Ver anúncios e conteúdos como “ganhe dinheiro na internet hoje!”, “lucro fácil e rápido”, “alavanque seu negócio com essas dicas comprovadas” e ficar tentado a clicar para descobrir a fórmula mágica do empreendedorismo digital: quem nunca? 😅

A questão é que ganhar dinheiro na internet não é fácil nem rápido que nem a maior parte dos “gurus digitais” promete. Assim como para criar qualquer negócio, você precisa de muito planejamento e penso por trás do seu empreendimento.

Mas segura a ansiedade que esse processo não precisa ser um bicho de sete cabeças 😉

No post de hoje, vou explicar para você os princípios do empreendedorismo digital, quais são algumas das formas de monetizar um negócio pela internet e tudo que você precisa saber antes de começar a lucrar com suas vendas. Vem!

O que é empreendedorismo digital?

Todo modelo de negócio que consiste em oferecer um produto ou serviço por meio da internet, com o objetivo de obter lucro, pode ser considerado empreendedorismo digital.

É justamente por causa dessa gama de possibilidades tão ampla que investir nesse nicho está em alta nos últimos anos.

Para ficar mais fácil de visualizar, eu trouxe alguns exemplos de iniciativas de empreendedorismo digital. Olha só:

  • Venda de produtos físicos: via e-commerce próprio ou marketplaces;
  • Venda de infoprodutos: cursos, materiais, pacotes de recursos;
  • Venda de SaaS: Software as a Service, soluções digitais para empresas ou autônomos;
  • Produção de conteúdo: blogs, canais no YouTube, perfis no Instagram, podcasts, etc.;
  • Prestação de serviços: consultoria, aulas, serviços de marketing digital, etc.

Vantagens do empreendedorismo digital

Não é à toa que tanta gente vem largando o regime CLT para se aventurar na internet.

Sim, é verdade que o empreendedorismo digital requer tanto esforço quanto qualquer outra iniciativa e também não é para todo mundo, afinal, sua preferência vai depender das suas prioridades e dos seus planos para o futuro.

Mesmo assim, ter sua própria empresa digital traz algumas vantagens que se sobressaem quando comparadas com os benefícios de ter um negócio offline. Olha só:

Crescimento do online

Que o ano passado foi decisivo para o crescimento exponencial do e-commerce, você provavelmente já sabe.

As compras online foram impulsionadas fortemente pela pandemia, e a prova disso é que o período de janeiro a agosto de 2020 gerou 56% a mais de faturamento quando comparado com a mesma janela de tempo em 2019¹.

Com isso, o brasileiro acabou se acostumando a comprar online e está cada vez mais confiante em lojas virtuais. Mesmo com a volta do comércio “presencial”, a tendência é que esses números se mantenham em ascensão, fazendo das vendas digitais uma grande oportunidade para quem sabe aproveitar!

Investimento mais baixo

Imóveis, reformas, infraestrutura técnica, funcionários, abertura de empresa… Existem muitos gastos envolvidos na hora de abrir um negócio.

É por isso que uma das principais vantagens de apostar no empreendedorismo digital é poder contar com despesas bem mais enxutas, adaptáveis de acordo com a sua própria realidade.

Liberdade de trabalho

Criar seu próprio horário, definir prazos e metas a partir do seu cotidiano e dedicar esforços para o que realmente importa para você fazem toda a diferença na hora de trabalhar. Ao investir no seu negócio digital, você consegue definir e agir de acordo com as prioridades da sua própria vida de maneira mais assertiva.

Além disso, você provavelmente se sentirá mais disposto para realizar suas tarefas do dia a dia quando sabe que todos os resultados do seu empenho serão direcionados para você e a sua própria marca, ao invés de um cliente ou a empresa que paga o seu salário.

Possibilidade de segmentação

O digital permite algo que o físico dificilmente conseguirá igualar: a possibilidade de segmentar publicidade para públicos específicos, que você sabe que estão mais dispostos a comprar o que você oferece.

É por isso que conhecer os hábitos do seu cliente é tão importante: você passa a saber em que momento ele precisará da sua empresa, o que permite que você crie conteúdo e se aproxime do seu público-alvo de maneira mais assertiva.

Passo-a-passo: como começar no empreendedorismo digital?

Para ajudar você a ter um norte no momento inicial da sua vida empreendedora, construí um passo-a-passo com algumas etapas importantíssimas para ter um planejamento claro para a sua empresa.

Ah, é bom lembrar que você pode mudar essa ordem de acordo com as características específicas do seu negócio. Mas dedique um pouco de esforço para todas elas, afinal, você precisa construir uma base sólida para alavancar e escalar seu negócio no futuro.

1 – Construa um planejamento estratégico assertivo

O planejamento estratégico deve ser a etapa inicial da sua jornada de empreendedorismo digital, justamente porque vai ajudar você a avaliar a viabilidade do seu negócio.

O primeiro passo é escolher seu nicho de atuação, levando em conta suas preferências e o conhecimento que você acumulou na sua carreira. Assim, você garante que pode oferecer uma experiência diferenciada ao seu cliente, aumentando as chances de sucesso da sua empresa.

Depois, você precisa analisar o mercado para entender se há espaço para o seu negócio no nicho escolhido e compreender qual o diferencial que você pode oferecer ao seu cliente.

Gosto de frisar que essa etapa é super importante, porque quem faz mais do mesmo não se destaca. Como acabei de falar ali em cima, você precisa compreender qual a vantagem específica que você pode oferecer ao seu cliente.

Afinal, se você não tem nada de diferente, o que faz com que o consumidor compre de você e não de todos os outros competidores?

Outras definições para o planejamento estratégico

  • Faça uma análise SWOT para entender os pontos fortes e fracos da sua empresa, bem como as oportunidades e ameaças externas que podem afetar o seu negócio;
  • Pesquise muito para entender as necessidades do seu público-alvo e como você pode ajudar o seu cliente ideal a atingir seus objetivos através do seu produto ou serviço;
  • Defina metas e objetivos palpáveis a curto, médio e longo prazo, pois você só conseguirá evoluir com um horizonte claro de onde dedicar seus esforços;
  • Crie uma identidade de marca que converse com o seu público-alvo e diferencie o seu negócio de outras iniciativas similares.

2 – Defina os aspectos burocráticos do seu negócio

O planejamento estratégico é uma etapa primordial para dar início a negócios de empreendedorismo digital, mas está longe de ser a única!

Planejamento financeiro

Você precisa de um planejamento financeiro que estime os custos relacionados ao seu negócio, como a compra de um domínio, a hospedagem do site, o desenvolvimento do layout, o acesso a ferramentas úteis para sua estratégia, entre outros.

Esse também é o momento para definir sua estratégia de monetização, ou seja, descobrir como você vai gerar renda a partir do seu negócio.

  • Se você quer criar um e-commerce, por exemplo, fará isso a partir da venda de produtos e serviços como assinaturas. Isso pode acontecer no seu próprio site ou mesmo em marketplaces, sejam profissionais ou informais.
  • Se o seu nicho é a produção de conteúdo, você pode exibir anúncios do Google AdSense no seu blog ou fazer parcerias de branded content com marcas, além de vender infoprodutos próprios ou de terceiros.

Inclusive, eu amo o segmento de blogs e acho uma das maneiras mais interessantes de criar um negócio digital. É uma estratégia que funciona tão bem que temos até um artigo sobre como ganhar dinheiro com blog, se você quiser dar uma olhada 😉

Planejamento logístico

Se você quiser vender produtos físicos, precisa pensar em uma maneira de levar esse produto até o seu cliente de forma rápida e eficiente. Nesse curso de e-commerce gratuito que adoramos indicar aqui no blog, tem um segmento específico para ajudar você com isso!

Planejamento jurídico

Você precisa entender se precisará de um CNPJ ou outras formalizações jurídicas para operar seu negócio digital, ou mesmo para passar mais credibilidade para os seus clientes.

Em muitos casos, criar pelo menos um CNPJ de Microempreendedor Individual (MEI) é uma opção que dá conta do recado e tem poucos custos envolvidos.

3 – Entenda a melhor maneira de divulgar seu negócio na internet

Não adianta nada ter produtos ou serviços disponíveis da melhor maneira possível se o seu cliente não conseguir encontrá-los. É por isso que o planejamento de marketing é uma das etapas mais importantes para qualquer empresa, mas especialmente para negócios digitais!

Não adianta fugir: você vai precisar estudar (e muito!) sobre estratégias de marketing digital. Afinal, se o seu negócio está na internet, não adianta apostar no offline para divulgar a empresa para o seu público.

Parece complicado, mas não é tanto assim. Se você estiver perdido, dê uma olhada nesse post sobre como divulgar sua empresa na internet que publicamos aqui no blog. Tenho certeza que vai resolver muitas das suas dúvidas sobre marketing digital 😊

4 – Trilhe seu próprio caminho e aprenda com as suas falhas

Finalizando um planejamento bem elaborado, chega a hora de colocar tudo em prática! A questão é que não tem feitiço, receita ou simpatia que garanta o sucesso da sua iniciativa de empreendedorismo digital.

Estude, pesquise, veja o que os outros estão fazendo e crie seu próprio repertório para não tomar tudo que você lê como verdade absoluta.

Saiba também que, em algum momento, você vai falhar. O importante é não se deixar abalar e entender quais melhorias você pode aplicar nos seus processos e estruturas para que o erro não se repita.

Por último, lembre-se de que seus planejamentos precisam ser revistos de tempos em tempos. Com o passar dos meses, é possível que seu negócio se molde e se adapte às realidades do mercado e dos consumidores, então não tenha medo de mudar.

Minha última dica: esteja sempre em evolução!

Meu último conselho para você é esse: esteja sempre ligado no mercado, buscando absorver conhecimento sempre que for possível! Muito provavelmente, você pode aprender a partir das experiências de outros empreendedores que já estão trilhando caminhos parecidos com o seu há algum tempo.

Uma ótima maneira de fazer isso é através de conteúdo. Como eu amo programas em áudio, fica a minha recomendação do Mateada Podcast, onde o apresentador Denis Andrade traz convidados para compartilharem suas trajetórias profissionais (e muitas são de empreendedorismo digital!).

Coloquei ali o link do YouTube, mas também tem no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts… É só escolher! E depois me conta aqui nos comentários o que achou, combinado? 🎧

Até a próxima! 👋

Referências

¹ Faturamento do e-commerce cresce 56,8% neste ano e chega a R$ 41,92 bilhões, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba nossos melhores conteúdos por e-mail.

Você pode gostar disso

7 dicas para trabalhar com marketing de afiliados e ganhar dinheiro agora

Já pensou em trabalhar de casa e ganhar dinheiro na internet? É o que o marketing de afiliados oferece. Entenda como fazer isso!

Como vender produtos digitais? 5 dicas práticas para ter sucesso

Você sabe como vender produtos digitais? Por mais que pareça um processo…