Scrum ou Kanban? Qual o melhor?

As metodologias ágeis são um conjunto de boas práticas e princípios que servem como guia no desenvolvimento de projetos, produtos e serviços. Por isso, quando se fala de Scrum vs Kanban, trata-se do traçar de uma estratégia mais assertiva. E nesse sentido, não devem ser transformados em rivais.

Ambos podem ser considerados como parte do que chamamos de “metodologias ágeis”, para gestão de projetos. No entanto, um é framework (Scrum) e o outro é método (Kanban).

O Kanban é uma método para um fluxo contínuo e fluido. Já o Scrum é um framework que tem como base sprints de trabalho curtos e estruturados. Logo, já se pode concluir que eles oferecem formas diferentes de implementar agilidade.

Contudo, ainda que as práticas difiram, os princípios na agilidade, de modo geral, são praticamente os mesmos, e no contexto das agências de marketing, ambos podem funcionar e serem úteis.

A questão é qual escolher, certo?

Vejamos, então, algumas características do Kanban e do Scrum, que podem ajudar na hora de escolher qual implementar, especialmente nas agências de marketing.

Kanban

  • É mais voltado para a visualização do trabalho;
  • Tende a limitar o trabalho em andamento e maximizar o fluxo.
  • A equipe que trabalha com o Kanban tem como foco a redução do tempo que leva para o projeto (ou estória do usuário) ir do início ao fim, e sempre trabalham com base no quadro Kanban priorizado.

Scrum

  • O objetivo é criar ciclos de aprendizagem para reunir e integrar com rapidez o feedback dos clientes.
  • As equipes Scrum sempre trabalham com base no Scrum guide, e geralmente adotam papéis específicos, criam artefatos especiais e realizam cerimônias regulares para manter o avanço das atividades.
  • Elas também se comprometem a concluir um incremento de trabalho, que pode ser enviado por meio de iterações definidas (sprints).

Agora:

Scrum vs Kanban? Qual é o melhor?

Bom, é fácil identificar e apontar as diferenças entre as práticas de Scrum e de Kanban, mas isso é superficial demais para servir como o guia de uma implementação ágil.

Existem alguns pontos mais aprofundados que precisam ser observados. Porém, será preciso um conhecimento mais amplo sobre os dois. E muitas vezes, ainda que pareça que um é a melhor opção, na prática, pode ser bem diferente.

Isso já aconteceu em minhas consultorias. Fui convidada a implementar o SCRUM em uma agência de marketing, mas na hora de fazer a implementação, o KANBAN, se mostrou a melhor opção.

Isso quer dizer que o kanban vai funcionar melhor em todas agências? Não. Por isso, sempre recomendo passar por uma consultoria profissional de implementação, que deve envolver todo o time.

Assim, os riscos de perder tempo e esforço com uma implementação que não funcionará serão diminuídos consideravelmente e tudo correrá de maneira mais assertiva.

Conheça mais sobre a consultoria aqui.

Até o próximo conteúdo pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso