Como você divulga os produtos e os serviços da sua empresa? Se ainda pensa nos 4 Ps do marketing, saiba que está na hora de evoluir. Com as ações voltadas para o digital, o foco passou a ser os 4 Cs do marketing.

O que eles representam? Basicamente, a ideia é deixar o cliente no centro do processo da sua empresa. Por mais que isso possa parecer estranho, é natural que essa mudança aconteça. Afinal, sem compradores, não existe negócio. Por isso, para fechar vendas, você precisa atrair interessados nos seus produtos e serviços.

Novamente, é aqui que entram os 4 Cs do marketing. Para explicar melhor, vamos apresentá-los e mostrar de que forma podem ser aplicados nos processos organizacionais. Que tal saber mais?

O que são os 4 Cs do marketing?

Os 4 Cs do marketing são uma espécie de evolução dos 4Cs. A diferença é o foco no consumidor, em vez de ser no produto, como ocorria no modelo anterior. Assim, a estratégia utilizada está adaptada à realidade do marketing digital, que utiliza vários canais diferentes, como redes sociais, site, blog etc.

O objetivo dos 4 Cs do marketing é atrair e fidelizar os clientes para que eles se tornem promotores da marca. Afinal, como disse Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.

Assim, a ideia de Robert Lauterborn foi melhorar os 4 Ps do marketing, que foram criados por Jerome McCarthy. Portanto, a atenção deixa de ser para produto, preço, praça e promoção. Qual é o foco? Vamos explicar em seguida.

O que significam os 4 Cs do marketing?

Cada um dos Cs representa um ponto de atenção. Veja quais são eles e sua importância.

Cliente

Aqui, a ideia é conhecer bem o público-alvo para traçar a sua estratégia de marketing e trazer soluções para os problemas enfrentados. A representação do cliente deve ser feita por meio da persona. Assim, você tem todos os detalhes importantes para definir suas ações.

Custo

Vai além do preço, porque abrange todos os valores necessários para o cliente comprar seu produto ou serviço. Portanto, contempla o tempo de entrega e/ou de deslocamento até o ponto de venda, a fabricação, a personalização, a mão de obra etc. Um detalhe importante é que também inclui as vantagens a serem obtidas pelo cliente. Todos esses aspectos devem influenciar a precificação.

Conveniência

É maior do que ponto de venda, porque envolve o acesso do cliente ao seu produto ou serviço. Pense se a preferência é pela compra em lojas online ou físicas, e o que esses compradores estão dispostos a fazer para garantir a aquisição. Ou seja, a conveniência tem a ver com a experiência do consumidor.

Comunicação

Consiste na forma como você interage com o seu cliente. Por isso, tem relação com o posicionamento da sua marca no mercado, a manutenção de sua reputação e os meios utilizados para comunicação. É importante observar que o diálogo pode encantar o público-alvo e está vinculado à interatividade. Portanto, é preciso usar várias ferramentas.

Como aplicar os 4 Cs do marketing?

Para utilizar essa abordagem no seu negócio, você deve efetivar algumas boas práticas. As principais são as que listamos a seguir:

  • Conheça e entenda seu cliente. Faça uma persona com base nos dados que você tem atualmente e identifique o que é mais importante para o seu negócio;
  • Melhore seus produtos e serviços. Garanta que eles consigam atender às demandas dos clientes e solucionar suas dores;
  • Diminua o esforço para o cliente comprar seus produtos ou serviços. Para isso, esteja presente nos diferentes canais em que o potencial comprador interage. Além disso, atente ao fato de que o marketing digital envolve vários tipos de pessoas, inclusive crianças e idosos;
  • Aposte no marketing de conteúdo. Essa estratégia ajuda a tornar a comunicação mais transparente, assim como a entender o que seu cliente quer e precisa. Da mesma forma, o potencial comprador descobre as soluções que pode obter com o seu produto ou serviço;
  • Efetive uma comunicação clara e interativa. Responda aos questionamentos e comentários nas redes sociais, e ofereça o melhor atendimento possível.

LEIA MAIS: SEMRush afirma importância do marketing de conteúdo em novo estudo

Portanto, os 4Cs do marketing são importantes para a sua estratégia. Por meio deles, é possível alavancar os resultados e vender ainda mais. Então, que tal aplicar na sua empresa?

Se você quer saber mais sobre marketing e como melhorar os resultados da sua empresa, assine a newsletter da Mateada. Assim, você receberá os melhores conteúdos no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso