Profissional de marketing digital usando o Google Analytics 4 em um notebook
Fonte: Unsplash

Que o Google vai aposentar o Universal Analytics e adotar o Google Analytics 4 como padrão a partir de julho de 2023, você provavelmente já sabe. O anúncio gerou polêmica entre profissionais de marketing digital devido à impossibilidade de transferir os dados do UA para o GA4, o que gera uma perda de anos de acompanhamento.

Dito isso, o Google está no processo de anunciar novos recursos e funcionalidades para o Google Analytics 4. A bola da vez é a integração entre o Merchant Center e o GA4, que pode ser feita facilmente nas configurações da plataforma.

A conexão permite que as conversões registradas no GA4 sejam exibidas no Merchant Center. Também, listagens de produtos do Merchant Center são mostradas no GA4. Isso ajuda a obter relatórios mais abrangentes e sólidos, centralizando a análise de dados em suas respectivas plataformas.

O que é o Merchant Center?

O Merchant Center é uma plataforma de gerenciamento que permite enviar produtos para a aba de Shopping da Pesquisa Google, além de outros serviços.

Antes, a aparição estava ligada a anúncios, o que significa que era necessário investir verba para adentrar a aba de Shopping. Hoje, o Merchant Center engloba também listagens orgânicas.

Integração requer codificação automática

Para integrar o Merchant Center com o GA4, é preciso ativar o recurso de codificação automática. Ele adiciona um parâmetro chamado ID de resultado à URL da página quando um usuário clica em uma listagem de produto, seja paga ou gratuita.

Isso ajuda a identificar os clientes individualmente. Assim, é possível ter um acompanhamento mais apurado sobre o comportamento dos consumidores no site.

Para ativar, é preciso acessar as “Configurações de conversão” do Merchant Center.

Como ativar a integração?

Após ativar a codificação automática, siga os passos abaixo:

  1. Acesse as configurações do GA4, no ícone de engrenagem do canto inferior esquerdo da tela.
  2. Com a aba de “Administrador” selecionada, localize a coluna de “Propriedade” e role para baixo até encontrar a seção “Vinculações de produto”.
  3. Clique na opção do “Merchant Center”.
  4. Clique no botão “Vincular” e siga os passos descritos na tela.
Screenshot mostrando como integrar o Google Merchant Center com o GA4
Fonte: Google Analytics 4
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso