Gestão empresarial é outra daquelas expressões que caíram na boca do povo e, hoje, todo mundo usa sem saber muito bem o que significa. Mas eu prometo que você não vai sair desse post sem entender tudinho sobre ela!

Para começar logo de cara, vamos entender um pouco sobre qual é o papel da gestão nas empresas. Se prepara que a metáfora vai ser brega, mas tem tudo a ver com o post de hoje! 😂

Se uma empresa é como um relógio, com várias engrenagens funcionando em conjunto, então a gestão é como o óleo lubrificante. Isso porque ela evita o atrito, mantém os sistemas em movimento e garante a maior eficiência do equipamento. Deu para entender?

Então, vamos nos aprofundar no post para entender o que é gestão, quais são os tipos mais comuns nas empresas e, também, algumas dicas para melhorar os processos de gerenciamento. Vem comigo que eu explico!

O que é gestão empresarial?

Gestão é toda e qualquer maneira de gerenciar um determinado processo. Mas, aqui, estamos falando de gestão empresarial, quando tudo isso ocorre dentro do contexto de uma empresa.

Resumidamente, gerir é caminhar em direção aos objetivos da empresa e garantir que todos tenham as ferramentas necessárias para fazerem o mesmo.

O papel do gestor é administrar pessoas, estratégias e recursos da maneira mais eficiente para o contexto geral da companhia.

Gestão e administração são a mesma coisa?

Na teoria, até que sim; na realidade, nem um pouco 😅 Isso porque os processos administrativos ficam mais restritos ao dia a dia operacional, para garantir que o planejamento elaborado previamente esteja sendo efetivamente colocado em prática.

A gestão expande esse horizonte para além dos processos internos da empresa. Um bom gestor precisa ter uma visão 360º do mercado, das novas tecnologias que estão se integrando ao escopo de atuação e das pessoas com quem trabalha.

Resumidamente, a administração é ter um chefe. A gestão é ter um líder 😉

Quais são os tipos de gestão empresarial?

Assim como uma empresa é dividida em diversos setores, a gestão também precisa ser segmentada para extrair o máximo do seu escopo de atuação. Listamos algumas áreas em que isso pode acontecer aqui embaixo 👇

Gestão financeira

O papel da gestão financeira é administrar tudo que tem a ver com dinheiro dentro da empresa. Acompanhar orçamentos, controlar o fluxo de caixa e otimizar o orçamento são algumas das atribuições que entram nesse escopo.

Gestão de marketing

Já a gestão de marketing é focada em adquirir novos públicos para a empresa e manter um relacionamento com quem já é cliente. Para isso, ela precisa ter um conhecimento profundo sobre quem é esse consumidor e quais são as principais características dele, para entender qual é a melhor estratégia para atraí-lo.

Gestão de pessoas

Por sua vez, a gestão de pessoas garante que os colaboradores estejam engajados em seu trabalho e satisfeitos com as condições oferecidas pela empresa. Afinal, são eles que possibilitam a entrega de valor para os clientes!

Gestão de inovação

A inovação acontece cada vez mais dentro das grandes empresas, mas muitas ainda não sabem como lidar com ela para tirar o máximo proveito. É aqui que entra a gestão da inovação, que cria as condições para que os trabalhadores estejam inovando continuamente.

Gestão de projetos

Quem já fez um planejamento para uma determinada ação e tentou levar para frente sabe que muitas dificuldades aparecem pelo caminho! Isso, é claro, até entrar em cena a gestão de projetos, que tem como foco principal melhorar os processos de planejamento, execução e monitoramento de projetos de uma empresa.

Gestão de logística

A gestão de logística serve para negócios digitais que possuem um produto físico, como a maioria dos e-commerces de varejo que vemos por aí. Basicamente, ela gerencia o caminho que o produto percorre até chegar na casa do cliente, desde o armazenamento e o estoque até o frete.

Outros tipos de gestão

Na verdade, os tipos de gestão dependem da própria estrutura da empresa e de como ela se organiza em áreas e escopos de trabalho. Mas trouxemos alguns exemplos abaixo para você se inteirar:

  • Gestão de mudanças;
  • Gestão de vendas;
  • Gestão de processos;
  • Gestão do tempo;
  • Gestão de qualidade.

Como melhorar a gestão de uma empresa?

Se você está procurando como melhorar a gestão da sua empresa, parabéns! Você já deu o primeiro passo em direção à evolução. Mas como não basta só querer, trouxemos algumas dicas rápidas para te ajudar nesse processo. Olha aí!

Traga a sua equipe para perto de você

Como líder, você sempre deve estar alinhado com a sua equipe. E eu não digo isso somente em relação às demandas, mas os sentimentos, as expectativas e os objetivos também!

São as pessoas que trabalham com você que tornam todos os resultados atingidos pela empresa possíveis, e é por isso que você precisa reconhecê-las e valorizá-las!

Por isso, tenha uma comunicação clara e não deixe de enfatizar tudo que foi alcançado pela equipe ao longo do tempo. Você vai ver como essa simples prática ajuda a motivar os colaboradores e mantê-los sempre animados para bater a próxima meta 😉

Aposte em riscos calculados

Quem já leu nosso post sobre inovação disruptiva sabe que o progresso não acontece se você não assumir alguns riscos. Afinal, o que muda se você continua fazendo a mesma coisa dia após dia?

É por isso que você precisa entender onde é possível arriscar sem comprometer suas operações com uma possível falha.

Ah, e outra coisa! Aqui também vale a dica anterior: ouça sempre os seus colaboradores. Afinal, são eles que estão com você nas “trincheiras” das tarefas do dia a dia, garantindo que o planejamento estratégico esteja sendo posto em prática nos mínimos detalhes.

Com certeza o feedback deles será de grande ajuda para guiar suas decisões!

Para saber se funciona, só botando em prática!

Se você entrou nesse post procurando uma fórmula mágica para a gestão perfeita, que pena: ela não existe! 🔮

Tudo é questão de testar, comemorar o que funcionou, entender o que não deu tão certo assim e recomeçar o ciclo com os novos aprendizados. Isso porque um bom gestor está sempre em processo de evolução!

Ter a humildade para admitir que ainda tem muito a aprender já é meio caminho andado. Com a outra metade dessa trajetória, a gente te ajuda aqui no Blog da Mateada, com vários posts sobre gestão empresarial, estratégias digitais e inovação 😉 Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba nossos melhores conteúdos por e-mail.

Você pode gostar disso

7 passos para entender o que é gestão de marketing e aplicar na sua empresa

Já teve problemas em obter resultados nas vendas da sua empresa? Entenda como a gestão de marketing pode ajudar.

Inovação incremental: por que e como usar no meu negócio?

A inovação incremental é o tipo de inovação usado com mais frequência…

O que é inovação disruptiva?

Falar em inovação disruptiva no mundo dos negócios já é quase como…

Miniguia do planejamento estratégico: entenda como colocar em prática na sua empresa

Toda empresa precisa de um planejamento estratégico. Entenda como ele funciona e quais são os passos para aplicar.