Todo empreendedor sabe da importância do planejamento estratégico e para isso, existem muitos recursos e ferramentas fundamentais que auxiliam neste processo. A matriz Ansoff é uma delas.

Você já ouviu falar sobre ela? Semelhante à matriz SWOT, a matriz Ansoff também funciona como uma ferramenta poderosa de análise.

Afinal, analisar antes de tomar qualquer decisão é uma ação muito importante, ainda mais importante quando se trata de empreendimento. Mas, se você ainda não conhece essa matriz, nem o que ela faz, não se preocupe.

Este conteúdo foi feito para isso! Aqui você verá o que é a matriz Ansoff e confere exemplos práticos de seu uso. Vamos lá?

O que é Matriz Ansoff e para que serve?

A Matriz Ansoff, conhecida também como Tabela de Expansão Produto/Mercado, é um método de análise e planejamento de estratégias empresariais. Assim como a matriz SWOT, PEST e BCG, por exemplo.

Criada na década de 50, por Igor Ansoff, conhecido como “o pai da gestão estratégica”, esta matriz mostra quatro estratégias que podem ser utilizadas por empresas que estão em busca de crescimento, assim como analisa os riscos em cada situação.

Basicamente, a matriz Ansoff identifica oportunidades e verifica os riscos analisando esses quatro componentes:

No entanto, um dos principais fatores que diferencia essa matriz das demais é a consideração dos elementos externos. Já que os outros modelos limitavam sua análise nos componentes do microambiente, ou seja, focando nas estruturas da empresa.

Já a Matriz Ansoff revolucionou ao relacionar os componentes do macroambiente. Isto é, os concorrentes, o público e o contexto que atua, por exemplo.

Portanto, a matriz Ansoff possui uma visão holística do empreendimento. Assim, ela possibilita decisões mais certeiras e redução de riscos, evitando prejuízos ou atrasos nas metas empresariais.

Certamente, muitos profissionais e líderes começaram a entender os riscos de crescimento empresarial através da Matriz Ansoff. Você também pode ser um deles. Vejamos como funciona, no tópico a seguir.

Como funciona a matriz Ansoff

A Matriz Ansoff funciona como uma avaliação de empreendimento em dois eixos: produtos e mercados. Desta forma, em seu desenho, as colunas são separadas em: novos ou já existentes. Esses cruzamentos apontam a melhor estratégia a ser seguida.

Isso quer dizer que a matriz Ansoff é uma ferramenta de planejamento estratégico poderosa, mas não é tão complexa e pode ser aplicada em diferentes perfis de empresas que buscam gerar insumos e criar estratégias concisas para cada tipo de produto.

Vale ressaltar que, para alcançar este objetivo, os recolhimentos dos dados devem ser apurados. Para entender melhor a estrutura da matriz Ansoff, confira a ilustração a seguir:

Estrutura da Matriz Ansoff
Fonte: Imagens do Google (Wikipédia)

Nos quadros da matriz Ansoff aplicam-se as variáveis que resultam das diferentes combinações. Nesse contexto, as quatro estratégias da matriz são:

  • Penetração de mercado: onde o foco é aumentar as vendas de um produto já existente em um mercado que já existe;
  • Desenvolvimento de produtos: concentra-se na introdução de novos produtos em um mercado que já existe;
  • Desenvolvimento de mercado: esta estratégia foca em adentrar um novo mercado, mas usando um produto existente;
  • Diversificação: o foco concentra-se na entrada em um novo mercado e novo produto.

Deu para entender que a matriz Ansoff serve para aumentar o volume de receitas de um negócio através de um planejamento estratégico de vendas?

Para esclarecer ainda mais o funcionamento da matriz Ansoff, detalhamos alguns exemplos no tópico a seguir. Acompanhe!

Exemplos práticos da aplicação da Matriz Ansoff

Basicamente, você pode usar a Matriz Ansoff no momento que estiver mapeando o portfólio de uma startup, por exemplo, ou quando busca novas maneiras de empreendimento.

Afinal, a matriz Ansoff permite estruturar e definir a melhor estratégia para o crescimento de sua empresa, conforme o perfil do seu negócio, seus clientes e o contexto inserido.

Por isso, é preciso preencher todas as informações da tabela corretamente. E só a partir disso, analisar e realizar uma tomada de decisão. Para facilitar, confira as 4 principais ações da matriz Ansoff com mais detalhes:

Penetração de mercado (produto existente + mercado existente)

Esta primeira estratégia é a combinação de um mercado que já existe com um produto também existente. Ou seja, a empresa deseja conquistar uma fatia maior do mercado, captando clientes da concorrência e aumentando a fidelidade de seus consumidores.

Por exemplo, uma empresa começa a vender pasta de dente. Ou seja, o produto já existe e o mercado também, de higiene bucal. Assim, é preciso considerar que o seu produto possui poder suficiente para superar os concorrentes do mercado atual.

Caso acredite que sim, nas estratégias de penetração de mercado, podem ser feitas promoções para atrair novos clientes e mostrar diferenciais da sua marca, por exemplo.

Desenvolvimento de mercado (produto existente + mercado novo)

Nesta estratégia, a empresa busca levar produtos já comercializados para outros mercados. Por exemplo, a abertura de uma nova filial em uma cidade diferente ou a internacionalização do negócio.

Ademais, o grande objetivo neste caso é a criação de relações e o entendimento profundo das necessidades de cada tipo de cliente que deseja captar. Um exemplo popular dessa estratégia é a tecnologia Xiaomi, buscando expandir seus produtos em novos países.

Desenvolvimento de produtos (produto novo + mercado existente)

Neste cenário, temos a combinação de um mercado que já existe com novos produtos. Em outras palavras, a empresa busca oferecer ao seu mercado habitual um novo produto ou serviço, visando atender novas demandas de seus consumidores.

Sendo assim, o foco concentra-se na força da marca. Um exemplo desta estratégia é quando uma empresa que vende desodorantes, começa a vender hidratantes também.

Diversificação (produto novo + mercado novo)

Por fim, neste cenário temos a combinação de um produto novo com um mercado também novo. Assim, dentre todos, este cenário é o que apresenta maior risco para a empresa, visto que ambas variáveis são desconhecidas.

Entretanto, assim como o risco é maior, caso a estratégia seja bem sucedida, o retorno também será. Um exemplo? A Microsoft, que adentrou no mercado de computadores, vídeo-games e celulares.

Conclusão: a matriz Ansoff otimiza empreendimentos

Agora que você entendeu o que é a matriz Ansoff, poderá aplicar em seu empreendimento para te auxiliar antes de tomar qualquer decisão importante.

Afinal, a matriz Ansoff ajuda a otimizar tempo e garante um caminho mais seguro para qualquer empreendimento. Isso porque a matriz irá apontar caminhos interessantes para desenvolver e crescer empresas de todos os tipos.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre estratégias e recursos de marketing, assim como outros temas relacionados, assine nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas sobre marketing digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso