única diferença é a contagem de espectadores, que fica no canto inferior direito.

Screenshot da livestream do YouTube em tela cheia no mobile
Fonte: Creator Insider

Quando tocado, o ícone leva para a tela dividida. Por sua vez, esse modo traz a transmissão em metade da tela e, na outra, o chat com as mensagens ao vivo.

Screenshot da livestream do YouTube no celular com a tela dividida entre o vídeo e a discussão
Fonte: Creator Insider

O YouTube afirmou que esse recurso deve estar disponível até o final da próxima semana.

Live Q&A: perguntas e respostas ao vivo

Por fim, haverá uma funcionalidade específica para facilitar as sessões de perguntas e respostas em transmissões ao vivo. Os usuários terão um campo específico para submeter perguntas, quando permitido pelo creator.

Ademais, a pergunta que está sendo respondida no momento terá posição de destaque no chat. Ela ficará fixa no topo, o que situa os espectadores sobre o andamento do conteúdo e encoraja que outros usuários também enviem suas questões para serem respondidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso