Não existe segredo para fazer o gerenciamento de uma equipe de Scrum eficiente, mas existem boas práticas que são fundamentais para tal. E é delas que se trata este conteúdo.

Como gerenciar uma equipe de Scrum eficiente?

Gerenciar uma equipe de Scrum eficiente, para muitos gestores de projetos, pode parecer uma missão difícil demais ou até mesmo impossível.

Porém, como especialista no assunto, posso garantir que não é. Não é nenhum bicho de sete cabeças, contudo, requer habilidade e muito conhecimento.

No geral, fazendo uma análise bem técnica, o que torna difícil o gerenciamento de um time eficiente é a quebra/rompimento das boas práticas.

Quando o assunto é o gestão ágil, está se falando, basicamente, da aplicação de boas práticas, também chamadas de Valores e Pilares que o Scrum, em especial, cobra muito.

Logo, entender os valores e os pilares do Scrum e assimilar o conceito e principalmente os papéis, faz com que gerenciar se torne muito mais fácil.

E para te ajudar a entender como gerenciar uma equipe de Scrum eficiente, separei aqui para o site Mateada, alguns dos valores e pilares fundamentais e somei a alguns aprendizados que obtive ao longo da minha carreira, e que certamente vão te ajudar a gerenciar uma equipe de Scrum eficiente.

Confira agora!

Top 10 boas práticas para o gerenciamento de uma equipe de Scrum eficiente

  1. Conheça, implemente e respeite os valores do Scrum (isso é a base);
  2. Adquira inteligência emocional e agilidade emocional para gerir a ansiedade e a pressa dos outros com relação ao projeto;
  3. Aprenda a lidar com a área de negócios, ajudando-a trabalhar com definições claras, algo que é fundamental para poupar o tempo gasto na repriorização dos itens que não têm definições claras;
  4. Siga à risca o princípio de jamais estimar por tempo, e sim por esforço;
  5. Aprenda a fazer negociações, e a lidar com urgências seguindo as boas práticas do framework. Isso é: não incluindo itens não estimados no desenvolvimento (estórias intruders) e diminuindo a quantidade de “quebra-galhos” e favores dentro dos seus projetos;
  6. Conheça todos os termos, siglas e palavras estrangeiras do framework (dica: leia o Scrum de A a Z, meu guia prático de ágil);
  7. Conheça o poder do protótipo;
  8. Entenda exatamente quais são as atribuições de cada papel, inclusive o seu, para não sobrecarregar e nem desgastar o seu time;
  9. Esteja trabalhando em um único projeto por vez;
  10. Aprenda a se comunicar e entenda a importância do feedback.

Além de tudo isso, o responsável pelo gerenciamento de uma equipe eficiente, também deve entender que não é papel dele estimar prazos, quem faz isso é o time de desenvolvimento; e passar por cima disso é prejudicar todo o bom andamento do projeto.

Também é necessário compreender que a maior parte dos erros dos projetos Scrum acontecem por culpa das pessoas e não do framework, e que não dá para ter cronogramas tradicionais em projetos ágeis.

Sobretudo, e para concluir esse artigo, é essencial entender que o gerenciamento de uma equipe eficiente de Scrum, requer o aculturamento em todos os níveis da empresa, senão, fica praticamente impossível viabilizar o Scrum.

Vou deixar aqui o link para um conteúdo que te ajudará a entender se você realmente está pronto para assumir o gerenciamento de uma equipe, e que também irá te mostrar como você pode se preparar para isso.

Segue: https://www.brunafonseca.pro.br/post/voc%C3%AA-realmente-est%C3%A1-pronto-para-assumir-o-papel-de-product-owner

Obrigada por me acompanharem meus conteúdos aqui no site mateada.com. É sempre um prazer produzir conteúdo para cá.

E aqui, deixo o convite para que me acompanhem também em meu site o brunafonseca.pro.br, onde publico duas vezes por semana, assuntos ligados ao universo da agilidade, produtos digitais, carreira, Scrum, liderança e gerenciamento ágil.

Clica e vem conhecer!

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso