Mulher jovem experimentando os Advergames na publicidade

Não há dúvida de que a publicidade tem procurado o máximo de formas possíveis para divulgar serviços e produtos. Aliás, essa é uma das principais tarefas desse segmento.

Felizmente, com o aumento da tecnologia todos os dias, o que não faltam são oportunidades para que se possa fazer publicidade e até os videogames podem entrar nessa!

Afinal, quem nunca viu uma propaganda de alguma marca ou produto quando estava jogando algo no celular, por exemplo? Essa é uma tática que está ficando mais popularizada e que tem até um nome: Advergames!

Se você já ouviu falar desse termo ou se ele é completamente novo para você, continue lendo este material! Assim, você vai entender muito mais sobre o que é o advergame e como ele pode fazer uma revolução no seu negócio!

Do que se tratam os Advergames?

Apesar de a palavra parecer um pouco difícil, a verdade é que o conceito de Advergames é bastante simples de compreender. Na verdade, é apenas a junção de advertising, que é “propaganda”, e game.

Dessa forma, o que se tem é uma propaganda que pode ser incorporada ao game e, com isso, chegar aos consumidores de uma forma mais suave, mais divertida.

É claro que os Advergames são um pouco mais discutidos há relativamente pouco tempo, mas esse conceito não é especificamente novo: mesmo que possa ser surpreendente, ele existe desde 2000 e foi criado por Anthony Giallourakis.

Entretanto, é claro que, conforme fica mais fácil para as pessoas terem acesso aos jogos, mais propício se torna para qualquer empresa apostar de verdade nos Advergames!

Por que investir nos Advergames?

Toda estratégia de Marketing Digital deve ser compreendida amplamente antes de ser colocada em prática e isso não é diferente com os Advergames.

Uma vez que são uma forma de publicidade que nem todo mundo domina ainda, é interessante estar ciente de tudo o que ela pode proporcionar e como ela funciona. Sendo assim, conhecer os seus benefícios é muito importante.

A seguir, algumas das razões para que seu negócio aposte de vez nos Advergames:

1. Ótimo para consumidores mais jovens

Tanto as pessoas mais novas quanto as mais velhas costumam gostar bastante de jogos, mas não se pode negar que os principais usuários dos games são mais jovens.

Desse modo, os Advergames constituem-se na estratégia de Marketing ideal para quem deseja chegar justamente a esse público!

Diferente do que alguns podem achar, essas pessoas não ficam incomodadas com a existência da propaganda. A verdade é que elas até acabam se acostumando com a presença dos anúncios e muitos consomem os produtos correspondentes.

Portanto, empresas que costumam ter interesse no mercado consumidor mais jovem devem aproveitar os Advergames o máximo possível!

2. Mais barato

É claro que as pessoas sempre associam o videogame a uma coisa que seja bastante cara e é por isso que anúncios em jogos também parecem demandar um investimento enorme.

Entretanto, a realidade não é essa! Pode surpreender bastante saber que a elaboração de um game apenas para divulgar um produto tende a ser bem mais acessível.

É comum que as empresas gastem pequenas fortunas para fazer anúncios em meios mais tradicionais, como a televisão, mas é preciso lembrar que a sua duração é curta.

No caso dos Advergames, o indivíduo tem contato muito mais vezes com aquele anúncio, o que pode ser chamado de imersão e significa que as chances de ele se tornar cliente ficam maiores.

3. Potencial para ser um conteúdo viral

O Marketing viral está chamando cada vez mais a atenção dos publicitários porque ele ajuda a fazer com que o produto, de fato, ganhe a atenção de mais pessoas.

Quem nunca teve contato com um conteúdo viral que não conseguia mais esquecer? Quem já não se deu conta de que, independente de onde acessava, via determinado vídeo? Isso é um viral!

Para o setor publicitário, é muito interessante que alguma ação se torne viral e ela pode ser os Advergames. Afinal, quando um usuário tem contato com os Advergames e se encanta por eles, é bem provável que vá compartilhar com outras pessoas.

Como consequência, mais gente vai jogar, ter contato com o anúncio e poderá se tornar um cliente!

4. Reforço da marca

Com toda a certeza, as empresas têm necessidade de que a sua marca seja cada vez mais forte, ou seja, que as pessoas pensem mais nela, inclusive para solucionar suas dores.

É por causa disso que se faz estratégias de reforço de marca, ou seja, são estratégias que têm a finalidade de fazer com que essa marca esteja mais presente na memória das pessoas.

Os Advergames são uma ótima saída nesse sentido: a razão é que os jogadores ficam vendo por muito mais tempo o logotipo e/ou a logomarca da empresa e isso faz com que ela fique mais “grudada” na cabeça.

Se um jogo determinado tem uma propaganda de lojas de autopeças, por exemplo, é esperado que a pessoa que o joga se lembre dessa loja ao precisar comprar uma peça para o seu carro.

👉 Leia também sobre Brand Awareness para entender como medir  o reconhecimento de uma marca.

3. Bilhões de pessoas jogam todos os dias

O mercado de videogame é bastante forte e isso pode ser confirmado quando se verifica a quantidade de pessoas que jogam no mundo. Estima-se que o número de jogadores de games diversos já esteja perto de três bilhões!

Isso quer dizer que os Advergames usam um mercado super popular, onde sempre tem pessoas! O resultado, sem dúvida, é que existem maiores chances de alguém ver a propaganda daquele serviço ou produto.

4. Pode ser usado até para pesquisa de preferência

Suponha-se que a loja que está fazendo a propaganda dentro do jogo seja de tintas. Ela pode verificar quais são as cores que os jogadores mais colocam nos carros do game e, com isso, apostar nesse tipo de paleta.

É claro que este foi apenas um exemplo, mas o fato é que as empresas também podem usar as informações que elas encontram sobre os jogadores para direcionar melhor seu trabalho.

Opções de Advergames

Levando em conta que existem diversos tipos de jogos, é claro que também existem diferentes publicidades que podem se associar a eles.

O mercado de Advergames é até bastante variado, mesmo que tenha começado a chamar a atenção há relativamente pouco tempo.

A seguir, temos as principais opções de Advergames para quem quiser que a sua empresa comece a investir nessa forma de publicidade:

1. Feito apenas para divulgação

Uma das opções de Advergames são os jogos criados unicamente com a finalidade de divulgar determinado serviço, produto ou marca.

Dessa maneira, ele é elaborado, desde o começo, para vender. A sua função é colocar aquilo que se quer comercializar em destaque, mas criando um contexto divertido, que é o do jogo.

Um exemplo clássico disso é o game America’s Army, que é traduzido por “Exército Americano”. A ideia desse game era justamente fazer com que o exército dos EUA se tornasse atrativo para os jovens e estes se alistassem.

É claro que, para isso ser possível, os desenvolvedores se dedicaram a fazer o melhor game possível, considerando que isso também ia impactar o interesse dos jogadores como um todo. Se o jogo fosse bom, haveria mais chances de os jovens pensarem “Quero viver isso na realidade também”.

2. Jogos hospedados no site da empresa

Já imaginou entrar no site de qualquer empresa e se deparar com um game para se divertir? Pois é essa a proposta dessa outra opção de Advergames!

A ideia é que as pessoas fiquem mais tempo dentro do site do cliente porque, mesmo que elas estejam focadas em jogar, é inevitável que tenham contato com alguma propaganda e isso vai despertando, inconscientemente, a vontade de conhecer mais.

Infelizmente, não se vê tanto os games hospedados nos sites das empresas, mas esse é um excelente nicho para quem quer reter o internauta.

3. In-game advertising

Nesse caso, o anúncio é colocado de maneira bastante sutil, de forma que os internautas não se incomodem com ele, mas que a sua mensagem vá se “fixando” em sua mente.

Um exemplo: basta pensar em um jogo de futebol. Enquanto os gamers estão preocupados montando seus times e tentando fazer gols, anúncios vão aparecendo no campo, da mesma forma que acontece para os telespectadores de um jogo real.

Como se percebe, essa é uma maneira bastante discreta de se colocar determinado serviço ou produto “à vista” do consumidor, sem que nem mesmo ele tome conhecimento disso.

Mais um bom exemplo é um jogo de carros: geralmente, em corridas, é possível ver propagandas nos carros, que são os patrocinadores.

Nos games, quando se opta pelo in-game advertising, também se pode ver anúncios nesses carros, como se fosse a vida real. Assim, enquanto a pessoa joga, vai visualizando o nome dessa empresa.

As três opções de advergame são bem-vindas em negócios de praticamente todos os tipos e, inclusive, uma sugestão é que se intercale todas elas.

Conservar o gameplay é um desafio

A jogabilidade não pode ser prejudicada de maneira nenhuma, pois isso espantará os gamers e o anúncio acaba não tendo mais público.

Esse é um dos maiores desafios de quem aposta no advergame, independentemente de qual seja a sua opção: fazer os anúncios, mas sem que eles tirem a diversão.

É extremamente importante que, ao se elaborar um advergame, tenha-se em mente que a pessoa que o joga quer se divertir. Se não for assim, ela vai para outro jogo.

Nada menos divertido do que ficar exposto 100% do tempo a um anúncio diferente e que atrapalhe o gameplay. Sendo assim, uma das coisas a se procurar quando se escolhe o advergame é a moderação.

É claro que é interessante, do ponto de vista do Marketing, que haja o máximo possível de anúncios, mas é preciso lembrar-se sempre da experiência do jogador. Se ela for ruim, ele não permanecerá no game.

Pontuação acaba engajando mais os jogadores

A maioria das pessoas já se deparou com aqueles jogos que, basicamente, não exigem nada. Não existe pontuação, não existe forma de ir evoluindo, não existe competitividade e, para muitos, esse se torna um jogo bastante sem graça.

É por causa disso que, quando uma empresa quer que o seu advergame tenha sucesso, é preciso pensar em um jogo que tenha pontuações e outros tipos de estímulos.

É de extrema importância fazer uma análise para ver quais são os tipos de games que estão chamando mais a atenção dos jogadores, quais têm mais downloads, etc., para que isso sirva como uma inspiração ao criar o game.

Divulgação do advergame precisa ser intensa

A ideia do advergame é que mais pessoas tenham contato com o anúncio da empresa, do serviço ou do produto. Porém, e se a maioria das pessoas nem mesmo conhece esse jogo?

É por causa disso que se deve apostar na divulgação do advergame e uma das melhores formas é procurar por sites que que trabalhem especificamente com jogos.

Fazendo isso, encontra-se uma audiência que tem mais interesse nesse tipo de tema e fica mais fácil que essas pessoas procurem pelo jogo usado como um advergame.

Se não for por meio de uma parceria com esse tipo de site, uma boa ideia é que se use as redes sociais para que se possa fazer a divulgação do jogo.

É claro que, mesmo que seja um advergame, não se deve focar na parte de anúncios ao fazer a divulgação: o ideal é que se ressalte os seus aspectos divertidos e de boa jogabilidade para que as pessoas tenham seu interesse despertado.

Não vale a pena se desfazer dos Advergames!

Vamos supor que uma empresa crie um advergame para o Natal e que o seu maior foco seja mostrar anúncios de produtos relacionados a essa data.

Sem dúvida, haverá todo um trabalho de elaboração desse jogo, de testes e de divulgação e, portanto, ele não deve ser descartado.

Uma vez que passou o Natal, aquele advergame deve sim ser mantido, especialmente se houve boa repercussão e se foi criado um vínculo com os seus jogadores.

Afinal, existem grandes chances de que essas pessoas estejam esperando para jogá-lo novamente no Natal que vem! Inclusive, se houver atualizações, isso vai chamar ainda mais a atenção dos consumidores.

A recomendação é sempre fazer uma pesquisa sobre o quanto aquele advergame foi aceito pelas pessoas e, se existir boa avaliação, é interessante que ele seja armazenado e que se possa pensar em novidades.

Estratégias mirabolantes de Marketing devem ser evitadas

Existe uma tendência hoje de as pessoas apostarem em estratégias que são consideradas mirabolantes para que algo seja divulgado.

Um bom exemplo está na música, quando casais fingem que se separam para que haja um engajamento maior com o lançamento de uma nova canção, algo comum.

Quando se fala de Marketing para que o advergame seja lançado, o ideal é fugir desse tipo de estratégia, que já é facilmente identificada pelos consumidores.

Atualmente, sempre que uma coisa considerada mirabolante é feita, sempre há quem já fale “é Marketing”. De fato, em grande parte das vezes, é mesmo e isso não agrada ao mercado.

A sensação que as pessoas têm é de que foram enganadas e ninguém deseja isso. Portanto, o ideal é que se fuja desse tipo de estratégia de divulgação.

Advergame pode ter mesma funcionalidade que e-book

Uma das formas de as empresas chamarem a atenção dos consumidores é oferecendo algum tipo de material educativo. É por isso que tantos lugares criam e-books: esses são materiais que vão ensinar ou esclarecer algo aos clientes.

Não dá para negar que todo consumidor tem as suas dores, que são nada mais do que as razões pelas quais eles procuram por determinado serviço ou produto.

O que nem toda empresa imagina é que o advergame pode funcionar como material educativo! Dessa forma, ele pode ser criado de forma a orientar as pessoas com relação aos seus problemas e como eles podem ser solucionados.

Um exemplo: uma empresa financeira pode criar um advergame no qual ensine as pessoas a cuidar melhor das suas finanças, com escolhas mais inteligentes, etc.

Outro possível advergame para esse mesmo nicho é um no qual se possa ensinar mais claramente quais são as diferenças entre os vários tipos de investimentos. Com certeza, o que não faltam são dúvidas a esse respeito!

Cuidado com a linguagem dos Advergames e com a sua mensagem

Os internautas estão cada vez mais atentos aos diferentes discursos das empresas, sendo bem mais fácil que haja o temido “cancelamento”.

Por isso, mesmo que apostar nos Advergames seja mesmo uma coisa atual e que fortaleça a empresa, é preciso estar sempre atento com relação ao tipo de mensagem, à linguagem e às figuras que serão veiculadas.

Se houver qualquer indício de um discurso que seja preconceituoso, por exemplo, há grande risco de esse advergame repercutir, mas de maneira negativa, trazendo prejuízos à empresa.

Agora que você aprendeu sobre Advergames, deixe nos comentários a sua opinião sobre essa estratégia de Marketing! Além disso, compartilhe este artigo com os seus colegas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso