Equipe de agência com Scrum Master, Product Owner e Team aplicando os princípios do scrum no marketing digital
Fonte: Freepik

Olá, pessoal, bem-vindos a mais um texto da nossa coluna sobre agilidade, aqui no portal Mateada. O assunto de hoje é sobre os papéis assumidos pelo Scrum Master, Product Owner e o próprio Team, no contexto do marketing digital.

E gostaria de começar já com uma informação que sintetiza tudo. Pois, independente da empresa e do setor, os papéis não mudam. Isso é: o Scrum Master, o Product Owner e o Team desempenharão os seus respectivos papéis em uma empresa de marketing tanto quanto desempenhariam em uma empresa de Tecnologia e desenvolvimento de Software, por exemplo.

Ou seja, mesmo tendo nascido para atender a área de desenvolvimento de software, o Scrum com seu conceito, princípios e valores transcende-a, mas os papéis não. Eles vão continuar desenvolvendo suas devidas funções mesmo que não estejam desenvolvendo software.

Vejamos!

Os papéis do Scrum no Marketing

Um team de marketing é composto por vários profissionais, tem o especialista em SEO, o Designer, a Equipe de Redação, Trade, e tantos outros que desempenharão suas funções, juntamente com o Product Owner e o Scrum Master que devem desempenhar as suas.

E quais seriam essas funções?

O Product Owner no Marketing

O Product Owner (PO) irá construir o backlog de atividades, aplicar uma técnica de priorização para deixar tudo priorizado, e irá estimar com o team o esforço necessário para que tudo seja executado.

Lembrando que o PO não deve estimar nada sem a participação do team de desenvolvimento, por mais simples que pareça ser.

Além disso, é papel dele levar as atividades para a sprint e acompanhar as entregas até que elas sejam feitas ao final do ciclo da sprint (de 2 a 4 semanas).

O Scrum Master no Marketing

O Scrum Master, no que lhe cabe, deverá apoiar as pessoas, ajudar a tirar os impedimentos, conduzir algumas cerimônias e ser o guardião do Framework Scrum, apoiando o PO e o Team nos ritos.

Conclusão dos papéis Scrum no Marketing

Com relação ao Framework Scrum, além dos papéis não mudarem, tudo o que se aprende é válido e se aplicado corretamente funcionará nas agências de marketing também.

Falo por experiência própria, pois já implementei o Scrum em algumas Agências de Marketing Digital ao longo da minha carreira, e também realizei treinamentos com times que foram um sucesso.

Mas, é preciso conservar os valores, princípios e conceitos do framework. Essa é a premissa a ser seguida.

Quer conhecer mais sobre os conceitos, princípios e valores Scrum, e aprender de um jeito simples a implementar esse framework na sua agência de marketing? Conheça Treinamento Scrum.

Esse é o curso certo. Nele você irá tirar suas dúvidas e colocar o Scrum em prática, aprendendo a aplicá-lo em projetos reais do seu dia a dia.

Hoje o SCRUM é utilizado em mais de 60% dos projetos em todo o mundo, por ser um framework de gerenciamento de projetos que trabalha de forma ágil, usando várias técnicas, e abrangendo desde a organização até o desenvolvimento de produtos complexos e adaptativos com o mais alto valor.

Aprenda a fazer releituras frequentes dos planejamentos estratégicos e se atualize sobre informações da área que irão agregar para o desenvolvimento dos seus projetos de marketing digital e da sua empresa.

Afinal, o curso foi inteiro desenvolvido por mim e pensado estrategicamente para ajudar na implementação em todos os setores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso