Conseguir acertar nas estratégias de marketing é uma tarefa essencial para as empresas diante de um mercado acirrado. Nesse contexto, o guest post e o co-marketing são ações que entregam importantes resultados para omarketing de conteúdo.

Ambas as práticas, quando unidas, impactam os consumidores de uma maneira que, isoladamente, não obteria os mesmos resultados. Entretanto, muitos gestores enfrentam certa resistência para elas, uma vez que há a necessidade de trabalhar com outras empresas.

Ficou interessado? Então acompanhe o nosso artigo!

Entenda o que é guest post e co-marketing

Como o nome já diz, o co-marketing é a parceria entre duas organizações que compartilham um mesmo público-alvo e se unem estrategicamente para potencializar os resultados das suas estratégias.

No mundo digital, os principais formatos que podemos encontrar são: e-books, infográficos, webinars e guest posts — sendo que este último é uma estratégia para quem deseja enriquecer o entendimento do seu leitor em um assunto que vem sendo tratado ao longo da jornada do cliente.

Esse processo, em vez de ser feito no seu próprio site, será realizado no canal de uma empresa parceira.

Conheça os benefícios

Ao utilizar essa estratégia, você pode ampliar o alcance do seu público, que normalmente não seria atingido em seu próprio blog. Esse é um resultado importante, entretanto, ele não é o único. Confira os principais benefícios:

Alavancar a audiência

Assim como você, diversas outras empresas do mesmo segmento já trabalham com blogs para conquistar um fluxo satisfatório.

Contudo, por melhor que seja o trabalho de marketing, esse é um processo lento. Com o guest post e o co-marketing, escrever em outro site e direcionar para o seu possibilita atingir um público que até então não era alcançado.

Conquistar maior influência no mercado

Já percebeu que ao longo da vida muitas pessoas buscam estar próxima de outras que já são reconhecidas pelo público?

O mesmo acontece no mundo digital. Criar parcerias com portais e blogs que já são conhecidos mostrará autoridade sobre o assunto.

Quem trabalha com marketing digital sabe da importância do SEO. Por isso, investir na construção de bons links é uma importante estratégia para o alcance orgânico. Quanto mais links qualificados a sua empresa receber, maiores serão as suas chances de aparecer nos primeiros resultados em mecanismos buscas.

Saiba como conseguir realizar as duas estratégias

Para alcançar os resultados do guest post e o co-marketing não basta propor parcerias sem critério. Durante essa etapa, planejar e encontrar a parceria qualificada são as chaves para o sucesso.

Abaixo temos breves dicas que podem auxiliar esse processo:

  • Escolha um bom parceiro: foque nas referências do site, examine o conteúdo e a audiência. Também vale conferir se ele não é um concorrente direto.
  • Construa um bom relacionamento: procure conversar e se inteirar sobre as estratégias. Com isso, você cria um bom relacionamento antes de tentar publicar em seu canal.
  • Apresente uma boa proposta: planeje e apresente uma ação em que os dois lados sejam beneficiados. Qualquer ideia vale, então invista na criatividade.
  • Tenha algo para mostrar: é impossível conseguir a sonhada parceria se você já não tiver um conteúdo e mensuração de resultados. Assim como você, eles precisam te avaliar.

Quando você realiza as duas estratégias de forma bem planejada, e a união das empresas é saudável para ambos, as chances de garantir bons resultados, como o tráfego qualificado, backlinks de qualidade e autoridade digital tornam-se consideravelmente maiores.

É importante manter o foco na qualidade do conteúdo.

Lembre-se de manter seu foco na qualidade de seu conteúdo. A qualidade é mais importante do que a quantidade quando se trata de causar uma impressão duradoura junto aos leitores. Não se sinta tentado a preencher espaço sem motivo, apenas porque você sente que precisa dizer algo ou preencher um requisito de contagem de palavras.

É muito melhor para um autor se ele puder transformar seus pensamentos e idéias em um bom conteúdo que ressoe bem com o público, em vez de sacrificar todo esse tempo trabalhando arduamente para conseguir frases de preenchimento o mais rápido possível para que eles possam atender a algum requisito arbitrário de contagem de palavras

Conclusão

Como você percebeu, estratégias de guest post e co-marketing já são aplicadas no meio digital. Entretanto, por trabalhar com outras empresas, existe certa resistência, mesmo com tantos benefícios.

Aproveite e confira como agências digitais podem te ajudar a aplicar as duas práticas. Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso