Como criar uma visão estratégica para agências de marketing?

Precisamos falar sobre como criar uma visão estratégica para agências através de ORK’s. Esse é um tema importantíssimo para as agências de marketing que querem dar mais cadências aos seus projetos e reduzir a quantidade de falhas em seus ciclos.

Vamos lá?

O que é o OKR, para que serve e como funciona

O Objectives and Key Results – OKR, é um termo em inglês, e sua tradução quer dizer: Objetivos e Resultados-chave. Trata-se de uma Métrica Ágil de gestão de desempenho com foco em resultados.

E justamente por ter o foco no resultado os OKR’s devem ser simples o suficiente para que todos os integrantes ou membros do time entendam e estejam aptos para alcançá-los.

E nesse conteúdo quero te contar por que o OKR pode ajudar nos projetos de agências de marketing e como criar uma visão estratégica usando-o. Mas, sobre como criar uma visão estratégica para agências através de ORK’s, falarei na sequência. Primeiro quero abordar o porquê o OKR pode ajudar as agências de marketing.

Vejamos:

O OKR pode ser definido como um conjunto de objetivos inter-relacionados com ciclo de 3 meses, que visam contribuir para a estratégia da organização, e se comporta como uma ferramenta para ajudar na comunicação interna, conseguindo integrar as equipes através da transparência.

Mas, para não ficar muito extenso esse conteúdo, pois a ideia é que ele seja prático, vou sugerir como leitura “OKR não é utopia!”, caso você queira entender um pouco mais sobre esse tipo de objetivo.

Por aqui seguimos focados em:

Como criar uma visão estratégica para agências através de ORK’s

Para usar o OKR nas suas estratégias, as agências de marketing digital devem definir os objetivos e Resultados Chaves de curto prazo. Esses resultados chaves devem ser passíveis de serem alcançados em um período de 3 meses.

Lembrando que eles precisam atender às características de serem inspiracionais, aspiracionais e atingíveis. Ressalto que para cada objetivo traçado, deve-se estipular 3 resultados-chave:

1- Métricas – obrigatoriamente os resultados-chaves tem que ter um número, para que se tenha clareza de onde se está e onde se quer chegar.

2- Ter Iniciativas – uma vez que você precisa alcançar os números para atingir os seus resultados chaves que te levam mais próximo do seu objetivo, você também precisará entender quais são as iniciativas que devem ser feitas para isso. Como iniciativas, estamos falando de ações que vão te levar a alcançar os resultados chaves.

3- Bruna, qual é o terceiro? – EM RESUMO: se o seu objetivo for se tornar referência em SEO, você vai precisar traçar resultados chaves que te conduzem a uma mudança de patamar e iniciativas para alcançá-los. E não esqueça de voltar para revisá-lo a cada 3 meses. Entendido?

Bom, tudo isso que eu trouxe aqui é só a base do OKR, e ser referência em SEO é só um exemplo. Você pode usar o OKR para qualquer outro objetivo que tenha dentro da sua agência de marketing. Pois, como eu disse, esse artigo tem a ideia de ser bem prático.

Eu vou ficar por aqui, mas se precisar de mim ou quiser ter acesso a outros conteúdos meus, é só clicar aqui.

Até 2023!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso