* Conteúdo produzido por Ideal Marketing

Os algoritmos do Google podem ser entendidos como um grupo de programas e operações que contribuem para melhorar a forma que um determinado resultado aparecerá durante a busca do usuário.

Possuir um site bem ranqueado no Google para as palavras-chave estratégicas do seu negócio pode ser o diferencial no faturamento da sua empresa.

Além disso, é importante compreender que o Google é a principal ferramenta de pesquisa existente no mundo. Isso representa dizer que ao realizar uma busca, a maioria das pessoas utilizarão a plataforma.

Dessa forma, estar entre os 3 a 5 primeiros links de visualização é uma estratégia fundamental para aumentar a visibilidade da sua empresa, assim como garantir que mais pessoas conheçam seu negócio e possam comprar seus produtos ou serviços.

Diante da importância que o Google tem nas pesquisas dos usuários e em estratégias de marketing, neste artigo falaremos sobre os benefícios de rankear na plataforma, além de explicar como funcionam os algoritmos e como usá-los a favor de sua empresa. Acompanhe as dicas no decorrer deste artigo.

 

Entenda o funcionamento do algoritmo do Google

A internet, antes de se tornar popular e crescer, era um ambiente sem muita estratégia.

Mas, com o seu crescimento e expansão, além da possibilidade de produzir conteúdo para sites, blogs e redes sociais, foram desenvolvidas estratégias relacionadas ao marketing para promover as empresas e os negócios nesse ambiente, além de ações para melhorar a experiência dos usuários na rede.

Nesse contexto, o Google foi desenvolvido como uma ferramenta para facilitar o processo de busca de conteúdos, sendo utilizada para realização de pesquisas.

No canal, os usuários podem digitar termos e frases de seu interesse, obtendo diversos resultados relacionados à busca.

Contudo, devido ao grande número de buscas, percebeu-se certas tendências em relação à escrita e às dúvidas.

Isso fez com que os algoritmos fossem desenvolvidos e otimizações fossem feitas em estratégias de marketing, de modo que esses termos fossem usados nos sites, promovendo um melhor posicionamento entre os resultados desta busca dos usuários.

Essa é uma prática que vem sendo aplicada por diferentes empresas, fazendo com que elas disputem os primeiros lugares no ranqueamento do Google, assim, é importante reconhecer boas práticas para se manter competitivo.

Dentre os benefícios dessa ação, estar nessas primeiras colocações pode indicar um aumento em aspectos como:

  • Visibilidade da empresa;
  • Desenvolvimento do negócio;
  • Número de vendas;
  • Número de clientes em potencial;
  • Número de clientes;
  • Pessoas que conhecem sua marca ou serviço.

Mas, como é possível estar nas primeiras colocações do Google? Para responder essa pergunta, alguns algoritmos foram desenvolvidos com o objetivo de favorecer quem deveria estar nesse ranqueamento.

Dessa forma, surgiram algumas estratégias de SEO (otimização dos mecanismos de buscas), que são direcionados para estratégias orgânicas, como:

Essa forma é considerada orgânica porque não exige um pagamento da empresa para o Google. Mas o patrocínio também é possível, contribuindo para a exibição do site na primeira página – principalmente quando há o ajuste do SEO – mas sinalizado como anúncio.

 

Avaliação dos algoritmos

No processo de rankeamento, basicamente, o algoritmo avalia a adequação das páginas para a boa experiência dos usuários e para responder a pesquisa feita, bem como o alinhamento a outros aspectos estabelecidos pela plataforma.

Assim, com as aplicações de técnicas de SEO, os algoritmos do Google irão avaliar características do site como a acessibilidade, versatilidade, carregamento e a relevância do conteúdo para o usuário.

Além da forma orgânica, como mencionado anteriormente, também existem estratégias que podem ser firmadas por meio do Google Ads, com a criação de campanhas pagas e o objetivo também é melhorar o posicionamento no ranking do Google.

 

A estratégia do Google Ads

Ao falar sobre a melhora no ranqueamento do Google, assim como os algoritmos de estratégia, é impossível não citar a importância e relevância de uma estratégia paga no Google Ads.

Por meio da criação de uma campanha, a empresa consegue definir o orçamento e durabilidade da ação, tendo uma estimativa das ações que serão realizadas e o possível retorno.

Para criar uma campanha no Google Ads é muito simples. Basta ter uma conta com acesso Gmail em sua empresa e elaborar um plano de comunicação direcionado para a identificação do público-alvo e as palavras-chaves utilizadas na campanha, com o objetivo de atingir o público de modo direcionado.

Existem também algumas formas de anunciar no Google Ads por meio do custo por clique, que é quando a pessoa clica no link da empresa e o pagamento é feito ao Google apenas se houver essa ação, podendo otimizar ainda mais o orçamento destinado às campanhas.

Dessa forma, sua empresa garante maior visibilidade diante da concorrência, além de criar parcerias estratégicas no momento de divulgar seu produto por meio do Google.

Diante das dicas que trouxemos neste artigo, é importante aliar uma boa produção de conteúdo por meio das técnicas de SEO com o Google Ads, de modo que os algoritmos consigam reconhecer um melhor posicionamento para sua marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso