Você se lembra de quando os anúncios eram feitos apenas em jornais, rádios e panfletos? Não faz muito tempo, mas as coisas mudaram bastante. Hoje, o médico pode investir no marketing digital para medicina e alcançar resultados inimagináveis.

Com um mercado de trabalho cada vez mais inflado, é difícil encontrar um profissional que não deseja se destacar. Para isso, além de se qualificar e estar atento às tendências, como os cursos de cannabis medicinal, é preciso pensar em formas eficientes de divulgar o seu trabalho.

Na era digital, não há nada mais inteligente do que investir na internet, certo? Se você ainda tem receio de seguir este caminho ou tem dúvidas sobre os reais resultados dessas ações, não deixe de conferir este post até o final!

Bem-vindo ao mundo digital!

Não importa a sua idade ou a sua profissão, é provável que já esteja sendo impactado pelas transformações digitais ocorridas nos últimos anos. Esse é um caminho natural e está atrelado à própria evolução da sociedade.

A tecnologia é uma aliada do homem moderno e caminha para tornar seu dia a dia mais prático, rápido e confortável. Mais do que isso, além de todas as ferramentas que nos ajudam a poupar tempo e dinheiro, fomos apresentados a uma nova fase da comunicação humana.

O brasileiro entrou de vez no mundo digital e, atualmente, é o povo que mais gasta tempo nas redes sociais. Somos totalmente adeptos a essa realidade e usamos a internet o tempo todo e com diferentes objetivos: pesquisa de preços e profissionais, tirar dúvidas, comprar e interagir com outras pessoas.

O que já sabemos é que essa é uma tendência que veio para ficar. Então, o que um bom profissional deve fazer é aproveitar bem as oportunidades à sua frente.

6 motivos para investir em Marketing Digital para medicina

Antes de tudo, tenha em mente que o marketing digital para medicina oferece aos médicos estratégias poderosas para personalizar seu contato com pacientes e colegas. Esse é um cenário que deve se fortalecer ainda mais e que merece sua atenção.

Ainda que você não tenha uma clínica e atue de forma autônoma, se quiser crescer no mundo digital de hoje precisará colocar em prática essas práticas. Obviamente, não estamos falando em abandonar as estratégias tradicionais, mas em aprender como combiná-las a favor da sua imagem. Veja como isso pode ajudar a sua carreira!

Seus pacientes estão na internet

Como já mencionamos, a internet mudou o comportamento das pessoas. Com isso, é cada vez maior o número de pessoas que pesquisam por profissionais em sites de busca.

O que estamos querendo dizer é que se o paciente está procurando pelo médico na internet, então você precisa estar lá. Como profissional da área, ignorar o fluxo de pacientes que pode vir dos anúncios online é um erro.

Isso vale para qualquer especialidade! Ter uma imagem digital forte e estar presente nas redes sociais atrai pacientes em potencial e ajuda a criar um relacionamento sólido com os que já confiaram no seu trabalho.

É mais fácil atingir o público certo

Imagine uma campanha de marketing tradicional, veiculada em um jornal da sua cidade. De modo geral, você não tem controle sobre quem ela atingirá, sendo até difícil mensurar os resultados desse investimento.

Com o marketing digital, isso é bem diferente. Na prática, a estratégia pode ser personalizada e destinada ao público que você deseja. Essa segmentação do mercado o ajudará a falar com as pessoas certas, ou seja, aquelas que podem ser seus pacientes.

Isso é feito com base em ferramentas modernas e inovadoras, presentes nas principais plataformas do mercado. O Facebook e o Instagram, por exemplo, te permitem pesquisar por grupos em determinadas regiões, por interesses e até idade.

É mais barato do que o marketing tradicional

Se você não tem um grande orçamento para marketing, apostar no digital é a melhor estratégia. Médicos que acabaram de se formar podem se assustar com a concorrência e a dificuldade de conquistar a confiança dos pacientes, mas o marketing digital pode quebrar algumas barreiras.

Na internet, todos têm a oportunidade de crescer e se tornaram referência. Você só precisa aprender a usar as ferramentas certas e aprender a conversar com o seu público.

Para isso, é possível apostar no marketing de conteúdo, redes sociais e SEO. Enquanto um anúncio na televisão é extremamente caro, você consegue investir na internet, mesmo com pouco dinheiro disponível.

Facilita a interação e comunicação com os pacientes

Já sabemos que a medicina é uma área dinâmica e precisa acompanhar as demandas dos pacientes. Isso quer dizer que o médico precisa ficar atento às tendências e ouvir do seu público aquilo que ele precisa.

O marketing digital para medicina pode ser a solução para manter-se atualizado e conseguir ajudar o maior número de pessoas. Afinal, você terá em mãos informações valiosas, graças à facilidade de interação e comunicação com seus seguidores.

Vale destacar que os métodos tradicionais são unilaterais: você apenas coloca as informações na mídia, mas não consegue interagir e conversar com o público. Com os blogs e redes sociais esse problema é superado e você está sempre disponível para conversar, ouvir sugestões e entender as necessidades dos pacientes.

Ajuda a construir sua reputação online

Ter uma imagem forte e sólida é tudo o que um médico deseja, não é mesmo? Mas isso exige tempo e dedicação. E o pior: um pequeno erro pode colocar tudo a perder, dando uma impressão equivocada aos seus pacientes.

Porém, o marketing digital pode ajudar o médico a se posicionar no mercado de forma mais rápida e a construir uma reputação online que transborda para o mundo real. Em seus canais, é possível proporcionar boas experiências, apresentar seu currículo e demonstrar como você está preparado para exercer sua função.

Seus colegas já estão investindo em marketing digital

Por fim, lembre-se de que seus colegas já estão investindo em marketing digital. Em um mercado tão competitivo, ignorar essa informação e insistir em velhos métodos de divulgação não é uma boa ideia.

Não perca mais tempo e comece a trabalhar sua imagem no mundo digital. Mas não faça isso de qualquer jeito! Estude e invista em estratégias eficientes e que estejam de acordo com o seu orçamento.

Conclusão

O marketing digital para medicina é, sem dúvidas, uma prática extremamente importante no mundo atual. Adaptar-se a novos cenários é o que o ajudará a se destacar no mercado e você não conseguirá fazer isso se insistir em práticas do passado.

Lembre-se de que não ter uma boa estratégia pode te atrapalhar a alcançar o sucesso. Afinal, você terá mais dificuldades para atingir seu público potencial e estará em desvantagem em relação aos seus colegas de profissão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso