Fonte: Pexels

Mais uma funcionalidade entrou na gama de testes do Instagram. A bola da vez é a reorganização de posts, que permite aos usuários trocarem a ordem das suas postagens no feed principal do perfil.

Até agora, a disposição padrão é cronológica. Ou seja, as primeiras posições são ocupadas por posts mais recentes, enquanto publicações antigas ficam na parte inferior do feed.

O pesquisador Alessandro Paluzzi localizou a funcionalidade nas configurações do perfil, sob a nomenclatura Editar grade.

Screenshot do menu de configurações do Instagram, que permite acessar a funcionalidade de reorganização de posts
Opção estaria disponível nas configurações como “Edit grid” (Fonte: Alessandro Paluzzi)

Para fazer a reorganização, é simples. Basta arrastar cada postagem para a localização desejada e tocar em Concluído para salvar as alterações. Também há um botão de Desfazer, para reverter as mudanças.

Screenshot que mostra a função de editar grade do Instagram
É só arrastar cada postagem para reorganizar a ordenação (Fonte: Alessandro Paluzzi)

Funcionalidade permite mais controle sobre a aparência do perfil

Como o Instagram é uma rede social primariamente visual, muitas marcas e criadores de conteúdo objetivam manter a coerência estética entre as postagens.

Para isso, há aplicativos que permitem a simulação do feed antes da postagem, como é o caso do Preview. Se a funcionalidade for adotada, soluções como essa acabarão perdendo a serventia.

Tendência é mais liberdade no feed, com maior destaque para vídeos

Não é surpresa para ninguém que o Instagram está investindo cada vez mais em vídeos curtos. Muito provavelmente, para fazer frente ao TikTok.

Adam Mosseri, head da rede social, compartilhou as prioridades para 2022 e afirmou que o foco será nos vídeos, com todos os formatos consolidados em torno do Reels.

Sendo assim, a tendência é que haja maior margem para experimentos com o feed tradicional. A reorganização das postagens é o primeiro passo em direção a isso.

É o que prevê Andrew Hutchinson, Gerente de Conteúdo e Redes Sociais do portal Social Media Today:

Minha previsão é que o Instagram vai mudar para um feed principal em tela cheia com Stories ou Reels, se distanciando inteiramente do feed de posts estáticos tradicionais. Tendo isso em mente, a tendência é a hesitação do Instagram em mexer com o formato tradicional de posts diminua. Afinal, se eles vão se afastar disso em breve de qualquer maneira, por que não testar coisas novas primeiro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso