Grupo de profissionais de marketing de conteúdo lendo o report do Semrush
Fonte: Freepik

O principal objetivo do Semrush é impulsionar equipes de alta performance através do marketing de conteúdo. Sendo assim, não é nenhuma surpresa que eles sejam experts no assunto!

Com o lançamento do State of Content Marketing: 2022 Global Report, o Semrush contribui para consolidar esse cenário. O estudo foi elaborado a partir da análise de 200 mil Tweets, 500 mil blog posts e 500 mil tópicos de conteúdo, bem como entrevistas com 1,5 mil profissionais de marketing.

Sendo assim, o documento convida a refletir sobre as tendências de marketing de conteúdo e as abordagens utilizadas por profissionais ao redor do mundo. Bem como a anatomia de conteúdos de desempenho excepcional e boas práticas para otimização.

Abaixo, você vê os principais destaques. Mas não deixe de baixar o material completo!

Tópicos e palavras-chave de destaque

A primeira parte do relatório é dedicada a explorar os temas e termos que pautaram o universo do marketing de conteúdo em 2021. Abaixo, trouxemos as palavras-chave com volume de busca mensal mais alto, comparando o ano passado com 2020.

Palavras-chave sobre marketing de conteúdo mais buscadas em 2020 e 2021
Fonte: Semrush
  • As buscas por “agência de marketing de conteúdo” caíram da 2ª para a 9ª posição. “Serviços de marketing de conteúdo” seguiu na mesma linha, da 7ª para a 13ª posição. Isso pode significar um movimento para a criação de estratégias in-house, ao invés do apoio de agências.
  • A busca por “vagas de marketing de conteúdo” se manteve relativamente estável de um ano para o outro. Por sua vez, termos como “gerente de marketing de conteúdo” e “salário de gerente de marketing de conteúdo” ganharam relevância. Isso pode indicar que a área está ganhando interessados, ou que os profissionais estão trocando de emprego.
  • “Marketing de conteúdo e SEO” perdeu a 11ª posição e saiu da lista. “Marketing de conteúdo nas redes sociais”, por sua vez, ganhou relevância e saltou da 20ª para a 15ª posição. Podemos supor que as estratégias orgânicas de mecanismos de busca já estão mais estabelecidas, enquanto profissionais buscam por maneiras de implementar ou otimizar as ações de redes sociais.

Tendências da área para o ano

Na segunda seção, o Semrush convidou 9 profissionais de alta relevância na indústria de marketing de conteúdo para compartilharem suas percepções sobre o caminho que os profissionais vão tomar em 2022. Os temas abordados são:

  • O conteúdo vai se tornar mais humano;
  • As necessidades da audiência vão continuar mudando;
  • Os profissionais vão se focar na empatia e pesquisa sobre os clientes;
  • Storytelling será essencial para o marketing de conteúdo;
  • O conteúdo será visto como gerador de receita;
  • CTR nas páginas de resultados de busca será um KPI principal;
  • Vídeos curtos terão mais importância;
  • Auditorias de conteúdo terão papel central na estratégia.

Cada tópico conta com três descobertas principais, além de links e outros recursos para entender como fazer a aplicação dos pontos no dia a dia do marketing de conteúdo.

Pesquisa da indústria

Na sequência, o Semrush traz as descobertas de uma pesquisa feita com 1,5 mil profissionais de marketing de conteúdo. O objetivo é avaliar as iniciativas de marketing de conteúdo no cenário geral da empresa, entendendo o papel da estratégia para alcançar os objetivos de negócio.

E, também, qual caminho essas equipes tomaram para chegar lá. Abaixo, você vê as principais ações que contribuíram para uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso:

Ações que fizeram com que a estratégia de marketing de conteúdo das equipes tivesse sucesso
Fonte: Semrush

Outra informação também chamou a atenção. O principal objetivo das empresas com o marketing de conteúdo não é gerar vendas ou leads. Mas, sim, aumentar a autoridade da marca através da atração de tráfego.

Objetivos da estratégia de marketing de conteúdo
Fonte: Semrush

Agora, lembra que falamos sobre o crescimento de relevância das redes sociais na estratégia? Aqui, vemos a mesma tendência. Os profissionais revelaram que a maior parte do investimento em marketing de conteúdo será destinado a construir uma comunidade nesses canais.

Principais áreas do marketing de conteúdo onde os profissionais vão investir
Fonte: Semrush

Há muitos outros pontos interessantes nessa parte do relatório, como a análise de resultados, a terceirização da produção de conteúdo, a distribuição, e mais.

Anatomia de conteúdo de alto desempenho

Por fim, o relatório traz uma análise de conteúdo que objetiva entender quais fatores influenciam na performance orgânica. Algumas das principais descobertas foram:

  • Tags H1 com menos de sete palavras atraem 36% mais tráfego orgânico do que aqueles com mais de 14 palavras.
  • Artigos com tags H2, H3 e H4 representam 47% dos artigos com maior performance orgânica.
  • Textos com uma ou duas listas a cada 500 palavras atraem 68% mais tráfego do que textos que não têm listas.
  • Artigos com mais de 7 imagens geram 116% mais tráfego do que artigos sem imagens.
  • Artigos com pelo menos um vídeo geram 83% mais tráfego do que artigos sem vídeo, sendo que artigos com mais de 3 vídeos geram 55% mais backlinks.
  • Artigos com mais de 3 mil palavras geram 138% mais tráfego do que artigos com menos de 500 palavras.

Conclusão

O The State of Content Marketing: 2022 Global Report não para por aí. Ainda há uma seção dedicada à análise de conteúdo separada por nichos de mercado, que analisa a performance orgânica, backlinks, engajamento nas redes sociais e outros aspectos.

Também há tópicos direcionados com dicas para escrever e otimizar conteúdo, e uma conclusão que traz as principais descobertas do report.

Consideramos que esse estudo é uma leitura essencial para todos os profissionais que lidam diretamente com planejamento, produção, distribuição e otimização de conteúdo. Para conferir o documento completo, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso