Criar um blog de sucesso é um desafio em meio a tantos competidores que se destacam com seus muitos anos de experiência. Sem dúvida, pode não ser fácil, além de envolver muito tempo e dedicação. Mas não é impossível.

E será que vale a pena começar um blog em 2022? É claro que sim. Apesar do avanço dos smartphones e dos aplicativos, os blogs não morreram. De acordo com pesquisas da SEMRush, empresas que produzem conteúdo para blogs geram um aumento de leads de 67% por ano (fonte).

As pessoas ainda desejam consumir conteúdos longos e aprofundados, e elas costumam ir atrás de artigos em blogs ou de vídeos do Youtube para tal. Como consequência, surge uma grande oportunidade para aqueles que querem monetizar seu blog ou torná-lo uma fonte de divulgação do seu trabalho.

Quer saber como criar um blog memorável que atrai diversas pessoas? Então, siga com a gente!

Determine o seu nicho

A primeira coisa que você deve fazer é refletir sobre o nicho do seu blog. Afinal, se você falar sobre todos os assuntos do mundo, não vai saber qual público você quer atingir de fato.

É recomendado nichar o seu blog para públicos menos amplos, pois isso reduz a concorrência, já que você vai trabalhar com grupos específicos. Além disso, quando você traz assuntos que abordam o mesmo tema, você evita gerar uma possível confusão no visitante, que poderia acabar afastando-o.

Para começar a pensar no seu nicho, faça os seguintes questionamentos:

  • O que você gosta de fazer no seu tempo livre? Você curte fotografia, ama ler, gosta de praticar esportes?
  • Sobre quais assuntos você mais gosta de falar?
  • Dentre as opções que você pensou, qual você percebe que atrairia mais interessados? Aqui, é legal fazer uma pesquisa com os seus amigos e em grupos sociais para validar os assuntos nos quais você está pensando.

Escolha uma plataforma de CMS

Agora, vamos para a parte prática? É hora de escolher a plataforma de CMS onde você vai gerenciar o seu blog. Existem diversas opções no mercado, como o WordPress, o Blogger, o Medium e o Wix.

Segundo o Kinsta, o WordPress detém 65% de participação de mercado para sistemas de gerenciamento de conteúdo, incluindo blogs e também ecommerces. (fonte)

Na plataforma, é possível customizar o seu site de muitas maneiras, adicionando plugins e mudando o layout. Além disso, o suporte do WordPress é ótimo.

O Blogger também é uma boa plataforma, mas suas opções de customização são mais limitadas.

Escolha uma hospedagem e um nome de domínio

O próximo passo é escolher o seu nome de domínio e uma empresa de hospedagem para o seu site. Vamos ver o que é cada um deles.

Nome de Domínio

O seu nome de domínio é o endereço do seu site. Portanto, é crucial prestar muita atenção nessa etapa para não cometer erros e se arrepender depois.

Procure sempre terminar o nome do seu domínio com “.com” ou “.com.br”. Há outras variações, como o “.org” ou o “.net”, mas o melhor para a otimização do seu site são as extensões terminando em “.com”.

Leve em consideração os seguintes fatores na hora de criar o seu nome de domínio:

  • Crie um nome curto e fácil de pronunciar;
  • Se você é uma marca, use o nome da sua marca;
  • Não duplique caracteres só porque um nome está indisponível. Isso faz com que as pessoas errem na hora de digitar o endereço.

Hospedagem

O serviço de hospedagem possui a responsabilidade de manter o seu site online todos os dias. Todos os arquivos e dados do seu site ficarão guardados na hospedagem para o bom funcionamento do site.

A hospedagem é similar a um aluguel de apartamento: você precisa mantê-lo em dia para que esse espaço online continue funcionando. Mas calma! Boa parte das hospedagens cobram um valor anual que não é caro, além de oferecerem o serviço de nome de domínio.

Essas são algumas opções de provedores de hospedagem no Brasil:

  • Hostgator;
  • Hostinger;
  • Locaweb;
  • GoDaddy;
  • King Host;
  • UOL Host.

Para escolher o serviço certo para você, analise os planos oferecidos e veja quais estão de acordo com o que você precisa.

Desenvolva o seu branding

Para criar um blog memorável, é essencial que o seu site tenha uma identidade própria. Do contrário, ele só será mais um entre tantos. Portanto, desenvolva bem o seu branding.

Planeje o design do site, a linguagem que será utilizada e os tipos de postagens. Isso vai te ajudar a ter um tom de comunicação uniforme que será facilmente reconhecível pela sua audiência.

Crie conteúdo memorável

Chegamos em uma das partes mais importantes da criação de um blog memorável: o conteúdo! Sem um bom conteúdo de qualidade, você dificilmente vai conseguir ter sucesso na Internet. Portanto, planeje bem o seu conteúdo.

Para começar esse planejamento de conteúdo, faça uma pesquisa de palavras-chave para identificar quais palavras o seu público mais usa. Você também pode consultar fóruns e redes sociais para entender as dúvidas da sua audiência e usar isso como um gerador de ideias.

Defina os tipos de conteúdos que você vai criar: serão artigos, infográficos, ebooks, vídeos? Depois, comece a criar o seu calendário editorial para estabelecer uma frequência e constância de postagem.

Esteja à frente nas tendências

Falando ainda de conteúdo, procure sempre estar à frente das tendências dentro do seu nicho. A dica aqui é: poste sobre o assunto certo na hora certa.

Muitas vezes, os blogueiros conseguem bons resultados quando identificam um tema ainda pouco explorado, mas que está começando a bombar no momento. O truque é saber detectar o momento certo para postar sobre aquele conteúdo, sem deixar o tema saturar demais.

Portanto, seja o tipo de produtor de conteúdo que está sempre ligado no que está acontecendo. Busque informações novas em sites em outras línguas, por exemplo. Essa dica ajuda muito.

Aplique SEO

Não basta criar conteúdo útil e relevante para ter um blog memorável. Além de tudo isso, você precisa entender de SEO. Sem as estratégias e as táticas corretas, o seu site corre o risco de ficar muito atrás dos concorrentes.

SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de sites para os mecanismos de busca. O objetivo dessa técnica é melhorar o posicionamento de um site no ranking do Google. Portanto, é imprescindível dominar as boas práticas de SEO se você quiser aparecer nas primeiras páginas desse buscador.

Essas são algumas das práticas de SEO as quais você deve prestar atenção na hora de otimizar o seu site:

  • Otimização de conteúdo;
  • Palavras-chave;
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Otimização de imagens;
  • URLs amigáveis;
  • Link building;
  • Design responsivo.

É claro que existem muitas outras práticas. Essa é apenas uma amostra do quão grande a área de SEO ainda é e o quanto você precisa estudar para se manter atualizado.

Crie estratégias de marketing

Outra etapa fundamental na criação de um blog de sucesso é o marketing digital. Para divulgar o seu blog e trazer mais tráfego para ele, você deve aplicar estratégias que podem envolver redes sociais, email marketing, guest posting, entre outros.

A colaboração entre blogueiros através do guest posting é uma ótima maneira de expandir a sua audiência. Além disso, existem redes sociais que valorizam os blogs e os sites, como o Pinterest. Aproveite e saiba agarrar essas oportunidades!

Bem, por fim, podemos concluir que criar um blog memorável é uma tarefa árdua e que sua criação envolve muito mais do que apenas a escrita e a criação de conteúdo. Contudo, ao fim da jornada, ver os resultados se torna muito recompensador.

E aí, gostou do conteúdo? Continue ligado nos próximos artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso