Você sabe o que significa trabalho remoto? Essa é uma tendência cada vez mais incorporada no mundo corporativo, em diversas áreas. E que motivou também na grande procura por cursos online por profissionais que desejam se qualificar.

Com a pandemia e a restrição da circulação das pessoas, muitos setores adotaram o trabalho remoto para continuar produzindo seus serviços.

No início, o que era apenas um método alternativo de manter as atividades das empresas acabou se tornando uma das modalidades principais em muitas corporações.

Então vou mostrar aqui o que é o trabalho remoto, como aproveitá-lo e o local ideal para fazê-lo!

Mas afinal, o que significa trabalho remoto?

Em primeiro lugar, entenda o que significa trabalho remoto. O conceito é de um trabalho que pode ser feito à distância. Ou seja, sem a necessidade de se deslocar até a empresa.

Trabalhando remotamente à beira da piscina

Mas não necessariamente o local do trabalho precisa ser somente em casa, como no home office. O modelo remoto abrange outros ambientes, como coworking’s e locais públicos. Ou enquanto o trabalhador faz uma viagem de turismo ou curso de especialização, por exemplo.

Porque o trabalho remoto tem como grande foco a produtividade e não somente o cumprimento das horas trabalhistas.

Um estudo da Fundação Instituto de Administração revelou que quase metade das empresas no Brasil aderiram ao trabalho remoto, com 41%. Os maiores índices foram nos ramos de serviços hospitalares e na indústria, com 53% e 47%, respectivamente.

Além do trabalho remoto e home office, o modelo híbrido, onde os colaboradores trabalham presencialmente em apenas alguns dias da semana, também foi adotado.

A pandemia mudou o cenário econômico em diversos setores no mundo. Assim, possivelmente muitas formas de trabalhar podem não voltar a ser como antes.

Trabalhando remotamente no jardim de casa

Por isso, o trabalho remoto se popularizou e gerou diversos benefícios, tanto para empregadores quanto para funcionários.

Com a pandemia, muitas empresas tiveram que adotar esse modelo de trabalho e cumprir as exigências de isolamento social da Organização Mundial da Saúde.

Rapidamente, os trabalhadores saíram do ambiente de trabalho presencial tradicional. E aderiram à modalidade remota.

Principais vantagens e desvantagens do trabalho remoto

E essa popularidade está associada às vantagens que o trabalho remoto pode oferecer, seja em relação ao deslocamento reduzido ou eliminado, ou em melhorias de produtividade.

Por outro lado, esse tipo de trabalho também pode gerar mais procrastinação ou estresse devido ao ambiente caseiro.

Veja abaixo quais são as principais vantagens do trabalho remoto.

Vantagens

Com a possibilidade de trabalho remoto, gestores e colaboradores encontram benefícios ao adotar essa modalidade.

Entre as principais, podemos destacar:

  • agilidade;
  • economia de tempo;
  • comunicação online;
  • fácil controle e acesso de informações;
  • redução de custos operacionais;
  • melhorias na qualidade de vida e na rotina do trabalhador;
  • menor nível de estresse.

Trabalho remoto x Home office: existe diferença?

Mas existe uma diferença entre o que significa trabalho remoto e o home office? Apesar de o conceito ser parecido, há distinções.

Trabalhando remotamente dentro de casa

É chamado de trabalho remoto toda prestação de serviço feita à distância. Assim, ocorre quando o colaborador não está no ambiente da empresa. Pode ser em casa, em ambiente externo ou mesmo fora do país.

Já o home office, é exclusivamente quando o trabalhador está em casa, exercendo as suas funções. Seja ele de forma fixa ou freelancer.

Contudo, tanto o trabalho remoto como o home office podem ser adotados por muitas profissões e áreas de atuação.

Principais segmentos de trabalho remoto e como funcionam?

O trabalho remoto se tornou um diferencial em diversos setores empresariais. E os segmentos que melhor se encaixam nele são os que demandam de, principalmente, criatividade e pouco contato diário com outras pessoas.

Destacamos abaixo alguns dos setores que mais possibilitam o trabalho remoto. Acompanhe.

Comunicação e marketing

O marketing e a comunicação são áreas onde os profissionais podem exercer suas funções de forma online.

As campanhas e ações de marketing costumam ser planejadas mesmo à distância. E se há necessidade de reunir, as videoconferências são a alternativa ideal.

Um ambiente de escritório pode não ser tão adequado para a concentração e criatividade exigida para os cargos nessa área.

Suporte Técnico

Quem trabalha com suporte técnico costuma fazer atendimentos por meio telefônico ou online. Em alguns casos, também é presencial.Ou seja, é uma área que possibilita o trabalho remoto, com escritórios em casa e se deslocar a determinado lugar somente quando necessário.

Um profissional pode atuar de forma autônoma ou para uma empresa, e de forma remota, atender às demandas.

RH

O setor de Recursos Humanos de uma empresa também possibilita o trabalho remoto. Com a pandemia, muitas corporações adotaram o RH à distância.

Os departamentos de Recursos Humanos têm um grande papel no sucesso dessas novas relações profissionais. Assim, o trabalho remoto dá oportunidade para que esse contato se estabeleça em diversos locais, no mundo inteiro.

Atendimento ao consumidor

Muitos consumidores buscam informações nas empresas por telefone ou na internet. Assim, as equipes deste segmento podem realizar o trabalho de forma remota.

E essa demanda aumentou com o isolamento social imposto pela pandemia. A situação acelerou as tendências de consumo e tempo de resposta no contato entre a empresa e o consumidor.

O que é necessário para se trabalhar à distância?

Para realizar o trabalho remoto de maneira adequada, é preciso se adaptar a alguns pontos necessários.

Os principais são o acesso à internet e um computador para executar as tarefas. Mas há outras necessidades, como:

  • ter um ambiente adequado para trabalhar;
  • diminuir as distrações (não ficar olhando as redes sociais o tempo todo, por exemplo);
  • boa iluminação do ambiente;
  • conexão da internet estável;
  • planejamento das tarefas;
  • organização dos horários.

Conclusão

Neste artigo você pode acompanhar mais sobre o trabalho remoto, seu significado e como se estabelecer nas equipes.

Esse modelo apresenta vantagens significativas para diversos segmentos empresariais. Por isso, empresas que o adotam têm diferenças notáveis nos resultados.

Porque esta prática facilita a gestão de equipes, reduz os custos operacionais e aumenta a produtividade. É também essencial, para lidar com problemas inesperados, como o isolamento social gerado pela pandemia de COVID-19.

O trabalho remoto também tem se mostrado uma tendência para o período pós pandemia, com um cenário corporativo diferente de antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso