O e-commerce é o método de vendas que mais cresce no mundo. As pessoas estão deixando de comprar em lojas físicas para comprar na internet, isto porque a facilidade de comprar de casa, produtos de qualquer lugar do mundo, é extremamente prático e atraente.
A internet é o lugar de milhares de lojas, a maioria das empresas possuem e-commerce atualmente, por isso acabou virando um mercado extremamente competitivo, onde quase todas as lojas virtuais possuem os mesmos produtos e serviços para oferecer.
Por este motivo é importante ter uma boa estratégia de Marketing Digital e usar técnicas de SEO para se diferenciar e atrair seu público.
Detalhes de uma boa descrição
Descrições são extremamente necessárias para converter e trazer resultados, as mesmas influenciam toda jornada de compra, portanto, é importante você levar em consideração diversas técnicas dentro do marketing, além de estudá-las antes de aplicar no seu e-commerce.
Veja abaixo tópicos que não podem faltar para montar sua descrição:
Público
É importante saber para quem você está oferecendo, o que seu cliente gosta e quais palavras e conteúdos vão atraí-lo mais. Se você escrever para o público certo, menos concorrência terá.
E se você ainda não sabe quem são seus clientes e possíveis clientes, dê um clique aqui em Persona para aprender e conseguir montar descrições baseadas na audiência correta.
Técnicas de SEO
Para rankear bem no google e ter uma boa conversão de clientes é necessário utilizar técnicas de SEO (palavras-chaves). Em descrição de produtos SEO não é uma opção que você possa descartar, é necessário usá-lo, isto porque, é ele quem vai fazer você liderar resultados de busca no google.
Título Chamativo
Um bom título para o produto no e-commerce faz toda a diferença, quanto mais objetivo e atraente for, mais chamará a atenção das pessoas para clicar no mesmo. Seja conciso e utilize o máximo que puder de palavras chaves. À esta altura você já sabe o que interessa seu público e quais as palavras que estão em alta nas pesquisas, faça uma junção e seja o mais criativo possível.
AIDA
Segmentando os passos necessários para uma boa descrição de e-commerce, utilize o método AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação). Ao aplicar este método você estará dando um passo à frente para saber mais sobre a Jornada de Compra do seu cliente, o que simplificará todos os passos acima.
Incluir imagens e vídeos
É um erro muito comum entre as empresas não colocarem fotos e vídeos em seus produtos. Precisamos pensar mais como os clientes, quando vamos fazer uma compra, o que gostamos de olhar? Exatamente, imagens.
Além do seu texto de descrição, invista em imagens de qualidade, que sejam bem explicativas e mostre seu produto de diversos ângulos possíveis, faça vídeos para deixá-lo ainda mais real. É com imagens e vídeos que geramos o interesse no cliente. Nunca deixe de lado, e utilize em todos os seus produtos sem exceção.
Layout
É importante que a descrição textual tanto quanto a visual esteja em harmonia com o Layout do seu site, quanto mais claro e legível melhor será a navegação para o cliente, além de trazer um tom mais profissional.
Não é nada legal abrir um site com design escuro e as palavras também estarem nestes tons, isso dificulta a leitura e traz desinteresse pela página.
Utilize o Branding da sua marca sempre, isso fará com que o cliente comece a reconhecer você sem precisar ler seu nome, e se você ainda não possui Branding e Identidade Visual, então é hora de sentar e começar a trabalhar nisso.
Características
Coloque todo o necessário na descrição do seu produto, a descrição deve trazer informações técnicas e seus benefícios. Nunca esqueça de ser direto e de elaborar caprichosamente a descrição, dê bastante atenção para cada categoria, e não deixe de fora informações que você considera importante na hora de efetuar uma compra.
O que deve conter sua descrição:
- Origem
- Tamanho
- Diferenciais do produto
- Garantias
- Observações
- Como usar
- Características técnicas
- Recursos
Se você está montando seu e-commerce e está aprendendo a inserir seus produtos dê uma olhada em Cadastrar Produtos e Plataformas E-commerce, isso ajudará a simplificar e acelerar seu processo.
Chegamos ao fim!
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais de descrições boas para e-commerce, e se você gostou, continue nos acompanhando! 🙂