Uma agência de comunicação inteligente entende que, para se destacar diante da concorrência e crescer no mercado, precisa compreender a necessidade do cliente, oferecer um serviço de qualidade e ainda saber precificar de forma correta para que o negócio cresça de forma saudável.

Para isso, adotar ferramentas eficientes é o caminho mais poderoso para alcançar as metas estipuladas e atingir os efeitos desejados.

As formas de precificação são inúmeras e, por isso, apostar em um novo modelo de remuneração pode ser mais vantajoso para a diminuição de custos e potencialização dos resultados.

O Success Fee é um mecanismo de precificação, isto é, um modelo de contrato que tem como objetivo uma relação de ganha-ganha entre os envolvidos. Se você ainda não sabe do que se trata, continue com a gente que iremos explicar!

O que é Success Fee?

O Success Fee, em português, taxa de êxito ou taxa de sucesso, trata-se de um modelo baseado na precificação realizada no momento em que o serviço prestado é finalizado, em outras palavras, é um valor cobrado com base no desempenho da outra parte.

Considerado uma excelente estratégia para pequenas e médias empresas, o success fee não é um contrato fixo, mas sim, uma conciliação de compromisso com os objetivos da empresa e as necessidades do cliente.

A contratação mediante ao success fee é um acordo em que só se paga pelo retorno obtido, sendo uma forma de pautar e reforçar os resultados entre as partes por meio de metas pré-estabelecidas e condições definidas.

O principal objetivo deste tipo de contrato, é compensar o risco que uma agência ou equipe assume durante o período de contratação.

Desta forma, é fundamental que as metas de precificação sejam claras e concretas e considerem o aumento de conversões, geração de leads, melhorias nas vendas, taxa de churn, entre outros fatores.

Como o success fee se refere a um método no qual o pagamento só é disponibilizado conforme os retornos acontecem, a maioria das pequenas e médias empresas se sentem mais seguras com este modelo, tornando-o como extensão do Fee Mensal.

Como utilizar o Success Fee?

Atualmente, com o aumento dos investimentos em Marketing Digital, a mensuração de resultados é o que garante quais são as ações assertivas e quais são as que precisam de ajustes.

Normalmente, as empresas que apostam no success fee, conseguem dar a garantia da qualidade do serviço oferecido, passando total confiança aos seus clientes, pois só receberão caso o trabalho obtenha o resultado esperado.

Caso o serviço entregue não atenda completamente a necessidade do cliente, a agência não receberá a parcela do êxito e possivelmente não colherá frutos por meio deste modelo de negócios, já que a remuneração consiste no fato de agregar valor ao cliente.

Este tipo de precificação facilita a aceitação do produto ou serviço oferecido, aumentando também o alcance da empresa e o fortalecimento da relação de parceria com o cliente.

Com o success fee, a agência se sente mais motivada em potencializar seus serviços por meio de boas estratégias.

No entanto, tão importante quanto levar o sucesso ao seu cliente através de um serviço de qualidade, é enxergar que a agência pode ganhar muito com este modelo. Isso porque, através do success fee é possível construir um portfólio rico de forma bem mais rápida.

Ao contrário do fee mensal, esse método de precificação tem como finalidade otimizar os resultados ao longo do tempo. Desta forma, ambos os lados caminham em busca dos mesmos objetivos.

Abaixo, vamos mostrar 3 modelos de utilização do success fee, acompanhe:

Modelo tradicional

Este modelo, normalmente, é utilizado pelas empresas nas quais o risco é dividido entre o cliente e a empresa contratada.

Um exemplo disso são os escritórios de advocacia, onde o contrato é efetuado de forma que o cliente acerte uma parcela inicial e caso se obtenha o sucesso da causa, ele efetua o valor restante acordado inicialmente.

Modelo pautado 100% no sucesso

Neste outro modelo, as empresas trabalham com 100% de sucesso, o que significa que a remuneração vai depender exclusivamente do êxito do projeto.

É bem comum que as empresas de headhunter trabalhem com este modelo, pois, desta forma, criam um relacionamento de confiança com o cliente e asseguram que estão agregando valor por meio de seu serviço.

Modelo de acordo com as metas

Muitas agências de marketing digital utilizam este modelo que consiste na empresa fechar um contrato de 12 meses e pagar mensalmente um valor pré-estabelecido.

Por exemplo, a partir do 6° mês, caso as vendas alcancem as metas ou ultrapassem, a contratada ainda receberá um valor percentual em cima de cada venda realizada.

Como calcular o success fee?

A precificação no success fee não é realizada exclusivamente com base nos resultados. Apenas uma parte dela está diretamente associada ao sucesso do projeto. Podemos até considerar que, uma premiação é adicionada a um valor básico.

É importante saber disso, pois sempre há um custo envolvido no atendimento de qualquer cliente e o resultado dificilmente dependerá somente do prestador do serviço, ou seja, é fundamental dividir o risco e nunca assumi-lo por completo.

Dito isso, o cálculo pode ser efetuado considerando algumas metas, como:

  • Capacidade de oportunidades de negócio;
  • Volume de resultados, tantos nas vendas como em outras formas de geração de receita;
  • Taxa de conversão de oportunidades de vendas.

Cumprindo-se as metas de desempenho em um ou mais destes indicadores, será então, devido o pagamento adicional ao prestador de serviços.

Quais são os benefícios de utilizar o Success Fee?

O modelo sucess fee deve ser uma estratégia bem estimulada para que os efeitos desejados sejam obtidos. Isso significa que, a agência contratada para a execução do trabalho deve se esforçar ao máximo para entregar os melhores resultados ao cliente.

Neste contexto, as chances de desperdícios de recursos em função do baixo desempenho são bem menores, fazendo com que os resultados se intensifiquem a longo prazo.

Além disso, por meio deste tipo de contratação, é mais fácil mensurar os resultados e avaliar a qualidade do serviço prestado.

A seguir, vamos apresentar alguns dos benefícios proporcionados pela utilização da estratégia de Success Fee:

  • Relação de confiança: ao optar por esse tipo de contrato, o vínculo entre as partes será mais efetivo. Isso se deve ao fato do contratante ter a confiança nos resultados que serão apresentados pela contratada;
  • Comprometimento com os resultados: ao trabalhar com o foco na plena satisfação do cliente, se torna muito mais fácil motivar a equipe no alcance dos objetivos. Este comprometimento se torna a marca registrada da empresa, passando a ter diversas avaliações positivas dos clientes. As consequências disso variam desde contratos renovados até o reconhecimento ampliado no mercado, trazendo mais aumento da lucratividade;
  • Desenvolvimento contínuo: as empresas que utilizam o success fee estão mais atentas nas formas de realizar as mesmas tarefas, porém com a obtenção de melhores resultados. Por meio disso, os colaboradores precisam estar dispostos a participar de treinamentos para um desenvolvimento contínuo de suas atribuições e estratégias;
  • Utilização de métricas: é fundamental usar indicadores para monitorar todas as etapas que envolvem o processo até o sucesso final do projeto. Este tipo de estratégia consiste na empresa conhecer de forma detalhada as métricas mais significativas para que se torne mais fácil a estipulação de custos e o estabelecimento de metas mais agressivas para o crescimento do negócio.

Foque nas estratégias que trazem sucesso!

Conhecer as vantagens da utilização do success fee é importante tanto para a empresa quanto para o cliente.

É fundamental estabelecer parcerias pautadas no comprometimento dos resultados e confiança múltipla.

Focar neste tipo de contrato proporciona a otimização de processos e a busca constante por soluções que auxiliem no alcance das metas.

Se você gostou deste artigo, assine a nossa newsletter para sempre receber conteúdos como este.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso