Você já começou a pensar na campanha de Dia das Mães? Acredite ou não, é possível usar o marketing digital para alcançar melhores resultados.

Afinal, a data é uma das mais importantes do calendário do varejo e apresentou bons resultados em 2021.

Para ter uma ideia, somente no e-commerce, a alta chegou a 14%, quando comparado a 2020. No total, foram R$ 6,4 bilhões em vendas.

Já no varejo em geral, o crescimento foi ainda maior: atingiu 66%. Somando todas as operações, o valor ultrapassou R$ 2,5 bilhões em receita.

O que esses dados têm a ver com a sua empresa? Simples: se você se preparar, pode conseguir uma boa fatia desse resultado, tanto em estabelecimentos físicos quanto virtuais.

Então, que tal conhecer as melhores práticas para sua empresa vender mais?

1. Planejamento

O primeiro passo para fazer muitas vendas com uma campanha de Dia das Mães é realizar um bom planejamento. Aproveite o começo do ano para traçar as estratégias e pensar em alguns pontos importantes:

  • Quais produtos entrarão em promoção?
  • Quais canais serão usados para fazer a divulgação?
  • Quais materiais deverão ser produzidos para a campanha (artes, conteúdos, fotos etc.)?

Essas e outras respostas dependem de como você deseja destacar os seus produtos ou serviços na data. Por isso, vale a pena pensar em algumas ideias práticas, como:

  • Cupons e descontos específicos para a data;
  • Oferta de mimos e pequenos presentes para novos clientes. Assim, é possível gerar leads;
  • Campanhas personalizadas e humanizadas.

O ideal é retratar a realidade de uma mãe em sua máxima alegria.

Por isso, aproveite para gerar identificação com uma campanha emotiva e que sirva para todos os tipos de mães. Desde as que trabalham fora até as que ficam em casa, passando por aquelas que não conseguiram ou quiseram amamentar, passaram por cesárea, etc.

Apesar disso, evite cair nos estereótipos comuns à data. Passar aquela ideia de mulher que dá conta da casa, da família, dos filhos e de si mesma pode causar a sensação de fracasso, já que a realidade não é assim.

Para evitar, tente usar relatos reais e diversificados, que sejam condizentes com o que a sua cliente espera.

2. Canais

Seja no estabelecimento físico, seja no virtual, é importante preparar seus canais para receber as clientes. Crie uma identidade visual para a campanha e notifique os clientes que vai haver promoção. Isso gera expectativa.

Aqui, também é preciso pensar nas melhores estratégias para captação de leads. Todas passam pela automação de marketing.

Por exemplo, coloque um pop-up para resgatar um usuário que vai sair do site. Em troca, você pode oferecer um cupom, um presente ou um conteúdo relevante.

Outra ideia é enviar um cupom de desconto específico para uma categoria do site ou para as compras no app. Tudo depende do que a campanha de Dia das Mães busca fortalecer na sua estratégia.

Ainda é importante adotar estratégias específicas para cada meio. Veja algumas possibilidades:

Redes sociais

Aproveite para colocar muito conteúdo nas redes sociais. Crie um calendário editorial para programar as postagens promocionais.

Lembre-se de sempre interagir com os usuários. Além disso, adapte as postagens para cada rede social.

Por exemplo, um post do Facebook com dicas de presentes para as mães pode ser adaptado para um carrossel do Instagram, dividindo cada sugestão para um perfil de mãe. Faça, também:

  • Lives;
  • Stories;
  • Divulgação de promoções no e-commerce;
  • Batalha de presentes.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um canal poderoso de comunicação com o cliente. Por meio dele, é possível avisar sobre promoções, benefícios e outros detalhes relevantes.

O cuidado é com a entrega somente para os clientes que autorizaram o procedimento. Ou seja, evite comprar lista de e-mails e garanta que suas práticas de captação estejam de acordo com a LGPD.

Invista nos disparos frequentes para ganhar a confiança. Além disso, atente às boas práticas para não cair na black list. Alguns fatores que levam a esse problema são:

  • Conteúdos repetitivos;
  • Consumo excessivo da rede do servidor;
  • Alto volume de e-mails;
  • Propagandas enganosas;
  • Horários inapropriados.

Site

Você já está cansado de saber que o site é o seu cartão de visitas. Por isso, prepare-o para uma boa campanha de Dia das Mães.

Personalize a página inicial e coloque produtos em destaque. Vale a pena criar uma página específica com produtos indicados para essa data.

Ela pode ser uma landing page para chamar a atenção de quem ainda está em dúvida sobre o que comprar.

Você também pode usar códigos de desconto para finalizar a compra. Porém, personalize-os, ok? Algumas ideias são:

  • MINHAMAEMERECE
  • MELHORMAEDOMUNDO
  • SEMPREMAE

Google Meu Negócio

Se você possui um negócio físico e ainda não está nesse canal, saiba que perde uma boa oportunidade de vendas. O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta gratuita para divulgar seus produtos e sua empresa.

Você pode indicar o que vende e seu endereço. Mais do que isso, pode personalizar o conteúdo do Google Meu Negócio para a campanha de Dia das Mães. Assim, é uma chance extra de ter sua marca conhecida pelo público.

3. Conteúdo de valor

Como sempre, o conteúdo relevante é essencial para a sua campanha de Dia das Mães. Aqui, vale a pena criar uma estratégia eficiente. Algumas ideias são:

Utilize histórias reais

Construa a campanha com depoimentos de mães de verdade. Isso traz confiança e credibilidade, além de aumentar a identificação do cliente com a sua marca.

Inspire, não tente vender

Pode parecer estranho, especialmente porque o seu objetivo é aumentar o faturamento. Mas, acredite, uma coisa está atrelada à outra. É essa a premissa do marketing de conteúdo!

Por isso, evite forçar a barra. Busque focar o momento mágico. Como? Algumas ideias são:

  • Coloque receitas para um almoço especial para as mães;
  • Crie tutoriais para um presente DIY, totalmente personalizado;
  • Faça imagens que mostrem a relação de mãe e filhos;
  • Indique filmes e séries para as mães assistirem com os filhos;
  • Apresente dicas de beleza e autocuidado para que as mães possam tirar um dia de sossego.

Aposte em campanhas de e-mail marketing

Elas trazem muitos leads, porque aquela pessoa já autorizou o seu contato. Portanto, a chance de conversão é maior.

As newsletters para avisar de promoções e trazerem dicas de conteúdo também são bem-vindas!

Utilize formatos variados

O objetivo é criar uma campanha de marketing multicanal, para amplificar os resultados dos seus esforços. Por isso, aposte em diferentes formatos para veicular suas campanhas, incluindo:

  • e-books;
  • checklists;
  • guias;
  • quizzes;
  • jogos;
  • ferramentas;
  • e vídeos.

4. Gatilhos mentais

Um gatilho mental é algo que serve para ajudar o lead a tomar sua decisão de compra. Eles devem ser usados no momento certo da jornada de compra. Afinal, incentivam a impulsividade.

A questão é: quais gatilhos mentais utilizar para uma campanha de Dia das Mães? O ideal é criar o senso de urgência e exclusividade. Algumas estratégias são:

  • Crie promoções por tempo limitado;
  • Gere descontos exclusivos para comprar por um link ou canal específico;
  • Ofereça frete grátis e rápido, dentro do que sua empresa consegue cumprir.

5. Anúncios patrocinados

Apesar dos conteúdos orgânicos trazerem mais autoridade e confiabilidade para a marca, os anúncios patrocinados geram vendas rápidas. E é disso que estamos falando quando o assunto é Dia das Mães!

A satisfação do consumidor e a qualidade do produto farão o resto.

Por isso, invista em anúncios. Para adequá-los ao seu orçamento, aposte na internet. Crie campanhas para as redes sociais e para o Google.

Além disso, monte uma estratégia de veiculação durante a semana anterior ao Dia das Mães.

Lembre-se de segmentar, promover e usar a linguagem e o conteúdo certos, de acordo com a estratégia adotada. Assim, a chance de ter resultados melhores aumenta.

Por exemplo, se as suas clientes são mulheres na faixa dos 50 anos, faça essa segmentação. Ainda divida por comportamentos, região e outros detalhes para que a entrega seja o mais correta possível.

Conclusão: não faltam ações para sua campanha de Dia das Mães

Ou seja, existem muitas ações para campanha de Dia das Mães que você pode aproveitar para a sua estratégia. O que faz mais sentido para você?

Analise o seu público-alvo e a sua persona para definir o que fazer. Dessa forma, o resultado é o aumento do faturamento nessa época do ano.

Então, que tal aproveitar para ter mais dicas úteis como essa? Assine a newsletter da Mateada e receba conteúdos exclusivos para melhorar o alcance da sua marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso