Se uma marca está inserida nas redes sociais, o ideal é que ela alcance um número interessante de seguidores para que o produto ou serviço atrelado a ela venda cada vez mais.

O Instagram, por exemplo, é uma das mídias digitais de maior crescimento no mercado online e garantir que uma empresa esteja se expandindo por meio dele, é uma estratégia muito inteligente.

No entanto, ganhar novos seguidores a qualquer custo não é uma boa ideia. Alguns sites oferecem a possibilidade de comprá-los. Entretanto, esse tipo de aquisição além de não trazer clientes em potencial, ainda pode penalizar o perfil que fez a compra.

Por meio desse método, é possível conseguir inúmeros seguidores, contudo, a maior parte deles terá pouca ou nenhuma utilidade para a marca e só irá atrapalhar a entrega de conteúdo para quem realmente está interessado neles.

Sendo assim, o segredo é conquistar um público engajado e qualificado para um bom posicionamento do perfil.

Pensando nisso, listamos 10 dicas para que você descubra como ganhar seguidores no Instagram. Quer saber mais? Continue com a gente!

Por qual razão uma marca deve investir no Instagram?

Segundo o levantamento realizado pela Opinion Box, o Instagram é uma mídia social com mais de 1 bilhão de pessoas cadastradas em todos os países do mundo (fonte). Além disso, possui mais de 60% desses usuários logados diariamente.

Essa é, sem dúvida alguma, a principal razão por nos depararmos com cada vez mais empresas dentro dessa rede. Se a persona de um negócio interage no Instagram, esse negócio deve ter um perfil e ser presente para criar vínculos com ela.

Investir no Instagram não é uma tarefa tão simples se o objetivo é crescer e atrair mais público interessado em determinado produto e serviço, mas também não é um bicho de sete cabeças.

É necessário estar por dentro das tendências, postar de maneira regular e interagir online com os usuários, sempre sendo cauteloso com o tom da conversa.

Quer entender um pouco sobre as formas de interação para ganhar mais seguidores? Acompanhe a leitura!

10 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram

Existem diversas maneiras de ganhar mais seguidores no Instagram, além das recomendações essenciais para um perfil, como:

  • Criação de identidade visual única e que represente a marca de maneira atrativa;
  • Engajamento com as contas que são relacionadas com o nicho do negócio;
  • Utilização de hashtags que promovam um maior alcance.

Separamos 10 estratégias de como ganhar mais seguidores no Instagram, confira agora!

Crie um perfil comercial

Essa primeira dica não implica diretamente na obtenção de um maior número de seguidores, mas é o passo inicial para poder acompanhar mais de perto todas as métricas e contas alcançadas.

Por meio de um perfil para empresa é possível inserir dados de contato e fazer anúncios que levarão o seu conteúdo para mais usuários.

É possível também utilizar o recurso chamado de Insights. Com ele, é simples descobrir os horários em que os seus seguidores estão mais ativos e interagem mais com as publicações, além de saber qual tipo de conteúdo chamou mais a atenção dos usuários.

Vincule o Instagram à outras redes sociais

Uma forma de divulgar o perfil e ganhar mais seguidores no Instagram é fazer a veiculação da sua conta nas outras redes sociais que você possui.

Para isso, basta acessar a área de opções do aplicativo, clicar em “contas vinculadas”, após isso, em “configurações” e selecionar as alternativas de preferência.

Feito isso, as postagens realizadas no Instagram, podem ser compartilhadas de maneira automática nas plataformas que você vinculou, como Facebook, Twitter, Tumblr, entre outras.

Desta forma, o alcance do seu conteúdo aumenta e o perfil será descoberto por outros usuários, aumentando as chances de novos seguidores.

Saiba tudo sobre o seu público

É fundamental que o seu perfil atraia o tipo de seguidor correto, que pode se tornar um cliente em potencial. Para isso, é necessário reservar um tempo para observar, coisas como:

  • Para que tipo de pessoas a marca é direcionada?
  • Qual é o público mais interessado no seu conteúdo? Homens? Mulheres?
  • Qual é a faixa etária das pessoas que interagem com as suas publicações?
  • Do que essas pessoas gostam? Qual o poder de compra delas?

Essa análise é o primeiro grande passo para desenvolver uma estratégia eficiente de Marketing de conteúdo para o seu Instagram.

Faça uma pesquisa das marcas que produzem produtos e ofereçam serviços similares aos seus e verifique como as pessoas interagem com ela. Acesse os perfis dos concorrentes e esteja atento às principais postagens que fazem e as hashtags que mais usam.

Anote tudo o que encontrar, e assim que você traçar a sua persona ideal, comece a agir!

Faça postagens frequentes

Já ouviu aquele ditado popular que diz: “Quem não é visto, não é lembrado?” Funciona exatamente assim com o Instagram. Manter a frequência de publicações é a forma correta para fidelizar o seu público.

Os seus seguidores precisam que você esteja presente na plataforma e que poste conteúdos atualizados a todo momento, é por isso que as pessoas seguem o seu perfil, elas desejam ver novidades.

Quando os usuários interagem com os seus posts, o engajamento aumenta, fazendo com que o algoritmo do Instagram tenha uma visão mais atenta ao seu perfil, indicando-o para mais pessoas.

Estabelecendo uma frequência de publicações, você certamente irá ganhar mais seguidores.

Sustente o engajamento da sua conta

Seu conteúdo precisa de interação, e você pode ajudar com essa missão. É fundamental que você dê o primeiro passo e estimule as pessoas a interagirem com suas postagens.

