Se você já precisou de alguma figura para o seu conteúdo, sabe que pode demorar horas para encontrar a ideal. As opções são variadas, mas nem sempre elas trazem a ideia esperada. Por isso, é fundamental investir nas melhores opções de bancos de imagens gratuitos.

Eles oferecem mais alternativas do que os concorrentes e têm um sistema de busca mais eficiente. Tudo isso ajuda a encontrar o que é necessário com mais rapidez. Ainda tem outras características específicas que permitem facilitar o seu trabalho. Afinal, “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Então, que tal ver melhorar o material que você está criando? Confira as opções apresentadas nesta lista e inspire-se!

1. Pixabay

Quando se fala em bancos de imagens gratuitos, o Pixabay é obrigatório. Ele é formado por fotos, desenhos, ilustrações e vetores disponibilizados por criadores. Inclusive, tem até vídeos de alta qualidade.

Todas as ofertas podem ser modificadas, usadas e distribuídas, mesmo para fins comerciais. Apenas atente à existência de proteção por marcas, direitos privados ou publicidade. 

O ponto negativo é a busca em português, um tanto deficiente. Opte por fazer a pesquisa em inglês.

2. Freepik

Por experiência própria, o Freepik é tão bom quanto o Pixabay — em alguns casos, acho até melhor. Ele tem muitas fotos, chega aos milhares. Mas também oferece ícones, vetores, templates etc., com possibilidade de uso para Illustrator e Photoshop.

A pesquisa é bastante eficiente, intuitiva e avançada. Por isso, é possível aplicar filtros de extensão, cores e formatos. A busca em português também é excelente, mas você pode fazê-la em inglês para receber mais opções.

A desvantagem é que existem várias imagens pagas. Por isso, vá nos filtros e coloque que deseja apenas imagens grátis. Outro ponto negativo é a existência de muitos vetores e ícones, a depender do que você pesquisa. Por isso, eu recomendo que você use Pixabay e Freepik em conjunto.

3. Flickr

Em terceiro lugar, está o Flickr. Em vez de um banco de imagem gratuito real, ele é uma rede social que reúne bilhões de fotos. Por isso, tudo o que você precisa está ali. Essa é a maior vantagem.

Porém, a pesquisa mistura muito imagens pagas com gratuitas. Portanto, é preciso filtrar por “Busque apenas no conteúdo licenciado pelo Creative Commons”. Além disso, há muitas fotos que podem ficar longe do que você espera.

Na minha realidade, uso o Flickr apenas quando não encontro o que preciso no Pixabay e no Freepik. Também acho o banco ótimo para quem deseja encontrar imagens de CPF, programas sociais etc. relativas ao governo brasileiro. Essas opções não estão disponíveis nas outras indicações acima.

4. Pexels

O Pexels é menos conhecido do que as opções anteriores, mas tem a vantagem de ser atualizado todos os dias. Isso porque os usuários disponibilizam seus materiais autorais. Além de fotos, há vídeos em alta qualidade. A grande vantagem é que quase todos podem ser usados para fins comerciais.

5. Depositphotos

Já o Depositphotos é um dos maiores bancos de imagem, música e vídeo. Boa parte dos arquivos é paga, mas existem algumas opções gratuitas. Elas estão reunidas em coleções e você pode até se cadastrar para receber atualizações semanais.

Um dos principais benefícios é a pesquisa inteligente, que facilita a busca pelos conteúdos. Portanto, essa é uma boa oportunidade para conseguir a imagem que você precisa.

6. Unsplash

É em inglês, mas tem ótimas imagens. Por isso, vale a pena conferir o Unsplash. Ele mostra as opções condizentes com o termo pesquisado, mas também alguns arquivos relacionados. Por isso, aumenta a chance de você encontrar o que precisa. Ainda vale destacar que esse banco tem algumas das imagens mais bonitas da internet, totalmente livres de direito autoral.

7. Free Images

O Free Images tem mais de 300 mil imagens gratuitas e até uma categoria com novas fotografias. Além disso, existem várias outras classificações, que facilitam a sua busca. Ainda há arquivos pagos pelo iStock. No entanto, é possível filtrar apenas pelas opções gratuitas.

8. Gratisography

O nome curioso mostra a especialidade do Gratisography: imagens criativas, inusitadas e diferentes. Todas são gratuitas — essa é uma grande vantagem. Além disso, nem é preciso logar para fazer o download. Por isso, se você está procurando algo diferente, aproveite esse banco de imagem.

9. Travel Coffee Book

Especializado em fotos de lugares, o Travel Coffee Book traz imagens lindas de vários lugares do mundo. O site é pouco intuitivo. No entanto, é possível pesquisar. Para isso, clique no canto superior esquerdo, que tem um ícone parecido com uma aspas. Colocando o termo, aparecem as opções.

10. The Pattern Library

Por fim, a última opção também é bem diferente das anteriores. Isso porque The Pattern Library foca a criação de padrões, que podem ser baixados e utilizados em softwares como o Photoshop e o Illustrator. Além disso, podem ser utilizados para criar um visual diferente em outras imagens.

Com essa variedade de bancos de imagens gratuitos, você conseguirá encontrar o que precisa e nem vai demorar muito tempo para isso. Pode ter certeza! Então, que tal aproveitar?

Além disso, assine a newsletter da Mateada. Assim, você receberá os melhores conteúdos direto no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso