Agile Marketing para agências de marekting

Os termos gestão ágil e metodologias ágeis são muito comuns na indústria e na área de desenvolvimento de software, e têm se tornado cada vez mais frequentes no dia a dia das agências de publicidade, marketing e comunicação.

Essa adesão ficou conhecida como Agile Marketing e propõe soluções para as necessidades latentes do mercado por inovação, produtividade, flexibilidade e melhoria na qualidade dos projetos, muito embora, as metodologias e frameworks tenham ficado conhecidos apenas recentemente (em 2001).

Acontece que com as cobranças diárias por resultados, se fez necessário novos desafios no campo da gerência de projetos também nas agências de marketing.

E com o mercado tendo ficado mais exigente, e demandando cada vez mais entregas de valor aos clientes, a gestão ágil tornou-se a forma mais rápida de fazer as mudanças necessárias, reduzindo custos, aumentando a produtividade e qualidade, além da eficiência dos times de projetos.

Gestão ágil: o dia a dia das Agências de Marketing

O dia a dia das agências de marketing inclui prazos de entrega apertados, mudanças repentinas de prazo e prioridade, clientes extremamente exigentes, jobs complexos e campanhas que acabam ficando para a última hora.

E nesse cenário, cada vez mais, metodologias e frameworks, como, por exemplo, o Scrum e Kanban têm crescido e se difundido. Isso acontece devido a sua capacidade de simplificar a gestão, o próprio desenvolvimento e também a entrega de projetos complexos.

É sobre essa capacidade que vamos falar no próximo tópico.

Como ser ágil em projetos de marketing?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que ser ágil em projetos de marketing, é o mesmo que oferecer oportunidades de negócio e entregar soluções para problemas do dia a dia das agências de maneira criativa e efetiva aos seus clientes.

E isso pode ser feito por meio da utilização de dados, informações e análises ou por implementação de testes, avaliando os resultados das campanhas e iterando rapidamente em cada ciclo de projeto.

O Framework Scrum, por exemplo, pode ajudar uma equipe de Agile Marketing a executar campanhas inteiras, bem como criar novos conteúdos e facilmente fazer a gestão das novas ideias e prioridades dos clientes.

Como especialista em Scrum e gestão ágil de projeto, tenho certeza de que o agile pode ajudar você a gerar mais resultados para a sua agência e seus clientes.

Pensando nisso, trago aqui algumas dicas que ajudarão você a utilizar o marketing ágil no dia a dia da sua agência.

Agile Marketing para agências: como aplicar a metodologia que tornará sua equipe mais produtiva

Ter times multifuncionais é o ideal. Isso porque os times multifuncionais têm as habilidades necessárias para que todas as tarefas contidas na sprint sejam desenvolvidas de forma eficiente e com qualidade.

Isso quer dizer que os times devem ser grandes? Não. Muito pelo contrário, os times ágeis têm por características serem enxutos (compostos de 5 a 10 pessoas).

Dentro de um time ágil devem estar os seguintes papéis:

  • Scrum Master que é o “guardião” do ágil no time. É ele que irá remover os impedimentos levantados pelo time e garantir que todas as práticas ágeis sejam seguidas.
  • Product Owner ou Marketing Owner que é o representante do cliente. Ou seja, ele é o contato entre o time e o cliente, e responsável pela priorização das atividades contidas em cada ciclo de entrega.

Sobre o Product Owner ou Marketing owner, também cabe dizer que ele precisa ter uma visão geral do que vai ser entregue em todas as sprints, bem como deve gerenciar o acúmulo de tarefas de acordo com essa visão. De modo geral, é ele quem diz ao time o que ele tem que fazer e quando.

O time de Agile Marketing da sua agência deve trabalhar para diminuir a burocracia e falhas de comunicação.

Faça reunião diária, o que chamamos de Daily (que não deve passar de 15 minutos), ela ajudará a manter o time engajado e focado nas entregas, dando visão da cadência das atividades durante o ciclo da sprint.

Tenha como base para essa reunião, 3 perguntas:

  • O que você fez ontem?
  • O que você fará hoje?
  • Há algum impedimento no seu caminho?

A Daily é uma reunião, na qual os membros da equipe assumem compromissos perante aos demais, e todos ficam sabendo sobre qual trabalho já foi feito e qual ainda precisa ser feito.

Antes de finalizar, gostaria de dizer que essas são dicas práticas que vão te ajudar a ter um time mais engajado e produtivo. Contudo, eu sempre reforço a necessidade de treinamento corporativo e/ou uma consultoria para ajudar no processo de gestão ágil.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso