A maior parte das pessoas não compreende a diferença entre rapidez e agilidade.

Mas distinguir esses conceitos é fundamental para entregar projetos com melhores resultados e aumentar o valor da marca junto ao cliente. E isso vale para qualquer outro setor além do marketing digital, viu?

Para entender essa diferença crucial para o seu negócio, imagine-se no trânsito, em horário de pico e totalmente travado. Você está em uma Ferrari de 6 cavalos, e ao seu lado está uma lambreta.

Quem é o mais rápido e quem é mais ágil?

Logicamente, a Ferrari é muito mais rápida. Porém, a rapidez não adianta muito no engarrafamento, não é mesmo?

Nesse contexto, a lambreta, embora seja menos potente, se adapta melhor a situação e consegue lidar com o cenário de forma ágil.

E é basicamente isso que o gerenciamento ágil propõe: encontrar o melhor jeito de lidar com cada projeto, diminuindo os riscos de fracassos e elevando o potencial de sucesso de cada entrega.

Gestão ágil de projetos e marketing digital: o que têm a ver?

Todo e qualquer negócio é baseado na relação entre produto e cliente. E o que o marketing digital faz? Ele trabalha essa relação, levando o cliente até o produto ou trazendo o produto para perto do cliente.

Seguindo esse conceito, a gestão ágil está para o marketing, assim como o marketing está para a divulgação e venda de produtos. Afinal, ele acaba promovendo melhores entregas e mais valor para o cliente final.

Em síntese, a gestão ágil está sempre pensando no usuário e sua experiência com o produto digital.

Isso porque a agilidade traz o usuário como centro de tudo, ouvindo o que ele tem a dizer e tratando os desenvolvimentos de forma assertiva, para entregar projetos bem-sucedidos e satisfatórios.

O gerenciamento ágil trabalha todas as etapas do desenvolvimento de um produto. Ele acompanha e participa de toda a jornada até a chegada nas mãos do cliente, até mesmo auxiliando as estratégias de marketing.

Mas não para por aí! A gestão ágil também trabalha o posterior da entrega do produto através do processo de melhoria contínua.

Sendo assim, unindo esses dois conceitos tão relacionados, chega-se ao Agile Marketing.

Entendendo o processo de melhoria contínua

O processo de melhoria contínua é fundamental para que você e sua marca não percam o seu lugar no mercado.

Isso porque trata de avaliações constantes e da implementação de aprimoramentos em produtos já existentes.

O Uber é um exemplo perfeito para ilustrar o processo de melhoria contínua. Quando o aplicativo foi lançado, tudo o que o usuário podia fazer era: chamar o carro e pagar.

Hoje, você faz denúncias à polícia, divide a viagem, programa paradas extras, escolhe entre várias modalidades de transporte, entre outras funcionalidades.

E isso é o resultado de uma gestão ágil que trabalha em todas as vertentes e etapas dos projetos do Uber, incluindo o marketing.

Entenda porque você precisa fazer a transição para a gestão ágil

Você vive em um contexto global, onde negócios digitais abrem e fecham a cada minuto. Pesquisas de mercado indicam que, desde o início da pandemia, já foram criados mais de 100 mil e-commerces.

E eu te pergunto: você já parou para pensar quantas dessas novas lojas são suas concorrentes?

Mais de 60% das empresas a nível mundial já aderiram à gestão ágil. Isso acontece porque esse modelo de gerenciamento envolve todas as etapas e processos de criação de um produto.

Ou seja, é feito o acompanhamento desde os critérios necessários para aceite do projeto e a criação da história com o usuário, com participação ativa no processo de desenvolvimento, teste e validação, até o marketing digital, a experiência do usuário e o processo de melhoria contínua.

Quer entender mais sobre a gestão ágil de projetos? Acesse o site https://www.brunafonseca.pro.br/conteudo e fique por dentro do conteúdo de uma das melhores especialistas do ágil no Brasil.

Para aprender como aplicar o Scrum no marketing digital e em outras instâncias da gestão de projetos, se inscreva agora mesmo no Curso Scrum Training. Ele é ministrado por Bruna Fonseca, agilista e professora que já formou mais de 600 alunos.

Ao longo de sua carreira, Bruna desenvolveu uma didática que traz todo o conhecimento que você precisa para impulsionar sua carreira e seus negócios, além de descomplicar o universo ágil de uma forma que você nunca viu!

Conclusão

A gestão ágil é fundamental no processo de adaptação às mudanças, uma das características mais básicas do marketing digital.

Afinal, são tantas modificações na economia, no público e na concorrência que esse modelo de gerenciamento influencia, trabalha e engloba diretamente a gestão de marketing!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso