SEO

Dar o pontapé inicial em estratégias de SEO para o seu site pode ser um grande desafio. Mas o meu objetivo neste artigo é facilitar bastante as coisas para você que não sabe como começar.

Trabalho com SEO desde 2010 e, nesse período, consegui identificar quais são as melhores estratégias de SEO para que você possa começar a aplicá-las em qualquer projeto.

A ideia deste artigo é trazer ações práticas para você aplicar no seu site ou loja virtual e conseguir melhorar o seu posicionamento nas buscas orgânicas do Google – afinal, esse é o principal objetivo do trabalho de SEO.

As dicas estão divididas entre os 3 pilares fundamentais do trabalho de SEO:

  • SEO on page
  • Conteúdo
  • Link building

Mas, antes de colocarmos a mão na massa, é bem importante que você já saiba para quais palavras-chave deseja aparecer no Google.

Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é um dos primeiros estágios da estratégia de SEO.

O jeito mais prático de escolher quais serão os termos para os quais você vai posicionar é entrando no Google e começando uma busca.

Vamos usar como exemplo uma loja de tênis de corrida. Acesse o Google e veja quais são as palavras-chave mais buscadas relacionadas a “tênis de corrida”.

pesquisa tênis de corrida no Google

Além de marcas e modelos específicos, veja que conseguimos identificar palavras-chave importantes:

  • tênis de corrida masculino
  • tênis de corrida feminino

Isso é uma informação riquíssima! Para você que está começando, já é o suficiente para dar os primeiros passos.

Uma dica extra: selecione palavras-chave específicas, isto é, aquelas que são mais descritivas, pois a complexidade para posicionar para elas é menor.

Selecionadas as palavras-chave, vamos para as ações práticas.

SEO on page

As estratégias relacionadas ao SEO on page ajudam os mecanismos de buscas a compreenderem melhor o código-fonte das suas páginas e o que elas estão tentando comunicar.

Para você que está começando em SEO, foque no básico bem-feito. Selecione apenas uma palavra-chave e aplique na página que escolheu para otimizar.

Você deve incluir a palavra-chave nos seguintes lugares:

Title

Não se assuste! É apenas o título da sua página, ou seja, o texto que aparece na aba do seu navegador quando você abre o site.

Em cada plataforma, essa informação é cadastrada em um local diferente, mas, normalmente, é o título do seu artigo ou o nome do seu produto.

Inclua a palavra-chave que selecionou no começo da tag title, pois essa informação vai aparecer diretamente nos resultados de busca do Google.

title resultado tênis para corrida masculino no Google

Meta description

É a descrição da sua página – as duas linhas que aparecem logo abaixo do title. Essa informação também vai aparecer nos resultados do Google.

Dica importante: só são exibidos 160 caracteres. Então, utilize-os para chamar a atenção do usuário. Veja um exemplo:

meta description resultado tênis para corrida masculino no Google

Existem centenas de outras coisas que você pode otimizar no seu código-fonte, como meta tags específicas para SEO. Mas, como eu disse, este é um artigo para você que está começando. Assim, focar no básico bem-feito é o primeiro passo para poder aplicar estratégias mais avançadas no futuro.

Conteúdo

Agora vamos falar sobre o conteúdo das suas páginas, pois é por meio dele que os algoritmos de busca vão entender se a sua página é uma boa opção para aparecer no topo das buscas e ajudar os usuários que estão procurando por um produto, serviço ou informação.

De forma prática, siga esses passos:

Conteúdo original

Sempre produza um conteúdo original – isto é, não copie o conteúdo de outros sites, pois o algoritmo do Google não gosta disso.

Cite a palavra-chave algumas vezes durante o seu conteúdo, pois, assim, o algoritmo consegue identificar a que você está dando foco.

Se você seguiu o passo anterior, a sua palavra-chave também já está no título da sua página.

Tamanho do conteúdo

Essa é uma preocupação de muitas pessoas que estão começando em SEO: qual é o tamanho do conteúdo que preciso produzir?

Não existe um tamanho ideal. É preciso produzir uma quantidade de informação que seja suficiente para que o conteúdo seja o mais completo possível.

Uma dica é analisar o que seus concorrentes estão citando como tópicos importantes e fazer uma versão que seja mais completa do que todos eles juntos. Ou seja, citar o máximo de tópicos possíveis para ter um conteúdo bem completo.

Link building nada mais é do que o processo de ganhar links em outros sites apontando para as páginas do seu site.

Essa é uma estratégia um pouco mais avançada, mas sugiro que você já comece a pensar nela desde o começo.

Uma das formas de conseguir links externos, também conhecidos como backlinks, é utilizando o trabalho de uma assessoria de imprensa.

Eles vão produzir algum tipo de material relevante e que será notícia na mídia. Com isso, serão geradas várias oportunidades de outros portais de notícias citarem seu site e incluírem um link para você.

Próximos passos para você que está começando em SEO

Se você quiser aprender mais sobre SEO de forma prática e didática, está convidado a conhecer o meu canal no YouTube.

Semanalmente, publico aulas ensinando técnicas de SEO e como é o dia a dia dos profissionais da área.

Mas se você achou muito complexo e prefere que alguém faça esse trabalho por você, conheça a minha Consultoria de SEO.

Eu e minha equipe estamos prontos para analisar o seu site, melhorar seus posicionamentos e gerar novos negócios para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso