Você já deve saber que o desempenho da sua equipe de marketing impacta diretamente nos resultados da sua empresa de diferentes formas. Por isso, esse artigo tem 5 práticas para gerir e transformar uma equipe de marketing ágil em um time de alta performance. Continue a leitura!

Não são poucos os que pensam que para ter uma equipe de sucesso basta exigir formação, contratar os melhores profissionais e dar orientação. Mas, embora tudo isso seja essencial, não é suficiente para garantir um time de alta performance.

Existem algumas práticas e critérios importantes nesse processo de transformação, você sabe quais são? É o que vamos ver.

5 práticas para gerir e transformar uma equipe de marketing ágil em um time de alta performance

Contratar profissionais devidamente qualificados

Como gestor, você precisa ir além dos requisitos básicos (formação e competências) na hora da contratação.

A parte emocional e motivacional conta muito no desempenho de um bom profissional, então, encontrar profissionais que também são apaixonados pelo cliente, faz parte.

Um profissional competente e apaixonado pelo cliente será capaz de entender as necessidades dele, promover ações e desenvolver soluções mais efetivas para atrair e fidelizá-lo.

A dica-chave é: valorizar a diversidade. Personalidades e habilidades distintas garantem a eficiência de um time de marketing.

Trabalhar o aculturamento da sua empresa

Se você quer resultados de alta performance, precisa ter uma empresa de alta performance e não apenas um time de marketing assim. Acontece que isso depende do aculturamento.

Explicando de forma resumida, o aculturamento é a interpenetração de culturas. Ou, no caso, de uma cultura, a de alta performance em toda a empresa, do menor cargo ao maior.

A dica é treinar e preparar todos os colaboradores por meio de treinamento, pois quando uma empresa trabalha alinhada, os resultados são melhores, mais rápidos e efetivos.

Além do fato de que quando todos os colaboradores se identificam com os propósitos da empresa, eles se engajam mais nos projetos e conseguem resultados mais expressivos.

Conheça o meu treinamento in Company para times ágeis! Trata-se de uma mentoria especial com uma especialista ágil, que pode transformar o time que você tem agora, no time de marketing de alta performance que você precisa e sempre quis ter.

Fazer a implementação de ferramentas

Você quer um time de alta performance? Então, você precisa de uma avaliação mais efetiva e eficaz do desempenho dele. Isso quer dizer que precisa parar de se basear em percepções ou critérios subjetivos, e implantar ferramentas de avaliação de desempenho e gestão.

O uso de ferramentas assertivas garantirá que todas as ações e campanhas realizadas tenham uma análise criteriosa e quantitativa, com base em métricas confiáveis, que irão apontar o quanto elas realmente contribuíram para atingir os objetivos propostos.

Implementar ferramentas eficientes é uma das principais formas de promover a alta performance da equipe.

A dica nesse caso é buscar por ferramentas capazes de:

  • Avaliar a eficácia das atividades realizadas;
  • Orçamento proposto x realizado;
  • O prazo necessário para sua execução;
  • Produto resultante do trabalho da equipe.

Dica extra: leia 10 Ferramentas para gestão ágil para você conseguir mais produtividade.

Ser adepto do processo de melhoria contínua

Essa prática irá ajudá-lo a identificar em quais aspectos o seu time precisa se desenvolver e fazer com que isso aconteça, tornando-o um time de alta performance.

Dica: estude ferramentas, métodos e/ou frameworks que já trabalhem com esse processo. O Scrum é uma opção que geralmente se enquadra bem. E o processo de melhoria contínua faz parte dos pilares do SCRUM e são executados através de retrospectivas com os times.

Evoluir com a tecnologia

O marketing não funciona sem o uso de dados e análise de informações para nortear a tomada de decisão.

Por isso, essa quinta de 5 práticas para gerir e transformar uma equipe de marketing ágil em um time de alta performance é essencial.

Use a melhor tecnologia que você tem a sua disposição agora e evolua com ela, afinal, por estar sempre evoluindo a tecnologia pode ser um ótimo guia de desenvolvimento.

Conclusão:

Acredito mesmo que essas 5 práticas e dicas vão te ajudar e muito no processo de transformação de um time de marketing ágil, para um time de marketing de alta performance.

Contudo, se ainda ficar alguma dúvida, ou se você sentir que precisa de ajuda nesse processo, saiba que pode falar com um especialista a qualquer momento, sem compromisso, e tirar todas as suas dúvidas clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso