Alcance vs Reconhecimento de Marca no Facebook

Muitas pessoas, na hora de criar uma campanha de Facebook Ads, ficam com dúvidas ao escolher o objetivo. É o seu caso? Se é, hoje quero te ajudar, especialmente, a entender tudo sobre Alcance vs Reconhecimento.

Como especialista em gestão de tráfego e objetivos de campanha do Facebook, admito que essa escolha não é uma tarefa fácil, porém é extremamente importante e deve ser sempre feita com base nos objetivos macro da marca (essa é a primeira dica).

Mas, como sei que é nessa hora que a coisa complica, quero te dar uma dica complementar: para descobrir o objetivo, você deve refletir sobre o motivo da campanha, e para isso, você precisará considerar três perguntas fundamentais:

  • Por que a campanha será lançada?
  • O que você espera realmente alcançar?
  • O que você deseja que as pessoas façam ao visualizar o seu anúncio?

As respostas dessas perguntas serão a sua base para segmentar o seu público, escolher os canais e também o posicionamento do anúncio atrelado ao seu objetivo. Entendido?

Alcance vs Reconhecimento: quando usar cada um?

Logo falaremos sobre Alcance vs Reconhecimento, antes, uma informação pertinente: dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook existem 11 objetivos de marketing, e esses são divididos em apenas três categorias:

  1. Reconhecimento que visa gerar reconhecimento sobre novas ofertas, marcas, serviços e produtos.
  2. Consideração focado em gerar tráfego para diferentes canais, leads e engajamento com os usuários.
  3. Conversão destinada aos anúncios com objetivo de gerar vendas.

Vale dizer que essas três categorias estão relacionadas à jornada de compra do consumidor. E agora que sabemos disso, já podemos falar sobre Alcance vs Reconhecimento.

Reconhecimento de Marca (Reconhecimento)

Assim que entrar na ferramenta de campanha, o primeiro objetivo que você irá visualizar dentro da etapa “Reconhecimento”, é justamente o ‘reconhecimento de marca’.

Ele está basicamente destinado a apresentar ou reforçar a presença da marca para os usuários.

A recomendação de uso deste é: use em campanhas onde o objetivo é fazer a descoberta dos clientes potenciais da marca, já que com ele a campanha será veiculada para pessoas que já conhecem ou possuem interesse em conhecer o negócio.

Sabendo isso, para a sua estratégia de campanha, crie anúncios atrativos que chamam a atenção do público e que impactam os usuários da marca.

Alcance (Reconhecimento)

O alcance também fica na etapa de ‘Reconhecimento’, esse objetivo está destinado a veicular a campanha para o maior número de usuários possível. No entanto, isso irá acontecer dentro do seu público-alvo e do seu orçamento. Okay?

Em geral, esse objetivo é usado para gerar resultados rápidos e reconhecimento em larga escala. Sabendo disso, eu sempre indico para a divulgação de um negócio local, ou para divulgação de eventos que queiram atrair o máximo de pessoas.

No caso do alcance, além de escolher o objetivo, é preciso segmentar o público geograficamente, selecionando o público que mora ou trabalha próximo.

Uma ressalva quanto a esse objetivo é: ele não considera o interesse do usuário em relação à marca, ou seja, ele não analisa as interações anteriores do usuário com o conteúdo e não consegue determinar se o usuário irá interagir com o anúncio, ou não.

Concluindo sobre quando usar:

  • Se o objetivo é descobrir os clientes potenciais da marca, use o objetivo de ‘Reconhecimento da Marca’.
  • Mas, e o objetivo for atrair o maior número de clientes/pessoas possível, use o objetivo de ‘Alcance’.

No meu site tenho mais conteúdos como esse, clique aqui e faça uma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso