Os últimos anos não tem sido fácil para muitas empresas, que têm observado seus resultados financeiros serem afetados em virtude do cenário de instabilidade da economia atual brasileira. É aceitável que essa situação leve empresários a repensarem estratégias, cortando custos e reduzindo gastos dentro dos seus negócios.

Recentemente participei de um debate no Twitter se vale a pena investir em Marketing Digital ou se é um custo e não justifica o valor gasto. Eu particularmente acho que encarar como custo é um grande erro de percepção e uma visão distorcida do papel do marketing digital dentro das empresas.

Saia na frente dos seus concorrentes

Os empreendedores que vão ao sentido contrário dessa tendência antecipam-se frente à concorrência. Muitas empresas já estão obtendo sucesso investindo em Inbound Marketing – ou como é conhecido, novo marketing, que define estratégias para atrair a audiência ideal, e posteriormente transformá-la em oportunidades de negócios.

Baseado nisso, cria-se um ativo digital crescente para as empresas, ou seja, atraem-se mais novos clientes.

Não estou sugerindo que não ocorra a preocupação de avaliar qual orçamento há disponível para investimento. Entretanto, meu  alerta é que as empresas se utilizem do marketing digital como efetiva ferramenta estratégica.

É preciso incorporá-lo no DNA do negócio. Para daí, utilizado da maneira correta, representar real ganho efetivo. Este investimento assegura um custo-benefício vantajoso. A relação é proporcional, quanto maior o investimento, maiores serão as chances de aumentar o lucro da sua empresa.

Qualidade e mensuração dos resultados

Cada ação de marketing deve ser vinculada a um retorno de investimento. Preocupe-se constantemente com o índice de qualidade das campanhas desenvolvidas.

Os objetivos devem ser claros e as métricas serão aquelas que permitirão a mensuração de todos os resultados, ou seja, se as campanhas atingiram ou não os objetivos estabelecidos. Além disso, todas as estratégias online oferecem métricas de análise eficazes e realistas, como, por exemplo, número de conversões, custo por conversão, número de visitantes, e taxas de cliques.

Quase todo mundo pesquisa no Google

Outro fato que não podemos desconsiderar é que no Brasil mais de 90% das pessoas que tem acesso a internet usam o Google para pesquisar produtos e serviços. Aparecer em boas posições nos resultados de pesquisas atualmente não é mais diferencial e sim pré-requisito.

Para empresas que investem em estratégias como SEO (Search Engine Optimization) e links patrocinados, reforço que o baixo investimento dos concorrentes é um fator positivo, pois permite maior destaque para suas marcas, mais sucesso nas estratégias e retorno mais rápido.

Pulo do gato

Quando o assunto é marketing digital, são inúmeros os canais de comunicação que o público ideal pode estar presente. Meu conselho é que seja identificada qual a fonte de tráfego que traz mais clientes para a sua empresa. Além disso, devemos ver o marketing como uma bússola, orientada para o mercado, em prol das reais necessidades dos clientes. Transforme seu negócio numa empresa mais competitiva, ágil e versátil.

1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso