Atualmente, vivemos um contexto digital no qual recebemos diversos estímulos o tempo todo. Além de nossas rotinas estarem cada vez mais rápidas e estressantes, captamos informações que surgem de todos os lados.

Em meio a tudo isso, cultivar relacionamentos se torna fundamental para as empresas. Hoje, com o ecommerce, as pessoas têm acesso a diversas marcas e produtos. E para se destacar entre os concorrentes, é preciso fidelizar.

Um ótimo jeito de fazer isso é agradecer ao cliente, seja por uma compra ou parceria. Esse tipo de ação fará o consumidor guardar a marca na sua memória afetiva, podendo resultar até mesmo em mídia orgânica, graças ao potencial viral dessa estratégia.

Nesse artigo, nós vamos te ensinar a escrever uma carta de agradecimento ao cliente perfeita para que você possa gerar ainda mais frutos na sua organização. Continue com a gente!

Por que escrever uma carta de agradecimento ao cliente é importante?

Ter uma cultura centrada no cliente é fundamental se você quiser sair na frente de outras marcas. Em um mundo cada vez mais conectado, é necessário investir em marketing de relacionamento.

Às vezes, essas ações são pequenos gestos que podem parecer bobos, mas fazem muita diferença na hora da tomada de decisão do cliente, quando ele repensar se deve comprar novamente ou não.

Muito mais do que focar somente em preços e benefícios, ações de relacionamento ativam as nossas emoções, fazendo com que nos tornemos verdadeiros fãs de uma marca.

Vamos ver abaixo alguns motivos que fazem a carta de agradecimento ao cliente ser tão importante.

Experiência do cliente mais positiva

Durante a jornada do cliente, você deve oferecer a melhor experiência possível. Hoje, se fala muito em customer experience, que é exatamente isso: envolve não somente a compra do produto, mas todos os processos de consumo antes e também depois.

É bem provável que a sua marca erre em algum momento, então, é legal agradecer ao cliente pela confiança e paciência, enviando uma carta e um mimo. Isso vai tornar a experiência dele muito mais agradável, deixando-o feliz.

Pós-vendas mais otimizado

Não pense que só porque o seu cliente comprou de você significa que acabou por aí. Bem pelo contrário: o processo continua com o pós-vendas. Aproveite esse momento para enviar sua carta de agradecimento de forma estratégica, e assim, garantir inclusive alguns upsells e cross sells.

Fidelização de clientes

Outro grande motivo para enviar uma carta de agradecimento ao cliente é a fidelização. Escrever uma mensagem querida para seus consumidores ajuda bastante durante esse processo, mantendo a marca na mente das pessoas por mais tempo.

Quando você tem clientes fiéis a sua marca, você tem um verdadeiro pote de ouro ao seu lado. Essa é uma ótima vantagem competitiva que pode trazer fãs e até mesmo embaixadores. Já pensou poder contar com seus clientes para divulgar sua empresa organicamente?

Além disso, a fidelização possui grandes benefícios, como reduzir o CAC (custo de aquisição de cliente), já que é muito mais caro atrair novos clientes do que atrair antigos.

Mais visibilidade

Como já comentamos acima, ter fãs da sua marca acaba resultando em divulgação espontânea. Acredite, não são apenas os influenciadores que publicam nas redes sociais os seus “recebidos”. Pessoas comuns também fazem isso, e totalmente de graça!

Quando se trabalha a fidelização, seja com cartas de agradecimento ao cliente ou com outros tipos de presentes, a divulgação boca a boca também acontece. Afinal, todo mundo ama as marcas que mostram que lembram do cliente e todo mundo fala sobre isso.

Mas e agora, como escrever uma carta de agradecimento ao cliente?

Primeiramente, saiba qual o motivo do agradecimento. Isso vai te ajudar a ter uma ideia geral do que escrever na carta. Depois, divida a sua carta em 4 blocos principais. Nós vamos abordar eles agora.

Inicie a mensagem com o pronome adequado

No início da mensagem de agradecimento, você deve utilizar um pronome de tratamento adequado para começar a conversa. Defina isso de acordo com a proximidade que você tem com esse cliente.

Veja alguns exemplos:

  • Caro Pedro;
  • Prezado Pedro;
  • Prezado Sr. Pedro;
  • Prezado Sr. Pedro Oliveira.

Note que os últimos dois exemplos são muito mais formais do que os primeiros. Além disso, não se esqueça de mencionar a empresa onde você trabalha logo no início do texto.

É importante que você sempre trate o cliente pelo nome dele, já que isso deixa o texto mais parecido com um diálogo e também gera empatia.

Deixe claro o motivo do agradecimento

Em seguida, comece a sua mensagem falando porque você está agradecendo. Veja um exemplo abaixo:

Prezado Sr. Pedro Oliveira,

Nós, da (NOME DA EMPRESA), gostaríamos de agradecer a sua escolha! Obrigada por confiar em nossa empresa como intermediadora dos seus processos.

Explique porque você valoriza esse relacionamento

Deixe claro que você valoriza as trocas que você teve com esse cliente e explique o motivo disso. Nesse momento, procure expressar motivos consistentes e sólidos, e não desviar para elogios em excesso. Ademais, acrescente que a confiança dessa pessoa é muito importante para a empresa.

Veja mais um exemplo:

Nossa parceria é muito importante pra gente e temos certeza de que continuaremos levando essa relação adiante. Estamos confiantes de que nosso trabalho em conjunto se tornará um case de sucesso e um motivo de orgulho para ambas organizações.

Conclua a carta

Por fim, conclua o seu texto de agradecimento com um convite para uma ação – seja para um evento, uma visita ou uma ligação. Ou ainda, você pode finalizar falando que deseja que esse relacionamento perdure por muito tempo.

Veja um exemplo de fechamento:

Portanto, pedimos que o Sr. nos envie alguns dados sobre a sua empresa, preenchendo o formulário em anexo. Assim, já poderemos seguir com nosso trabalho e aprimorar ainda mais a nossa solução.

Atenciosamente, (NOME DO REMETENTE).

Como você pode ver, não é difícil escrever uma carta de agradecimento ao cliente. Basta seguir algumas regrinhas básicas e mostrar que você realmente valoriza aquela parceria. Com isso em mãos, você logo vai poder iniciar suas ações de marketing de relacionamento.

Gostou? Continue ligado em nossos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso