O planejamento de redes sociais é uma estratégia que ajuda a organizar as ideias e definir as ações a serem feitas para que sua empresa alcance seus objetivos. Apesar desse conceito teórico, essa é uma prática bastante importante.

Por que fazer planejamento de redes sociais?

É por meio do planejamento que você decide quais ferramentas, canais e recursos utilizará. Mais do que isso, define os tipos de conteúdo que serão abordados.

Em outras palavras, essa é uma forma de responder a várias perguntas, como:

  • É melhor ter um perfil no YouTube ou no Instagram?
  • O Facebook ainda é uma rede válida para minha empresa?
  • Devo trazer conteúdos institucionais e de bastidores ou vou apresentar somente informações?
  • Usarei vídeos ou somente textos com imagens?
  • Meu público-alvo gosta de quizzes?

A partir dessas definições, você sabe o que fazer e pode montar uma programação de postagens. Com isso, você pode fortalecer a sua marca, aumentar sua visibilidade, atrair clientes e conquistar seguidores.

É claro que, para isso, é preciso fazer um bom planejamento de redes sociais. Por isso, aqui listamos os 5 passos para você ter sucesso nessa empreitada. Que tal conferir?

Planejamento de redes sociais: passo a passo para criar o seu

1. Crie a sua estratégia

Comece definindo quais são seus objetivos. É vender mais? Aumentar sua margem de lucro? Gerar leads?

Assim que você descobrir o que deseja, escolha os indicadores, ou seja, os KPIs. Eles ajudarão a mensurar o desempenho da sua empresa em relação ao alcance das metas traçadas.

Perceba que essa é uma oportunidade de delinear o caminho que será traçado. Portanto, tem tudo a ver com a realidade da sua marca. Esse também é o motivo pelo qual você deve redefinir esses objetivos de tempos em tempos.

Afinal, as mudanças do mercado e até de mindset podem fazer com que eles mudem.

2. Defina quem é seu público-alvo

As pessoas que você pretende atrair devem guiar todas as suas ações. O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado para saber quem se interessa pelos seus produtos ou serviços e definir o público-alvo.

Além disso, faça uma análise da base atual de clientes. Aqui, também vale a pena criar uma persona.

3. Selecione as melhores redes sociais para seu negócio

O próximo passo é escolher quais são as melhores redes sociais para sua empresa. Por mais que as mais usadas sejam o Facebook, YouTube, WhatsApp e Instagram, nem sempre elas serão as mais interessantes.

Por exemplo, para e-commerces de roupas para jovens, o Instagram é um bom canal, porque é focado em imagens. Assim, você pode mostrar o seu produto. Já o Facebook pode não ser a melhor alternativa.

Por isso, o ideal é verificar com a sua base de clientes quais são as redes sociais mais acessadas. Além disso, estude cada uma das alternativas para descobrir suas vantagens e desvantagens.

4. Produza o conteúdo e defina a frequência de postagem

Com base no que foi definido antes, coloque a mão na massa! Verifique a frequência e o formato de cada post. Além disso, lembre-se de desdobrar conteúdos e criar várias possibilidades. No final, crie um calendário editorial.

Se você tem dúvidas sobre a frequência dos conteúdos, vale a pena usar uma média de postagens elaborada pela Sprout Social:

  • Facebook: 3 a 10 vezes por semana;
  • LinkedIn: 2 a 5 vezes por semana;
  • Twitter: 5 vezes ao dia, pelo menos;
  • Pinterest: 5 a 10 vezes ao dia.

5. Monitore as ações

Você já definiu os indicadores a serem utilizados, certo? Eles são fundamentais, porque demonstram se a sua estratégia está dando certo.

Isso permite que você ajuste ações que se refletem em gargalos, além de evitar erros futuros. Por isso, sempre analise os resultados para impedir que possíveis falhas impactam o seu negócio, ok?

Conclusão

Agora, você já sabe o que fazer para ter sucesso no planejamento de redes sociais. Como são várias atividades, vale a pena contar com ajuda especializada. Ainda assim, você pode fazer tudo por conta própria. É só estudar sempre e se dedicar.

Quer continuar se atualizando e receber as melhores informações? Assine a newsletter da Mateada e confira as novidades sobre marketing digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso