Com a constante expansão do setor digital, não é à toa que o marketing vem crescendo e se consolidando como uma área cheia de oportunidades para profissionais qualificados. Entretanto, são poucos os que dão os primeiros passos sabendo como começar uma carreira em marketing digital.

E é aí que entra esse post aqui: para mostrar um norte inicial para quem ainda não sabe exatamente o que quer fazer, mas já tem uma noção bem clara de que quer trabalhar na área e dar os primeiros passos em direção a isso.

É claro que esse processo não é linear, ainda mais se tratando de carreira. Cada um tem sua própria trajetória e isso deve ser um motivo de orgulho!

Mas estou contando para você o que eu acredito que possa funcionar melhor, baseado no que eu vi na minha própria carreira e também nas dos meus amigos e colegas de trabalho. Bora lá?

Passo-a-passo para começar uma carreira em marketing digital

Resolvi construir um passo-a-passo bem aberto, com dicas mais gerais e perguntas que você pode fazer para si mesmo para ajudar a delinear seus horizontes.

Também separei alguns cursos, livros, podcasts e outros tipos de conteúdo que você pode curtir nas etapas iniciais. Para mim, pelo menos, consumir conteúdo sempre foi uma maneira muito boa de aprender.

Basicamente, o que você precisa saber é: todos esses itens são o que eu acredito que sejam as principais etapas para se destacar no meio de todo mundo que ainda não sabe como começar uma carreira em marketing digital.

De qualquer maneira, aconselho você a pegar conselhos de vários lugares diferentes, para ter diversidade de opiniões e experiências. Além disso, não deixe de ouvir seu próprio instinto; afinal, ninguém sabe o que é melhor para você do que você mesmo!

E, por último, tente encontrar algo que você realmente goste de fazer. Digo por experiência própria: amar o que a gente faz sempre torna tudo mais fácil 🙂

1 – Aprenda sobre um pouquinho de tudo

Quando era eu que estava atrás de saber como começar uma carreira em marketing digital, há alguns anos atrás, fui para o Google (que nem você!) e descobri que, na verdade, o marketing digital é um grande guarda-chuva que se divide em várias pequenas áreas.

Mas esse sentimento de “unidade” está sempre presente, tanto que eu sempre defendo que estratégias integradas funcionam muito melhor do que ações individuais. E você provavelmente vai ver outras pessoas falando disso também!

Por isso, você precisa ter um entendimento geral de como funciona a maioria das estratégias de marketing digital. Mas não precisa se assustar, porque é geralzão mesmo, o básico! 

Uma das grandes vantagens de ter essa visão macro é que você consegue enxergar oportunidades de melhoria que passariam despercebidas aos olhos de quem fica preso em uma só área.

Além disso, muitos dos conceitos de marketing digital são os mesmos para todas as vertentes. Então, se você aprende o que é funil de vendas estudando para sua certificação de Google Ads, já vai conhecer a ideia quando vê-la lá para frente, em um curso de conteúdo para blog ou CRO.

Dicas de conteúdo

  • Curso: Basicão, do Share;
  • Curso: Fundamentos do Marketing Digital, do Google Ateliê Digital;
  • Curso: Introdução ao Marketing Digital, da ComSchool;
  • Livro: Marketing 4.0, de Philip Kotler; Veja na Amazon
  • Livro: Marketing na Era Digital, de Martha Gabriel. Veja na Amazon

2 – Decida uma área para focar seus esforços

A hora da escolha é agora! Você já sabe o básico sobre cada uma das áreas do marketing digital, então já está pronto para decidir para que lado direcionar seu barco, certo? 🙂

Não precisa escolher o cargo exato que você quer ocupar, já que muitas das percepções sobre a sua carreira vão mudando ao longo dos anos que você dedica para construí-la.

Mas é bom ter em mente, pelo menos, uma área mais geral na qual você possa concentrar seus esforços de aprendizado.

Aqui no blog, temos um post sobre trabalhar com marketing digital que fala de maneira um pouco mais detalhada sobre os escopos de atuação e quais cargos se encaixam dentro de cada um deles. É uma boa leitura para quem ainda está na fase da pesquisa para entender para que lado ir!

Dicas de conteúdo

3 – Adquira experiência através da prática

Não tem jeito, nem pra onde fugir: se a sua dúvida é como começar uma carreira em marketing digital, saiba que a resposta é que a prática é a forma mais enriquecedora de construir conhecimento.

Por isso, aposte em um projeto pessoal para botar a mão na massa e aplicar toda a teoria que você vê em cursos, livros e outros tipos de conteúdo. Nem que seja uma plataforma feita apenas para testar seus conhecimentos e tentar construir algo que tenha valor para você!

Ter essa proatividade é super importante porque muitas das funcionalidades e interfaces das principais ferramentas de marketing digital mudam a todo momento. Por isso, a melhor opção para estar sempre atualizado é justamente estar sempre praticando!

Além disso, grande parte de desenvolver novas estratégias é justamente testar algo novo, aproveitar o que deu certo, otimizar as partes que não funcionaram tão bem e partir para uma nova rodada de experimentação.

Ou seja, você precisa levar o acompanhamento dos resultados da estratégia em consideração na hora de definir os próximos passos. E não tem nada melhor para aprender do que fazer a gestão de todas essas etapas, o que provavelmente não vai ficar sob a sua responsabilidade em um estágio.

Ah, e outro super ponto positivo: além de você ganhar experiência, o que pode ser um diferencial bem legal na hora de tentar uma vaga inicial na área, você ainda tem material de portfólio para mostrar em uma entrevista 😉

4 – Encontre pessoas e marcas para inspirar você

O marketing digital é uma área muito vasta, com uma ampla gama de possibilidades de carreira. É justamente por isso que existem profissionais que atuam em vertentes super diversificadas, desenvolvendo projetos que você provavelmente nem imagina!

Por isso, é nesse momento que você pode se perguntar: qual é a função mais legal que eu imagino para a minha carreira e gostaria de desempenhar no futuro? Em quem eu posso me espelhar?

Encontre alguém que esteja fazendo isso para se inspirar e aprenda com os seus erros e acertos. O LinkedIn é um ótimo lugar para construir uma rede sólida e acompanhar as trajetórias profissionais de quem você admira!

Afinal, ter um objetivo no horizonte é efetivamente o primeiro passo para chegar lá. Se inspirar em pessoas que já estão mais avançadas na carreira pode ajudar você a colocar as coisas em perspectiva e entender que você também consegue!

5 – Entenda como você quer iniciar sua trajetória

Para decidir como começar uma carreira em marketing digital, você precisa traçar um plano e se perguntar de que maneira quer desempenhar seu trabalho nesse momento inicial. Basicamente, você tem algumas opções principais:

Ser freelancer

Como um freela, você trabalha de forma autônoma e atende seus próprios clientes com jobs pontuais. Sua marca é você mesmo, o que significa que você terá que investir tempo em marketing pessoal e encontrar suas próprias redes para troca de conhecimento.

Criar seu próprio negócio

As possibilidades para criar negócios na internet são muito amplas! Produção de conteúdo, venda de produtos e prestação de serviços são apenas algumas das maneiras de ganhar dinheiro de forma independente.

O que elas têm em comum é que todas exigem bastante conhecimento sobre marketing digital. Inclusive, temos até um post sobre empreendedorismo digital para ajudar quem quer seguir por esse caminho 😉

Trabalhar em uma empresa (ou agência)

É verdade que a maioria dos resultados do seu trabalho é direcionada para um CNPJ e não para você mesmo. Mas é justamente trabalhando em uma empresa que você tem a oportunidade de conviver com profissionais mais desenvolvidos e aprender com eles, o que é muito valioso em um momento inicial!

Além disso, também existe a possibilidade de que você vá se envolver em jobs importantes que vão servir de referência para a sua trajetória profissional e rechear seu portfólio.

6 – Continue sempre se atualizando

O marketing está sempre mudando e se adaptando às novas condições impostas pelo cenário digital. É por isso que os profissionais da área precisam estar sempre a par das últimas tendências: para aplicar descobertas em suas estratégias e se diferenciarem da concorrência.

Minha maneira preferida de fazer isso é através de conteúdo. O próprio Mateada Podcast traz vários episódios focados nas estratégias digitais, e é uma baita opção para quem ama os programas em áudio como eu! 😍

Também gosto bastante de acompanhar congressos e eventos, porque os palestrantes geralmente trazem perspectivas novas e atualizadas do mercado que são valiosas para quem está envolvido com marketing digital no dia a dia.

Mas a verdade é que pouco importa o tipo de conteúdo, pois a maioria do que você consumir vai servir em algum momento. O essencial é que você nunca perca a vontade de aprender e esteja sempre disposto a transmitir e agregar conhecimento!

Por fim, a dica mais importante: invista em você e não desista!

Já falei várias vezes nesse post que a área do marketing digital está super em alta ultimamente, mas preciso mencionar uma última vez para explicar que é por isso que você tem que ficar de cabeça erguida e encarar possíveis decepções de frente.

Talvez, você não consiga aquela sonhada vaga de estágio na primeira, nem na segunda, nem na terceira tentativa. O mercado está cada vez mais competitivo, e é por isso que é tão importante que você se qualifique e se esforce para se tornar um profissional completo.

Mas saiba que a sua hora vai chegar! Continue investindo em si mesmo e nos seus próprios aprendizados para atingir seus objetivos. Trabalhar com marketing digital não é fácil nem traz retornos rápidos, mas é muito enriquecedor e pode permitir a você o estilo de vida que você está buscando!

Então, minha dica final é que você não desista fácil. Estamos juntos nessa jornada e vamos tentar ajudar você em cada passo dela 🙂 Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba nossos melhores conteúdos por e-mail.

Você pode gostar disso

O que é intraempreendedorismo?

Você já se perguntou qual é o objetivo de um empreendedor? “Criar…

Inovação aberta: conceito, tipos e vantagens

Muito provavelmente, você já ouviu que “duas cabeças pensam melhor do que…

Se Star Wars fosse uma agência de marketing digital

O universo de Star Wars é repleto de lugares incríveis e personagens…

Como trabalhar com marketing digital? Visão 360º das suas possibilidades

Se você já se perguntou como trabalhar com marketing digital, saiba que…