Criar conteúdo ficou bem mais fácil com tantas ferramentas disponíveis hoje em dia. Entretanto, algo que ainda continua sendo um grande desafio é descobrir como aumentar as visitas no blog.

Se você está passando por esse dilema, não se preocupe. Você não precisa ser um guru do marketing para promover seu blog!

É possível aumentar o tráfego botando algumas estratégias em prática. Com bastante planejamento, você chega lá rapidinho. Mas leia o conteúdo de cabo a rabo antes para entender qual caminho tomar!

Tráfego orgânico: o combustível para aumentar as visitas no blog

O tráfego orgânico designa a fatia de visitantes que chega até seu site de maneira espontânea. Inclusive, o dicionário traz uma definição que se encaixa bem: orgânico significa algo “que remete ao desenvolvimento natural”.

Além disso, geralmente os visitantes orgânicos vêm através de pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google. Mas há outras formas de conquistar tráfego orgânico, como por exemplo:

  • compartilhamento nas redes sociais (tráfego de social);
  • envio de conteúdos de blog para newsletter (tráfego de e-mail);
  • backlinks (tráfego de referência);
  • linkagem interna.

Ademais, é importante que fique claro que estamos falando aqui de apenas da atração de tráfego que não é patrocinado. Afinal, o marketing de busca também contempla o tráfego pago, e pode compartilhar canais com o orgânico.

Ou seja, os visitantes oriundos de tráfego pago podem vir do mesmo lugar (pesquisas em mecanismos de buscas, redes sociais etc.), mas a estratégia é bem diferente.

Como ter um blog ajuda na estratégia de tráfego orgânico?

Como falei antes, há várias formas de atrair tráfego orgânico para seu site. A maioria delas gira em torno de uma estratégia para criar conteúdo de qualidade para o blog.

Pense no blog como uma porta de entrada. Por ela, chegam novos visitantes que têm interesse nos assuntos que você trata e, provavelmente, no produto que você oferece.

Você cria uma persona e disponibiliza conteúdo otimizado para SEO, de acordo com os interesses e preferências dela. Esta é uma das premissas do Inbound Marketing.

Isso quer dizer que as estratégias são voltadas para atrair o público até você. Ou seja, atrair ao invés de correr atrás dele com anúncios e ações mais invasivas.

Por que investir em tráfego orgânico para aumentar as visitas do blog?

Atingir números expressivos em tráfego orgânico é o sonho de qualquer pessoa que tenha um site. Ou, pelo menos, de quem trabalha com marketing digital e aposta nesta estratégia para melhorar seus resultados.

Mas, a verdade é que o custo-benefício é uma das maiores vantagens.

Ou seja, não é que o investimento seja nulo. Afinal, pesquisar palavras-chave, planejar, redigir, otimizar e publicar conteúdos demanda tempo e dinheiro.

Porém, o custo disso tudo é significativamente mais baixo quando você compara com outras estratégias. Por exemplo, com o investimento necessário para impulsionar anúncios (a longo prazo).

As estratégias voltadas para conquistar tráfego orgânico também são mais escaláveis e duráveis. Sendo assim, os resultados são mais sólidos, porque visam o crescimento contínuo e exponencial.

Por outro lado, conteúdos em forma de anúncios só geram tráfego enquanto você está pagando.

4 dicas de aquisição de tráfego para o seu blog

Existem vários canais de aquisição de tráfego, focados em estratégias diferentes. Embora apostar no orgânico seja uma indicação para a maior parte dos blogs, não é regra, viu?

Na verdade, não existe uma fórmula mágica para escolher o correto.

É preciso entender as reais necessidades da sua estratégia e saber quais resultados os meios podem gerar.

1. Seja estratégico com seu conteúdo

Se você deseja aumentar as visitas no blog, a primeira coisa a fazer é simplesmente criar um conteúdo melhor. Você provavelmente já ouviu a máxima de que “conteúdo é rei”, certo?

Certo. Mas o que você precisa ter em mente é que “criar conteúdo melhor” não quer dizer apenas escrever conteúdo de qualidade.

Também significa ser mais estratégico com seus esforços de marketing de conteúdo.

Conteúdo bem-sucedido é aquele que atende a uma necessidade específica. Portanto, trace o perfil do seu público e entende do que ele gosta.

Atualmente, conteúdo estratégico quase sempre se enquadra em uma dessas duas categorias: legal e engraçado ou útil e educacional. Escolha uma das opções e provavelmente você estará começando bem.

Invista na criação de conteúdo evergreen

Se você precisar de ideias iniciais, consulte ferramentas como o Answer the Public e veja quais perguntas estão sendo feitas relacionadas ao assunto do seu setor.

Além disso, aposte em conteúdo evergreen sempre que puder. Trata-se de um tipo de conteúdo perene, ou seja, que não se torna irrelevante com o passar do tempo.

Seu período de “vida útil” é maior.

Por exemplo, um post sobre as indicações ao Oscar se torna inútil em poucos meses. Já um post sobre os melhores clássicos do cinema continuará sendo relevante ao longo dos anos, tornando-se “sempre verde”.

2. Desenvolva o planejamento de marketing de conteúdo

Seguindo a linha do tópico acima, o próximo passo é estruturar o planejamento da estratégia de marketing de conteúdo. No link, tem um artigo completo sobre toda essa documentação.

Em um primeiro momento, as duas definições mais importantes são:

Entenda hábitos e comportamentos com a persona

A persona é uma personificação do consumidor ideal dos produtos que você oferece. Ou seja, é aquela pessoa que ao acessar o seu conteúdo para blog irá se identificar com a leitura.

Assim, esse leitor tem mais chance de navegar pelas etapas do funil de conversão e adquirir seu produto ou serviço.

Para conceituar melhor o que é persona, trouxemos um exemplo:

Ana Clara de Quadros, 30 anos, casada e mãe de dois filhos. É formada em nutrição e possui seu próprio consultório na região metropolitana de São Paulo. Em seu tempo livre gosta de procurar receitas diferentes para arriscar na cozinha e pôr em prática suas dicas nutricionais.

Estabeleça a demografia com o público-alvo

Já o público-alvo consiste em um grupo de pessoas com interesses parecidos. Ou seja, indivíduos com estilos de vida parecidos e pertencentes a mesma “bolha social”.

Definir esse público é a maneira mais certeira de atingir a maior quantidade de pessoas certas para o seu conteúdo.

Um exemplo de público-alvo é:

Homens com idade entre 25 e 35 anos, residentes da cidade de São Paulo. Formados em curso superior, com renda mensal entre 3 e 5 mil reais e que se interessem por futebol.

3. Otimize o conteúdo para os mecanismos de busca

Até agora, você já definiu para quem é feito seu conteúdo e quais serão as estratégias de criação que estarão presentes nele. Chegou a hora de otimizar seu texto para que ele seja encontrado com mais facilidade nos mecanismos de busca!

Para aumentar as visitas no blog, é essencial investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Essa estratégia ajuda seu conteúdo a ganhar visibilidade nos buscadores através de:

  • palavras-chave;
  • linkagem de conteúdos;
  • uso correto de imagens;
  • otimização da performance de carregamento das páginas, entre outros fatores.

Isso ocorre pois os mecanismos de busca, como o Google, possuem “robôs” que buscam por informações relevantes em diversos sites.

O papel do profissional de SEO é otimizar as páginas para esse processo e promover melhorias que aumentar o tráfego orgânico.

Salientamos aqui que entender e executar as estratégias de SEO exige maior conhecimento técnico e prático. Por isso, é importante contar com um profissional de marketing para ajudá-lo, ou ainda, agências especializadas em marketing de conteúdo.

Backlinks são um dos muitos sinais que o Google leva em consideração ao assinalar a posição do seu blog na página de resultados de busca.

Embora não seja mais um dos principais fatores, ele ainda contribui bastante para sua classificação geral. Por isso, pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar as visitas no bog.

Mas o que a maioria dos blogueiros iniciantes não entende é que é preciso obter links naturalmente. Ou seja, eles precisam estar inseridos no conteúdo de acordo com o contexto.

Claro, uma estratégia de obtenção de backlinks é bastante complexa.

Afinal, você terá que desenvolver um relacionamento com outros blogs e publicações do seu nicho, além de contar com uma assessoria de imprensa ou Digital PR para fornecer apoio.

Por enquanto, comece pelo básico entendendo como fazer a construção de links para SEO.

4. Compartilhe seu conteúdo em diferentes canais

Agora, já temos o conteúdo pronto, direcionado e publicado! Chegou a hora de buscar tráfego mais instantâneo e rápido. Essa é uma boa alternativa para levar seu blog de maneira mais fácil em um primeiro momento.

Assim, trouxemos canais diferentes de compartilhamento que podem ser muito bem utilizados:

Atinja quem já é cliente com a newsletter

As newsletters são e-mails informativos e promocionais enviados periodicamente para sua base de clientes. Elas podem conter ofertas para produtos que chamam a atenção do público, além de chamadas para atrair visitas para o blog.

É importante salientar que sua lista de e-mails deve ser feita através de pessoas que forneçam suas informações para você, descartando a ideia de adquirir listas pagas.

Além disso, você precisa garantir que está dando o tratamento adequado para esses dados, seguindo todos os princípios da LGPD aplicada ao marketing digital.

Crie um relacionamento com o público nas redes sociais

As redes sociais podem ser ótimas ferramentas para nutrir um relacionamento com o público durante seu momento de lazer. Além, é claro, de levar informações mais facilmente para seus seguidores.

Assim, você poderá compartilhar seus conteúdos de blog nessas redes. Isso possibilita que o público chegue mais facilmente até eles, e ainda seja encorajado a compartilhar com seus amigos.

Estabeleça contato direto em aplicativos de mensagem

Seguindo a mesma linha de pensamento das redes sociais, investir em aplicativos de comunicação é uma ótima ideia. Afinal, você está estabelecendo um canal de contato direto com o cliente.

Use a mesma estratégia de captação de informação de e-mails para conseguir números de celular, por exemplo. Assim, você pode compartilhar links dos seus novos conteúdos via WhatsApp ou Telegram.

Conclusão: a chave é a consistência para aumentar as visitas no blog

É claro que, para aumentar as visitas do blog exponencialmente, você precisa incorporar outras estratégias de conteúdo e atração de tráfego. E isso pode deixar o trabalho bem mais complexo!

Porém, se você ainda é iniciante na jornada de criação de conteúdo, estas dicas com certeza vão ajudar a dar um novo fôlego para seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso

Como montar um calendário editorial? [Passo a passo]

Quer saber como montar um calendário editorial? Neste post, apresentamos 5 passos que ajudarão a ter melhores resultados.