Os desafios da gestão de agência digital acompanham o crescimento do mercado, que já está aquecido há alguns anos. Entretanto, podemos afirmar que a expansão nunca foi tão plena quanto em 2021.

Afinal, não é à toa que a maior parte das empresas brasileiras da área se define como “agência de marketing digital” em detrimento de outras nomenclaturas. Vale lembrar que, no ano passado, o conceito vencedor tinha sido “agência de comunicação”.

Isso acontece porque cada vez mais gente está apostando no empreendedorismo aplicado ao marketing digital, mas não basta ser um especialista na sua área para fazer dar certo.

Empreendedores precisam de um bom conhecimento de gestão para fazer qualquer negócio prosperar, e não é diferente com as agências digitais. Abaixo, trouxemos algumas dicas para ajudar você a começar a trilhar esse caminho. Confira na sequência!

Qual é a diferença entre uma agência digital e uma agência de publicidade tradicional?

Uma agência de publicidade tem como atribuição trabalhar o lado criativo da comunicação do cliente. Esses serviços são oferecidos através de frentes como o branding e as campanhas de mídia offline.

Agora, pense nos serviços oferecidos por uma agência de marketing digital: conteúdo, CRO, UX design, SEO e mídia paga, para começar. Tudo está cada vez mais ligado ao modelo data-driven, porque é preciso trazer resultados cada vez melhores para se destacar das outras agências.

Esse é o mote da gestão de agência digital: um panorama claro de objetivos e passos muito bem definidos para atingi-los, sempre pensando na experiência do usuário final e na retenção de clientes.

Como estruturar a gestão de agência digital?

Na hora de estruturar a gestão de agência digital, deixar a vida ditar o fluxo provavelmente não vai funcionar.

Você precisa dedicar uma boa quantidade de esforços para entender o que funciona para o seu negócio e, mais importante do que qualquer coisa, ter humildade para aprender ao longo do caminho junto aos seus colaboradores.

Ah, e é claro que ter noções sólidas de gestão empresarial também ajuda bastante, como em qualquer outro negócio! Mas vamos ver algumas dicas para entender como aplicar na prática:

1. Assinale as funções de cada colaborador

A maior quantidade de recursos da sua agência provavelmente é dedicada para contratar e manter profissionais especialistas, que garantem a qualidade do serviço oferecido aos clientes.

Por isso, fazer a melhor gestão possível dos colaboradores é essencial. Faça um mapeamento completo para atribuir as funções a cada membro da sua equipe, levando em consideração a expertise de cada um e as demandas de diferentes projetos.

Isso garante que a mão-de-obra, o recurso mais importante do seu negócio, está sendo aproveitado ao máximo.

2. Documente os processos internos da agência

Para garantir que o tempo dos seus colaboradores seja aproveitado da melhor maneira possível, ele não pode ser desperdiçado, certo? Se você quer evitar que isso aconteça, você precisa trabalhar para estabelecer procedimentos que guiem o dia a dia da agência.

Desde a entrada do cliente na carteira até a rescisão do contrato, passando por todos os alinhamentos com a equipe e as entregas combinadas. Tudo precisa estar mapeado no formato de processos.

Isso ajuda a garantir mais agilidade nos serviços oferecidos, mais tranquilidade para seus colaboradores e, portanto, um ambiente mais produtivo e prazeroso.

3. Gerencie as tarefas do dia a dia através de fluxos de trabalho

Combinar no boca-a-boca ou no vaivém de e-mails não dá mais, né? Especialmente com a quantidade de demandas que a gestão de agência digital precisa lidar hoje em dia.

Por isso, para gerenciar as tarefas de marketing e monitorar as entregas para os clientes, não deixe de estabelecer fluxos de trabalho com ferramentas como o monday.com, Trello, Asana, entre vários outros.

Aqui não tem resposta certa, até porque são muitas as possibilidades de metodologias. Seja Kanban, Scrum ou metodologia ágil: é tudo questão de descobrir o que funciona melhor para o seu caso específico.

4. Faça alinhamentos assertivos com os clientes

Se você já trabalhou em alguma agência como eu, provavelmente vai concordar com esse tópico. A maior parte dos problemas com clientes poderiam ter sido resolvidos antes mesmo de acontecerem: bastava que os alinhamentos tivessem sido mais claros.

Não dá para largar nada nas entrelinhas! Ao acertar a prestação de serviço com um potencial cliente, não deixe lacunas de entendimento e torne bem claro o que você irá oferecer, e até que ponto vão os seus serviços.

Para garantir que isso aconteça, use ferramentas como uma plataforma de CRM para registrar os contatos e alinhamentos com os clientes.

Mas é claro que só isso não basta: a preocupação deve começar antes mesmo de assinar o primeiro contrato. Isso pode ser documentado através da elaboração de um planejamento estratégico completo e modelos de briefing para utilizar na hora de entender o que o cliente espera de você.

5. Garanta que sua equipe se sinta valorizada

De nada adianta ter um negócio de sucesso se sua equipe se sente pressionada (e não motivada) para atingir os resultados. Lidar com as cobranças de clientes já pode ser pressão suficiente, e é por isso que você precisa garantir a tranquilidade da sua equipe.

Pense bem: nenhum resultado poderia ser atingido sem o esforço e o tempo dedicado de cada membro do seu time. Tenha certeza de que eles saibam disso e os valorize através de remuneração competitiva, ambiente de colaboração e oportunidades de crescimento na carreira.

Consegue imaginar como será sua agência digital com essas dicas?

Assim como grande parte da galera que vai ler esse artigo, eu imagino, toda a minha experiência trabalhando com marketing digital vem do ambiente de agências.

Então, tentei fazer as dicas acima baseada nos pontos fortes que eu via nos meus locais de trabalho e, também, onde eu identificava oportunidades de melhoria. Afinal, nenhuma empresa é perfeita!

Processos e fluxos sempre podem ser otimizados, independente de qualquer fator.

Mesmo assim, é claro que eu deixei alguma coisa passar. Você consegue pensar em alguma outra dica importantíssima para garantir a melhor gestão de agência digital possível?

Conta pra mim! A seção de comentários tá aqui pra isso 😉 Nos vemos lá — e no próximo post também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba nossos melhores conteúdos por e-mail.

Você pode gostar disso

7 passos para entender o que é gestão de marketing e aplicar na sua empresa

Já teve problemas em obter resultados nas vendas da sua empresa? Entenda como a gestão de marketing pode ajudar.

Inovação incremental: por que e como usar no meu negócio?

A inovação incremental é o tipo de inovação usado com mais frequência…

O que é gestão empresarial? Quais tipos existem?

Gestão empresarial é outra daquelas expressões que caíram na boca do povo…

O que é inovação disruptiva?

Falar em inovação disruptiva no mundo dos negócios já é quase como…