Se você descobriu o mundo dos podcasts brasileiros há pouco tempo e ainda não tem uma lista de programas favoritos para escutar no dia a dia, não sabe o que está perdendo!

Além de oferecer uma companhia no fone de ouvido para quem não fica 24h por dia ligado em música, esse tipo de conteúdo também é super prático de ouvir: afinal, você pode estar em qualquer lugar, a qualquer hora. Só precisa do celular!

A parte mais difícil é, justamente, aquela com a qual eu vou ajudar você hoje: escolher o que ouvir. Separei uma lista especial com alguns dos meus podcasts brasileiros preferidos e, também, aqueles que vêm ganhando a preferência dos ouvintes nos últimos tempos.

Dá uma olhada aqui embaixo! E não esquece de deixar uma dica nos comentários, se tiver alguma ideia de programa incrível que eu deixei de fora da lista 🙂

  • Para se divertir
  • Para se inspirar
  • Para abrir a mente
  • Para estar sempre informado
  • Para ficar vidrado em histórias reais
  • Para organizar a vida financeira
  • Para quem ama cultura pop e celebridades
  • Para desacelerar e se conhecer melhor

Podcasts brasileiros para se divertir

Não Ouvo

Quando eu quero me desligar do mundo e dar risada atrás de risada, não tem outra: dou play no Não Ouvo, podcast comandado por Cid Cidoso, criador do lendário Não Salvo.

Se você sabe o mínimo sobre algum dos dois, já consegue entender a vibe desse podcast, que transborda irreverência e faz até os mais céticos chorarem de rir com histórias inacreditáveis.

Além disso, o Não Ouvo ainda conta com vertentes que discutem temas específicos, como astrologia, culinária e até mesmo conselhos — onde Cid recebe cartas anônimas de ouvintes e tenta ajudá-los com seus problemas.

NerdCast

O NerdCast também é “filho” de um portal: o Jovem Nerd, criado por Alexandre Ottoni e Deive Pazos para discutir o universo de quadrinhos, RPG, heróis e tudo mais o que agrada a (adivinha!) quem é nerd de carteirinha.

Além do programa principal, ainda existem quatro spin-offs que falam de empreendedorismo, tecnologia, inglês e finanças. Ou seja, tem algo pra todo mundo no NerdCast!

Flow Podcast

Se alguém colocasse um celular em uma mesa de bar, para gravar uma boa conversa em um rolê, provavelmente sairia algo parecido com o Flow Podcast.

Em cada episódio, os apresentadores 3K e Monark trazem um convidado especial para bater papo – e simplesmente isso, sem restrições políticas ou ideológicas.

Considerando que o Flow é um dos podcasts brasileiros com maior audiência em 2020, dá para concordar que o formato deu certo, né?

Podcasts brasileiros para se inspirar

Mateada Podcast

Mais do que marketing digital, o Mateada Podcast discute todos os temas que se entrelaçam com a área e a tornam um caminho para a vida.

Em cada episódio, o apresentador Denis Andrade traz um convidado para contar sua própria trajetória e entender o papel da inovação na trilha do empreendedorismo, seja no seu próprio negócio ou trabalhando em uma empresa.

Resumidamente, esse podcast é a pedida perfeita para quem está precisando daquele empurrãozinho para tirar o projeto dos sonhos do papel e definir um propósito para o futuro!

LíderCast

Apresentado por Luciano Pires, o LíderCast é um programa quase autoexplicativo, já que a intenção é justamente discutir os mais diversos tipos de liderança.

Por isso, o líder não é necessariamente o gerente de uma equipe ou o dono de um negócio, mas sim aquele que encabeça a mudança e abre caminhos para os que vêm atrás.

O resultado é uma coletânea de histórias inspiradoras, que são contadas por seus protagonistas através de conversas envolventes!

Podcasts brasileiros para abrir a mente

Mamilos

Um dos programas mais conhecidos no universo dos podcasts brasileiros, o Mamilos traz as publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis como apresentadoras para discutir os principais temas que pautam a semana nas redes sociais.

A pegada que diferencia o Mamilos é trazer convidados especialistas com diferentes pontos de vista para criar um espaço de debate seguro e construtivo.

Ou seja, o ouvinte é imergido em diversas facetas do tema para que, ao final, possa formar sua própria opinião — com todo o embasamento informativo necessário.

Braincast

O Braincast foi uma das primeiras iniciativas da produtora B9, que hoje é a empresa por trás de dezenas de podcasts de sucesso (incluindo o Mamilos!).

Negócios à parte, o Braincast é apresentado por Carlos Merigo e trata de tudo que tem a ver com o futuro: seja criatividade, inovação, ou cultura digital. Uma boa opção para quem gosta de ficar sabendo primeiro sobre as últimas tendências na tecnologia e comunicação.

Mais algumas dicas de programas

É claro que esse post foi curto demais e não deu para cobrir nem metade dos podcasts brasileiros de qualidade que estão só esperando o seu play no Spotify.

Afinal, são centenas de programas espalhados por esse Brasilzão, feitos com muito carinho por pessoas que amam podcasts tanto quanto a gente. Por isso, deixo mais algumas dicas para quem quer ir ainda mais fundo e expandir sua biblioteca com programas de formatos e temáticas diferentes!

Para estar sempre informado

  • Durma com Essa (Nexo Jornal)
  • Café da Manhã (Folha de S.Paulo)
  • O Assunto (G1)

Para ficar vidrado em histórias reais

  • Projeto Humanos
  • 37 Graus
  • Modus Operandi

Para organizar a vida financeira

  • Boletos Pagos com Nath Finanças
  • PrimoCast
  • PoupeCast

Para quem ama cultura pop e celebridades

  • Um Milkshake Chamado Wanda
  • Santíssima Trindade das Perucas
  • Filhos da Grávida de Taubaté

Para desacelerar e se conhecer melhor

  • Autoconsciente
  • Meditação Guiada
  • Despertar Zen

Agora, estou só esperando a sua!

Tenho certeza de que você está com o nome daquele podcast que deixei de incluir nessa lista rodando na cabeça e se perguntando, “como esquecer justo desse?”. 💀

Mas esse post está em eterna construção, e quem vai me ajudar a deixar ele cada vez mais completo é você! Pode deixar uma sugestão (ou muitas!) aqui nos comentários que eu edito para incluir nessa última seção, combinado?

Assim, sua indicação me ajuda e também todas as pessoas que vão ler depois de você! 😊 Valeu pela parceria e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assine nossa Newsletters

Receba nossos melhores conteúdos por e-mail.

Você pode gostar disso

Marketing de Conteúdo: Guia completo para empresas

A essência desta estratégia é a crença de que nós, como empresas,…

8 dicas para criar conteúdos interessantes para seu blog

Para que um blog alcance o sucesso, um dos requisitos é publicar…

Legibilidade: o que é e como afeta a performance do seu conteúdo

Você realmente sabe como a legibilidade influencia a performance de um conteúdo?…