Criação de conteúdo que tenha relação com a marca, influencia outras pessoas da mesma área. Uma ótima opção é responder aos comentários feitos na sua publicação por meio de outras perguntas, que levarão o usuário a passar mais tempo no seu perfil.

Além de sustentar o engajamento da sua conta, você demonstra que se preocupa com a opinião dos seus seguidores e dispõe de um tempo para expressar isso.

Patrocine as suas postagens

Assim como os anúncios feitos no Facebook, a utilização dos posts patrocinados no Instagram promove a segmentação do público de interesse da marca.

Aproveite as postagens patrocinadas para divulgar eventos, chamar a atenção das pessoas que ainda não seguem o perfil, oferecer vantagens, criar promoções, dentre outras coisas que farão o usuário se interessar no seu conteúdo, especialmente os que ainda não te seguem.

Desta forma, outras pessoas terão acesso a suas postagens, aumentando as chances de seguirem o perfil.

Lembre-se que as postagens patrocinadas não são gratuitas e precisam ser bem planejadas para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Use hashtags e palavras-chaves

Antes das pessoas seguirem o seu perfil, elas precisam encontrá-lo, não é verdade? E no meio de tantos outros, é necessário que o seu se destaque.

Desde o ano de 2017, o Instagram liberou o recurso de seguir as hashtags, ou seja, as pessoas podem acompanhá-las como se fossem o perfil de alguém.

Logo, usando aquelas que possuem relação com o nicho que você atua, você dobra as chances de conseguir mais seguidores no Instagram.

Também é possível utilizar os campos de pesquisas para descobrir quais as hashtags que mais se encaixam com a marca.

Quando usadas de maneira correta, as hashtags são grandes aliadas para conquistar um público ativo e engajado.

Lembre-se que o limite de utilização de hashtags é de 30 por postagem, contudo, é recomendado que se use com moderação, mínimo de 5 e máximo de 10.

Uma outra opção bem semelhante às hashtags é o uso de palavras-chaves atraentes que obtêm um bom volume de busca, tornando-se uma estratégia interessante no alcance de mais seguidores no Instagram.

Se o seu perfil é de personalizados para festa, é fundamental destacar na publicação as palavras-chaves que mais se relacionam com o nicho, como por exemplo: “personalizados para festas”, “lembranças para festas”, dentre outros.

Desta maneira, os usuários que buscam por palavras semelhantes irão encontrar o seu perfil e segui-lo.

Publique stories, especialmente os interativos

Os stories é um dos recursos que promovem maior engajamento no Instagram. Isso porque, por meio dele é possível compartilhar fotos, vídeos, bastidores da empresa, enquetes e tantas outras informações que aproximam o perfil do público.

Além de tornar a conta mais humanizada, garante o interesse das pessoas que acompanham os stories diariamente e podem indicar para outros usuários.

Publicar stories interativos é uma excelente ideia, pois quando você incentiva uma pessoa a realizar determinada ação, como responder a uma enquete, por exemplo, ela fará e isso aumentará o engajamento da conta.

Com o aumento da interação, a possibilidade de atrair mais seguidores é ainda mais alta.

Utilize postagens em formato carrossel

As postagens em formato de carrossel no Instagram, permite que diversas fotos sejam inseridas em uma única postagem.

Além da possibilidade de mostrar mais produtos e serviços em um único conteúdo, também te dá a opção de fornecer informações relevantes diretamente na postagem e não apenas na legenda.

Este tipo de conteúdo gera muito engajamento, isso porque ele promove a sensação de curiosidade do usuário em passar as imagens para acompanhar a leitura.

Por meio do formato carrossel, os usuários permanecem mais tempo no perfil e interagem mais.

Escreva legendas interessantes e não esqueça do CTA

Grande parte das pessoas ainda pensam que por se tratar de uma rede social visual, o Instagram não valoriza o conteúdo escrito, e isso é um tremendo engano.

Experimente investir em legendas e pequenos textos interessantes que inspirem o seu público a ler a postagem até o fim.

Considere fazer perguntas, iniciar a publicação com histórias relevantes ou informações que condizem com a foto que está sendo postada.

As legendas são uma poderosa ferramenta de engajamento, mas devem ser condizentes com o que a postagem deseja expressar.

Além disso, você não pode esquecer de usar as CTAs ,também chamadas de Call-to-Actions, que na tradução significa: chamadas para ação, que se caracterizam por convidar o usuário a interagir com o conteúdo.

As CTAs chamam o leitor para comentar, curtir, compartilhar ou enviar o seu post para outras pessoas, além de estimular que ele visite o seu site ou se inscreva em sua newsletter.

Lembre-se que as chamadas para ação devem fazer referência com a postagem, ou seja, deve ter coerência com o conteúdo publicado. Isso aumenta o engajamento e ajuda na conquista de mais seguidores.

Outras dicas para aumentar os seguidores do Instagram

Além das dicas que deixamos aqui, algumas outras também podem te ajudar a alcançar mais seguidores para o seu perfil. São elas:

  • Parceria com influenciadores digitais;
  • Lives com empresas do mesmo nicho;
  • Compartilhamento de atualizações do mesmo segmento;
  • Uso de reels;
  • Sorteios no perfil;
  • Interação com outras marcas.

Todas as dicas citadas, quando realizadas em conjunto, geram resultados acima do esperado. Não tenha receio de colocá-las em prática, e não se esqueça: cada perfil é único, são as experiências que farão com que você encontre a melhor estratégia para o seu.

Quer saber mais sobre este assunto? Não deixe de acompanhar os próximos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso