Você já viu o novo layout de exibição dos anúncios da rede de pesquisa? Eles estão chegando com a promessa de dar ao usuário uma experiência mais personalizada. Será que funciona? Vamos conferir?

Atualmente está sendo testado em desktops e também nos resultados apresentados para as buscas mobile e para anúncios nas redes de pesquisa, um novo layout que segundo o Porta-Voz do Google vai ajudar a exibir informações relevantes relacionadas a uma imagem, para que os usuários tenham uma compreensão mais profunda dos resultados que estão sendo exibidos.

Esse teste começou a ser percebido pelos usuários e foi anunciado oficialmente em março deste ano (2022). Você já teve contato com o novo layout ou nem percebeu?

Mudanças no Mobile: O novo layout de grade para anúncios do Google

Se você ainda não percebeu as mudanças, tem uma razão para isso. É que esse novo layout foi disponibilizado a princípio para os dispositivos móveis e apenas para pesquisas de língua inglesa, embora possa ser notada também no desktop.

E se você ainda não teve uma interação com ele, é algo assim:

 

Layout de Grade do Google Ads no Mobile
Fonte imagem: Rogério Ramalho

Repare que nessa mudança podemos ver resultados de mais de uma página nas primeiras posições, já que o modelo de grade passou a exibir dois ou mais resultados compartilhando na primeira posição, e os anúncios do feed podem ser rolados sem precisar sair da página.

Mudanças no Desktop para o novo layout de grade para anúncios do Google

Layout de Grade do Google Ads no Desktop
Fonte imagem: Rogério Ramalho

Como eu disse, as mudanças nos resultados também podem ser notadas para desktop, como a imagem acima mostra.

A observação nesse caso é que o layout para desktop não é tão abrangente quanto o mobile, mas já utiliza as grades para exibir as principais notícias e também inclui elementos visuais nos resultados relevantes.

Como o novo layout de grade para anúncios do Google impacta os Resultados Patrocinados

Nesse momento o Google está testando a nova interface também para os anúncios apresentados nos resultados orgânicos.

Neste caso não vamos mostrar imagens de como funciona, mas como especialista em marketing digital, concordo com a análise de outros especialistas da área, como, por exemplo, Greg Sterling, que comentou o seguinte, no Twitter, sobre a atualização:

“O “Pacote de anúncios locais” descoberto por @SaadAlikhan1994 acaba sendo anúncios de inventário local (de acordo com minha conversa com o Google), simplesmente apresentados de uma maneira diferente.”

Conclusão sobre o novo layout de grade para anúncios do Google

Acredito que o Google ainda vá fazer alterações neste novo formato de visualização, por algumas razões, mas a principal é o fato do novo layout estar sendo testado apenas para pesquisas em língua inglesa.

Sendo validado, após esses testes, o formato deverá ter sua expansão para outros países. Agora, se vai demorar ou não, ainda não é possível saber. Esperamos que não, não é mesmo?!

Agora, o que eu penso que motivou a mudança não foi apenas uma atualização qualquer de sistema. Penso que o tráfego pago é um grande motivador, pois o que o Google parece estar fazendo, é procurar por novas formas de exibir os resultados patrocinados para aqueles usuários que se mostram mais dispostos a comprar.

Trata-se, na verdade, de um novo formato de exibição de anúncios “próximos de nós”. Isso é: é um aprimoramento dos buscadores para possibilitar uma experiência mais personalizada para o usuário. Deu para entender?

Se vai ser bom para o marketing? Penso que sim. Estou curioso.

Confira outras novidades que podem já podem ser usadas no marketing digital:

  • Conheça o novo recurso de busca relacionada do Google ADSENSE e descubra como usar (link externo)
  • Atualizações do WhatsApp e como elas podem ajudar o seu negócio (link externo)
  • Pesquisa de voz: a nova tendência. Entenda tudo sobre os Bots de Voz! (link externo)
  • Automação de Marketing Digital: O que é e como ela pode te ajudar? (links externo)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso